quinta-feira, 31 de julho de 2014

O animal racional “ideota” e “político”...

Valdemar Habitzreuter
O ser humano caracteriza-se pela sua sociabilidade. Não há pessoas solipsistas vivendo tão somente em seu mundo particular. Todos têm necessidade de reconhecer além do seu mundo interior também o mundo exterior, o dos outros. Isto é, faz parte do gene humano a relação uns com os outros.

Os termos “ideota” e “político” nos dão a medida certa para esta abordagem. Emprego o termo “ideota” para distingui-lo do termo“idiota” (com i) que hoje em dia é um termo pejorativo denotando tolice ou burrice de uma pessoa, mas que na antiguidade grega não tinha esta conotação. Um idiota naquela época era uma pessoa possuída de idéias relevantes que lhe enriqueciam o espírito, mas ficava alheio ao debate público (na polis) na busca da melhoria social, de interesse coletivo.

Por “ideota”, pois, (talvez não exista no dicionário) quero deixar subentender as idéias nobres ou os ideais que toda pessoa alimenta para estabelecer-se e subsistir na vida. Esta pessoa prioriza seu mundo particular e tenta ser feliz. Ter uma profissão para o ganha-pão, por exemplo, é uma aspiração de todos, é um ideal que todos perseguem – um ideal para a auto-realização e garantia de seu sutento.

Mas isto não basta. Se alimentarmos tão só o lado “ideota” estará faltando algo que nos complementa: a vida em comunidade e respeitosa para com os outros. É preciso que as nossas idéias e ideais não sejam restritos exclusivamente à nossa vida privada, deverão, igualmente, circular na comunidade em que vivemos. É preciso que exponhamos nossasidéias e ideais ao debate público, na polis (termo grego para cidade, Estado; daí o termo política). Os antigos gregos eram exímios debatedores de idéias na polis. Portanto, foram os idealizadores dos diversos regimes de governo na busca de uma sociedade justa para todos.

Através da política – que é o exercício da boa convivência – criam-seleis que regem a conduta dos cidadãos para estabelecer e promover uma sociedade pacífica. Já imaginaram um Estado sem leis? Estaríamos no mundo do “homo homini lupus” (o homem é o lobo do homem – Hobbes), ou “o inferno são os outros” (Sartre).

Portanto, nada mais saudável que conjugar o lado “ideota” e o lado “político” do homem e da mulher para a sustentabilidade de uma sociedade autenticamente humana em que o bem-estar e a alegria da vida afloram com muito mais vigor.

Mas, o que dizer de governantes idiotas (agora com i) – utilizando seu significado negativo de hoje - que não são nem políticos (segundo o significado autêntico do termo político) e nem possuem idéias e ideais nobres para garantir a paz social? Estamos vendo isso nesta nossa querida pátria, “gigante pela própria natureza’, mas que não ‘espelha esta grandeza’ por inaptidão de nossos políticos à frente da nação.

Infelizmente, o atual governo insere-se neste contexto de idiotice na condução dos debates políticos em que tenta impor suas idéias e propósitos idiotas, gerando conflitos sociais ao fomentar a divisão da sociedade em ‘elites’ que pode culminar na instauração de uma republiqueta de malta de lobos, tornando este país insuportável de se viver.

Mas não podemos creditar tão somente ao atual governo o infortúnio do status quo em que vivemos no momento, há os milhares de idiotas que aprovam a idiotice petista do socialismo bolivariano, contentando-se com argumentos falsos e levianos de vida melhor.

Haverá vida melhor sem uma mídia livre? Pois é, é um projeto petista cercear a livre circulação de idéias de seus cidadãos. Haverá vida melhor com as “comunas chavistas” que o PT quer implantar em nosso solo, determinando o modus vivendi do povo brasileiro sob suas rédeas e fazendo de otário o Congresso Nacional, a representatividade do povo? Haverá vida melhor ao restringir as ações do poder judiciário e querer subjugá-lo aos interesses dele? Pois é, de há muito o PT tenta centralizar o poder judiciário em suas mãos. Já verificamos isto quando alguma sentença judicial lhe é desfavorável e julga-se acima da lei e não executa a ordem judiciária. (Preciso repetir aqui o que se passa com os velhinhos e velhinhas aposentados do Aerus, com seus direitos reconhecidos pela Justiça, mas repudiados pelo Executivo?).

Um país exerce a verdadeira política quando há o debate de idéias construtivas que engrandecem uma nação e não de idéias idiotas e mesquinhas tais quais as propostas pelo PT.

Bom, todo idiota consegue seu séquito de idiotas. E um grande IDIOTA brasileiro conseguiu arrebanhar uma multidão de idiotas que o veneram há doze anos e se deixam levar por suas idiotices. Podemos até dizer que tem seu mérito: ser um grande líder, um líder de idiotas.

Talvez quando seus seguidores idiotas cultivarem o lado “ideota” e o conjugarem com o “político” verão a idiotice de seu líder. As eleições deste ano podem oferecer uma oportunidade para eliminar esta visão política idiota petista.
Título e Texto: Valdemar Habitzreuter, 31-07-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-