quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Aparelhamento da máquina do Estado...

Eduardo Nogueira
Sinceramente, não sei quem queira ser ministro... só um louco está disponível para abandonar uma carreira profissional de sucesso e assumir um cargo de tal exigência, em que a possibilidade de sair pela porta pequena é mais que certa. Alguém que vá, hoje, para cargo ministerial tem como certo a perda de privacidade, o direito a ser insultado pelas manifs convocadas pela CGTP e a garantia de ter que abandonar o cargo assim que um funcionário manhoso de um partido da oposição lhe estender uma casca de banana para ele escorregar aos olhos da opinião pública, sendo rotulado de incompetente para o resto da vida e alvo de troça por conhecidos e desconhecidos.

Já tenho criticado aqui duramente o Ministro Nuno Crato (da Educação): cede sempre à pressão dos sindicatos, contrata professores a metro, independentemente de saber se eles ainda vão ser necessários (face à demografia) dentro de três a cinco anos… podia continuar, não sou um apreciador do homem.

Mas pergunto: é o ministro que insere os dados na plataforma? É o ministro que elabora uma fórmula de cálculo mal pensada?
"Demita-se o ministro", é o que se pede. Então, e os funcionários incompetentes que estiveram na origem do erro? Continuam no ministério, para poder boicotar um próximo ministro? Eu sei que há uma coisa que se chama responsabilidade política, mas se um funcionário de limpeza urbana não varrer um poio, pedimos a demissão do presidente da câmara? Haja tino.

O mesmo se aplica ao Ministério da Justiça e ao Citius. A ministra Paula Teixeira da Cruz é técnica de informática? Tem habilitação em gestão de redes e sistemas informáticos? Os técnicos (in)competentes dizem-lhe que a reforma pode avançar porque o Citius está preparado. O que é que ela devia fazer? Desconfiar? Pois, se calhar, devia ter desconfiado... mas foi na conversa dos técnicos e, agora, é a cabeça dela que pedem. Onde estão os homens do Citius, quando é que eles dão a cara? Ou os funcionários só dão a cara quando a coisa corre bem?

Mas não é só em Portugal! Aqui ao lado, em Espanha, é igual: uma enfermeira foi contagiada pelo Ébola e a reacção imediata de médicos e enfermeiros (que se licenciam para não correr riscos na tentativa de salvar vidas alheias) é pedir a demissão da ministra. Mas o cão da enfermeira não pode ser abatido...

É isto o que temos... vivemos tempos difíceis, andamos sem paciência, estamos todos pelos cabelos com tudo e mais alguma coisa. A Comunicação Social vive do sensacionalismo e não se preocupa em informar seriamente. Qual será o primeiro canal de televisão a entrevistar o "homem do citius"? Qual será o primeiro jornal a publicar uma entrevista com o "homem da fórmula mal feita da 5 de Outubro"?

E o problema é que deixámos de pensar pela nossa própria cabeça e vamos atrás da primeira palavra ou mote de revolta ou indignação sem sequer questionar se isso é mesmo assim e se não haverá, porventura, outra abordagem... tenho dito!
Título e Texto: Eduardo Nogueira, 7-10-2014

Comentário de Rui Mendes Ferreira:
Eduardo Nogueira, concordo em absoluto com o seu texto.
Adiciono até mais alguma informação no caso da enfermeira espanhola que ficou infectada com o vírus Ébola. Ela foi a única que teve que tratar por duas vezes dois doentes diferentes infectados pelo vírus, naquele mesmo hospital. E a razão disso reside no facto de ela não fazer parte dos quadros da Função Pública espanhola. É uma enfermeira contratada. E tudo isso porque todo o pessoal que faz parte do quadro daquele hospital público é parte integrante do funcionalismo público espanhol, em ambos os casos meteram todos “baixa médica” com todas e mais algumas desculpas inventadas à última da hora, para que nenhum deles tivesse que estar a tratar nenhum dos infectados pelo vírus Ébola.

E a desgraça da enfermeira contratada é que em ambos os casos foi a única a tratar dos infectados.

Tudo indica pois que o contágio à dita enfermeira, tenha acontecido por falta de apoio a esta, por parte da restante equipa que, sendo funcionários públicos, fugiram às suas responsabilidades profissionais. Deviam ser todos despedidos os que se ausentaram das suas funções. Sintomático, do funcionalismo público espanhol, que em nada difere do nosso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-