domingo, 17 de novembro de 2013

Portugal: la Floride de l'Europe?

Enquanto a imprensa portuguesa fomenta a descrença, a desqualificação e o nojo (sim, eu disse bem, o nojo) por qualquer notícia alvissareira em relação a Portugal e à sua economia, a imprensa televisiva francesa vai informando alguns cidadãos portugueses que têm o privilégio de assinar um serviço de televisão, do que está acontecendo em Portugal, ‘acontecimentos’ que são positivos para a macroeconomia do país.

Pois é, se ontem a televisão pública trasmitia um programa bobão, a TV 5 Monde mostrava ao mundo a cidade de Guimarães.

Agora há pouco, eis que aparece na France 24 esta reportagem sobre uma nova medida, anunciada há alguns meses, pelo então ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, presidente do CDS/PP – personagem pelo qual não nutro simpatia política –, que visa a atrair a vinda de endinheirados aposentados estrangeiros. A medida isenta de impostos os cidadãos estrangeiros que se estabeleçam em Portugal investindo um mínimo de milhares de euros. Não sei qual é esse mínimo, acho que é 500 mil euros.

 
Antes de começar a escrever fiz um zapping pelos canais locais. Na TV Económico um dos convidados para comentar a atualidade econômica portuguesa era um senhor chamado António Pestana Garcia Pereira, advogado, recorrente candidato do PCTP/MRPP (Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses/Movimento Revolucionário do Proletariado Português). PQP! No Brasil, seria, mais ou menos, a mesma coisa de ver e ouvir, na Globo News, para comentar a economia brasileira, um outro Garcia, do PSTU.



Eis a matéria da France 24, em francês:
Le Portugal a adopté des mesures fiscales incitatives pour attirer les retraités de toute l’Europe. Cette politique, suggérée par la Troïka et mise en œuvre par le gouvernement, est très séduisante, d’autant que le coût de la vie et de l’immobilier est intéressant pour les Européens du Nord. Les Français, en particulier, se montrent intéressés et commencent à s’installer, notamment dans le Sud.
Adeline PERCEPT/Enrique Pinto-Coelho, France24


Relacionado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-