domingo, 20 de julho de 2014

Certeza de ser teso

Jonathas Filho
 
Ilustração: Dreamstime
Explicar o que é incerteza não é fácil pois é ilógico, incoerente e incalculável e cujas dificuldades de entendimento fazem com que seja necessário o acompanhamento de um raciocínio paralelo, além da utilização de aspectos bastante subjetivos que possam levar, tanto o explicador quanto ao que recebe a explicação, a um conjunto negativo das mais diversas improbabilidades, possibilidades nulas e as variações estéreis que se apresentem em qualquer estudo.

Esse não é o princípio da incerteza de Werner Karl Heisenberg, físico teórico alemão, nascido em Würzburg em 5 de Dezembro de 1901. Esta é uma teoria sobre a situação dos aposentados do Aerus-Varig e Transbrasil.

Lembro que teoria é uma opinião resumida de uma noção generalizada que se predispõe a explicar alguma coisa de difícil realização. Parece-lhes ser mais prático usar o velho jargão de falta de receita para atendimento e encerra-se o assunto.

Calcular a certeza é bem mais fácil pois, somando-se 2 + 2 tem-se a certeza que o resultado será 4. Ao se espremer laranjas, tem-se a certeza que o suco terá o gosto da fruta. Seguindo uma receita, mesmo que antiga, objetivamente teremos no lanche da tarde, um saboroso bolo para acompanhar o café. Usando-se dos recursos humanos necessários, técnica e trabalho sério, pode-se “produzir” e disponibilizar qualquer coisa que tenha sido estudada, planejada e arquitetada. Nisso incluem-se o atendimento dos Direitos inalienáveis conquistados em décadas de pagamentos pelos aposentados do Aerus.

Querer fazer prognósticos, com todos os “talvezes”, variações e senões é intangível por não apresentar características suficientes para se ter certeza quanto ao futuro. Como poderemos calcular como estaremos financeiramente e/ou economicamente nos próximos meses ou anos se dependemos de atitudes político-burocráticas tipo me-engana-que-eu-gosto que são tomadas “a passos de formiga”capenga e míope?

Já não temos mais um ponto de referência. Nossos “heróis” morreram de overdose... de demagogia.

Deve ser por isso que nesses dias da velhice; sem que tenhamos culpa ou qualquer comprometimento para não receber o que nos é de Direito como os atrasados e os pagamentos atualizados do Aerus, é que sentimos o gosto amargo do descaso e da falta de seriedade.

Sem o abrigo da Justiça, para estender seus braços e tirar-nos desse opróbio... é que sentimos como única certeza... a indignidade de ser tesos.
Título e Texto: Jonathas Filho... no meio do mês, já está teso. 20-07-2014

Um comentário:

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-