sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Não querer querendo ser 'chato'

Recebi de Nelson Ribeiro um e-mail que divide as suas preocupações acerca do assunto informado.
Inverti a ordem, isto é, coloco em ordem cronológica crescente (do mais antigo ao mais recente) a narrativa de Nelson.
Boa leitura!

Não querer querendo ser "chato", voltando ao tempo do acampamento em BSB, ao início do mês de abril/2014, quando os chamados "confinados" já estavam há mais de 20 dias por lá, foi-me repassada uma mensagem, pelo colega Roberto Haddad/RJ, emitida pela Comissão AERUS/RS (COMISSÃO AERUS POA, para a AJUDA AOS COLEGAS CONFINADOS EM BRASÍLIA), com um apelo em nome do Sr. Gerson Dias Oliveira/RS, para que fossem feitas doações em dinheiro e depositadas em uma conta corrente do Itaú (Banco Itaú Agência nº 6319, Conta Corrente 03238-6) em nome dele e de Sr. Ary Guidolin/RS, pedindo ajuda para os colegas que estavam lá acampados, para compra de material de higiene e pagamento da alimentação, etc... 

Ao receber este email, imediatamente, lá de Floripa onde me encontrava, repassei aos meus mais de dois mil contatos na Internet. A resposta foi imediata e muitos depositando razoáveis quantias na conta corrente indicada. Fiquei feliz, pois recebi inúmeras mensagens de incentivo sobre esta minha iniciativa, inclusive aqueles que não conheciam o Sr. Gerson e o Sr Ary, depositaram na minha conta onde depois eu me comprometia de repassar a importância recebida para os colegas do RS. 

Foram muitos, tanto que ao depositarem, a grande maioria enviava mensagem para mim, informando a data e valor do depósito. Foi um sucesso, pois me senti realizado, mostrando a todos que lá estavam a minha real participação.

Quando tudo corria às mil maravilhas, sou surpreendido, no dia 04 de abril de 2013,  o repasso da seguinte mensagem, assinada pelo Diretor do SNA e membro da Comissão RJ, Sr. Zoroastro:

"Sei da boa intenção de todos mas o Sindicato e a FENTAC estão custeando e vão continuar apoiando todas as nossas despesas do confinamento. A meu ver foi precipitada pedir colaboração. Nós do Rio sabendo das dificuldades de todos e não estando nos faltando nada resolvemos aguardar antes de pedir. No futuro se for necessário comunicaremos. Por favor avise aos colegas que não há necessidade do depósito por enquanto. Avise aos amigos. Repasse.
ABS
Zoroastro

Diante disto, senti-me na obrigação de colocar uma nova mensagem via Internet, tentando me retratar com os que, através de mim, fizeram os tais depósitos. A indignação foi geral, pois tenho comigo, diversos e-mails pedindo a devolução urgente das importâncias depositadas e muitos outros pediram que os envolvidos fizessem a transferência do total por eles depositados, para a Conta Corrente da APRUS (Banco Itaú, Ag, 8980, C.C.. 03437-8), pois sabiam das dificuldades financeiras que a Associação estava passando com a intenção de contratar advogado para rever os nossos direitos junto à Corte Interamericana de Direitos Humanos. 

Já lá se vão cerca de 90 dias e nunca mais se ouviu falar no tal dinheiro. Os confinados já voltaram há muito tempo de Brasília. Já passei diversos emails, solicitando esclarecimentos, ou então, uma explicação plausível de onde se encontra este dinheiro, pois a cobrança continua e me parece que ninguém ainda recebeu qualquer informação a respeito. Eu soube que alguns conseguiram reaver o seu depósito de volta, mas a maioria, principalmente aqueles que pediram que o dinheiro fosse para APRUS, nunca receberam qualquer informação por parte dos envolvidos.  

Não sei se pedir à Sra Graziella, ao Sr. Carlos Hencke, ao Sr. Ivan Martins ou ao Sr. Zoroastro, lideranças nas comissões envolvidas neste imbróglio, possam adiantar alguma coisa, mas,  pelo menos que venham a interceder para  que medidas justas possam vir a ser tomadas, ou que seja, dar um esclarecimento mais amplo a respeito. Há tempos atrás, pedi a interferência do Sr. Guido Heinrich, Presidente da AATAACA, sendo informado por ele que eu deveria me dirigir aos envolvidos, Gerson, Guidolin ou Mocelin (este era o responsável pela contabilização dos depósitos); eu o fiz, e até agora nada...

Não estou pedindo nada demais, apenas CLAREZA e TRANSPARÊNCIA, no destino destes depósitos, pois se não tiverem a intenção de repassar os valores para a APRUS, apesar da necessidade de aumentar o caixa da Associação, que, então, o façam aos depositários, sendo de bom alvitre apresentarem um extrato ou um  demonstrativo de onde possa estar este dinheiro. 

P.S. - Na ocasião, dois aposentados, depositaram em minha conta corrente do Itaú, pois não conseguiam acessar a conta indicada e eu já devolvi aos mesmos, pois foi um total de R$800,00 (500 para um e 300 para outro) e o comprovante da devolução que fiz, encontra-se em meu poder. 

Atenciosamente,
Nelson P. Ribeiro


Meus caros colegas de infortúnio do AERUS:
Como devem estar notando, eu estive sem dar palpite algum nos últimos acontecimentos relacionados à AERUS, FENTAC, CUT, SNA, COMISSÕES, APRUS, AMVVAR, ETC, ETC... Mas não posso ficar sem me expressar diante de uma coisa que há algum tempo vem me preocupando.

Com o evento Copa do Mundo, férias, silêncio sepulcral tanto da FENTAC/CUT/SNA e dos blogs Dr. Maia, gostaria de dividir com vocês algumas pendências que ficaram em minha mente:
Em 12 de março de 2014, dia do memorável julgamento da Defasagem Tarifária no STF, como a APRUS não tinha condições de patrocinar a ida a BSB de ninguém e como eu não tinha condições financeiras para tal, estando em Florianópolis com o colega Antenor Cirtoli, dias antes, nós fazíamos questão comparecer e como não havíamos sido convidados para irmos, resolvemos fazer uma "vaquinha" entre amigos, coletando doações, e conseguimos fundos para comprar a passagem ida e volta FLN/BSB/FLN. 

Em Brasília, no dia do julgamento, ao chegar, encontrei diversos colegas que lá estavam e que haviam sido convidados pelo SNA/FENTAC, inclusive nossa colega Iara Rolando de FLN, e agraciados com passagens pagas pelo Sindicato, etc. Encontramos o colega Eroni, que havia vindo do Rio, porém este, com as passagens pagas pela AMVVAR. 

Ainda no aeroporto, fui recebido pelo colega Ivan Martins, da Comissão CWB, que também havia recebido as passagens do SNA e juntos fomos almoçar no restaurante do hotel Saint Paul, para esperarmos os demais colegas que viriam de outros estados.

Houve o julgamento, saímos vencedores por 5 a 2, e voltamos para FLN, à noite, no voo marcado. Embarcando de volta, com o Antenor, procurei pelos demais e qual não foi a minha surpresa ao saber que os mais de 20 participantes e beneficiários do AERUS, que lá estavam, não voltariam e ficariam acampados no Salão Verde, pois só tinham sido agraciados apenas com a passagem de ida. Se tivesse tomado conhecimento disto antes, ou se fosse convidado, também gostaria de estar lá, mas... devo ser  uma "persona non grata", o que não vem ao caso, mas isto já havia acontecido quando da "invasão" do AERUS no Rio de Janeiro, que também não pude participar, diga-se de passagem, que eu não me encontrava no Rio na ocasião da "invasão".

Ao início da Copa, este ano, já no Rio de Janeiro, em  meados de junho, tive o privilégio de participar das manifestações de um grupo de aposentados/AERUS,  acompanhando os abnegados José Manuel, Jonathas Filho, Alberto José, Paulo Resende, Aloysio Alberto, Deise Mattos e outros, com a participação direta de Conselheiros, Diretores e associados da APRUS, no Aeroporto Santos Dumont e junto a muitos amigos e amigas "variguianos", deixo de citar nomes pois posso esquecer de alguém. Estas manifestações, quase que diariamente, em plena Copa do Mundo, com maravilhosa corneta do Ronaldo, um dos que esteve confinado em BSB, tinha por objetivo mostrar aos passageiros a nossa indignação contra o governo. Enfim, sinto-me orgulhoso e feliz  de estar sempre junto a todos que estão nesta incessante luta pelos nossos direitos do AERUS e repassando sempre os textos que recebo do Bolognese, do Carlos Lira, do Paizote, do Rubens de Freitas, do Francisco Barros, do Jim Pereira (Cão que Fuma), do Herênio, do Sidney Feio, Carlos Pimenta, Carlos Edmundo e até os que são me repassados oriundos da FENTAC/CUT/SNA, Comissões, etc, etc, etc...

Em Florianópolis, quando terminou o tal confinamento BSB, juntamente com minha esposa e os colegas Antenor e Garibaldi, fomos dar apoio, visitando  a nossa colega Iara Rolando que estava retornando a Floripa depois de um mês acampada. 

Posteriormente, retornando ao Rio, sempre por conta própria, fiz questão de atender à convocação da FENTAC/CUT, para a reunião que aconteceu no dia 25 de julho, no auditório do Sindicato dos Bancários e com muita tristeza verifiquei que estiveram presentes um pouco mais de 200 aposentados do AERUS, num universo de cerca de 4000 aqui no Rio. Lamentei também, o pouco tempo que tivemos para debater assuntos relacionados ao que nos foi apresentado (sic), sem muita novidade, pois a reunião começou pouco depois das 14 horas e, impreterivelmente, às 16 horas tivemos que entregar o espaço que estava reservado para uma reunião, já programada, dos membros do PT. Neste dia, ao final da reunião, fiz questão de mostrar que a APRUS, na minha pessoa e da Conselheira Carmen Astolphi Pedro estavam presente, assim como, uma grande número de associados.  Parabéns ao Cmte Cândido Goes e outros poucos que tiveram a oportunidade de se expressar sobre o conteúdo apresentado pelos palestrantes, Graziella e Dr. Lauro,  pois não havia tempo hábil para tal, pois somente apresentaram 3 ou 4 perguntas, por escrito,  para serem feitas e a apresentação foi, com mesmo teor de sempre, sem novidades. 

Esta união entre nós, está muito difícil,  mas, a força interior que está em mim, cada dia que passa,  me faz crer e acreditar que sairemos vencedores nesta árdua luta.
Nelson Ribeiro, 01-08-2014 

5 comentários:

  1. Prezado Nelson.
    Autorizo voce e os colegas à quem repassei msg enviada aos senhores cuja conta foi passada pedindo doação para os colegas em BSB, a divulgarem a mesma.
    Resumindo, depositei R$ 100,00 e ao pedir a devoluçaõ desse valor para a Aprus, me disseram que continuam indo e voltando à BSBe que não adiantava desvestir um santo para vestir outro.
    Respondi que eu "acreditaria" em tal informação, e não obtive prestação de contas.
    Lembro de ter enviado cópia dessa msg para você, Thomaz Raposo, Vilmar, José Manuel, não lembro se para o Jim Pereira e alguma outra pessoa. Se alguem tiver essa msg pode te repassar e acrescentar à essa tua.
    Vou verificar se a tenho arquivada.
    Grata.

    ResponderExcluir
  2. Lamentável e vergonhosa esta situação. Cobram transparência do governo?
    Espero que este equivoco se esclareça e o dinheiro seja destinado aos donos e eles
    que decidam o que deve ser feito.
    Cláudio


    ResponderExcluir
  3. Alguem ja fez aquele joguinho no cursinho da varig para ver como se chegavano fim da fila uma mensagem jogada em um ouvido e passado de boca em boca? Pois e... Vejo estupefata como as coisas de deturpam e como as que ouvem compram divulgam e atacam pessoas que so tem lutado pela causa sem conhecer a missa a metade! O que mais vejo sao pessoas dedicadissimas em ser criticos de plalntao Esse Sr Nelson parece mais fazer o papel do desastrado Sancho Panca. Lamentavel Nao sabe de quase nada do todo e quer sair disparando emails. colocando nomes ao vento sem nem saber se merecem o nome jogado na lama. Nao me perguntem como foi a real historia porque nao vale a pena explicar para pessoas que querem mais holofotes e louros do que propriamente intencao de lutar. Pronto FALEI!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixei passar este "comentário" por uma simples razão: para mostrar o caráter de um e de outro(a).
      Um, opina, assina, se expõe. Tem valor. Não interessa quantos concordam ou não, a expressão é livre!

      Outra, 'dispara acusação' escondida. Não vale nada.



      Excluir
  4. Dona anônima, por favor tenha ao menos a dignidade de identificar-se antes de fazer qualquer comentário.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-