segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O Aerus e a liberdade de expressão

José Manuel

"Não concordo com nem uma das palavras que me diz, mas lutarei até com minha vida se preciso for, para que tenhas o direito de dizê-las".
Para expor o que aqui passo a relatar, nada melhor do que a famosa frase de Evelyn Beatrice Hall, escritora Inglesa (1868-1919 ) que escreveu a biografia mais conhecida de Voltaire.
E escreveu essa frase famosa, exatamente para descrever o espírito de Voltaire, em seu conjunto de ideias em que exprime a defesa da liberdade, sobretudo do pensar, criticando ferozmente a censura e a escolástica. A escola de Voltaire ou liberalismo era contra todo o tipo de intolerância, sendo, por isso e pela defesa de suas ideias, exilado de seu país de origem, a França.

Aqui, tanto Voltaire em sua defesa da liberdade, que também entendo por  liberdade de expressão, desde que respeitando a quem se dirigem, como a Beatrice Hall com a sua magnífica frase, me oferecem o passaporte para que responda à altura ao absurdo do comunicado do SNA em 14/11/2013.
Com a infeliz edição deste comunicado, primeiro, devem achar que estão se dirigindo a uma plateia de ignorantes, pela sua prepotência ao descrever as mirabolantes peripécias de seus comandados, ou foi apenas uma pessoa desqualificada que não sabe o que estava escrevendo.

Como não costumo me nivelar por baixo, quero lembrar aos atuais dirigentes dessa agremiação representativa, com tantas histórias bonitas, e que aprovaram o tal texto, que não vão encontrar terreno fértil como pensam, pois os meios de comunicação pagos que  os colocam em vantagem aparente, hoje enfrentam a liberdade das mídias sociais, e que portanto em não as sabendo usar, são repelidos por aqueles a quem tentam impingir fatos completamente distorcidos.

Quem é o SNA para censurar o que eu e  tantos outros participantes deste drama épico chamado Aerus, vêm fazendo pelo resgate de suas aposentadorias?

Vale apenas lembrar que não basta ser co-patrono com a AAPT (Transbrasil ), na ação civil pública, para ter a outorga de  discriminar  A, B ou C, porque a referida ação judicial contempla TODOS os assistidos do Aerus, sem distinção de sexo ou idade.

Quem é que lhes dá o direito de censurar, ao escrever em nome deste universo de pessoas, que estão fazendo isto ou aquilo, sem jamais mencionarem as atitudes daqueles que por anos a fio marcharam pelas ruas, escreveram cartas sem fim a autoridades, deram entrevistas, fizeram manifestações, escreveram toneladas de cartazes, passaram noites insones em vigília por uma causa que não é de vocês, mas sim de todos.

Vigília na Cinelândia, 16 para 17 de setembro de 2009, foto: Paulo Resende
Por que nunca mencionam as greves de fome, e de todas aquelas centenas de pessoas que ficaram no aeroporto dando assistência aqueles que lá passavam fome, frio e sono?
Isto é intolerância, censura, cerceamento de liberdade, de defesa e Voltaire certamente teria ficado revoltado com tanta estupidez relacionada.

Ato de Apoio e Solidariedade a José Manuel, aeroporto Santos Dumont, 04 de julho de 2013, foto: Paulo Resende
Por que a todo momento e utilizando meios de comunicação sempre pagos, comentam com desfaçatez e escárnio as atitudes tomadas  por uma parte desta população mais do que sacrificada, sem os recursos financeiros que vocês utilizam, se, em nenhum momento essa mesma população nunca emitiu um só reclamo acerca de suas atitudes, inclusive participando em solidariedade a dois protestos que fizeram com todo o nosso apoio.
Onde está a escola de Voltaire, ao se censurar a liberdade, para que todos devam fazer o que bem entender quanto a seus métodos de protesto?

Não sabemos aonde vocês querem chegar, ainda!
Mas certamente vamos saber e queremos deixar bem claro e de uma vez por todas que neste universo de participantes com  esta marca do Aerus em suas almas, que:

Todos, sem exceção, com lideranças ou não, têm o livre arbítrio, para protestar como quiserem, da maneira que lhes convier, e não devem satisfação a ninguém, pois são livres em suas mentes, em seus corpos, em suas vidas 

Isto é Voltaire.
O resto é deficiência intelectual.
Título e Texto (e Grifos): José Manuel, ex-tripulante Varig, 67 anos, 18-11-2013

Relacionados:

Um comentário:

  1. O Sindicato é uma entidade criada para defender os interesses dos seus afiliados, sejam da ativa ou aposentados. Um ou mais ex-dirigentes não devem marchar procurando monopolizar os resultados da luta em detrimento daqueles que contribuem ou que contribuiram para a luta da categoria. Não devem, principalmente, buscando se cercar dos louros em caso de vitória sobre o objetivo a ser atingido, menosprezar ou desvalorizar a contribuição de cada integrante dessa luta. Esse divisionismo enfraquece a luta e abate o ânimo coletivo.
    Alberto José

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-