sábado, 11 de outubro de 2014

Jocaffer – o Suicida

“O suicida na verdade não quer se matar mas quer matar a sua dor”.
Augusto Cury  

"Lamento informar que o nosso amigo e ex- colega da Varig, o Jocaffer, suicidou-se; jogou-se do seu apartamento para a morte…"


Carlos Lira
Meu Deus, até quando este sofrimento perdurará? Até quando a morte rondará a categoria dos aposentados, dos desprezados por este desgoverno miserável? O mais triste desta tragédia que se abateu sobre o miserável aposentado brasileiro está sendo a previdência privada. Os aeronautas e os aeroviários possuem a sua previdência privada chamada AERUS que se encontra sob intervenção e, aos poucos, os bens estão sendo vendidos ou retirados para manter a sobrevivência dos assistidos por esta previdência privada. Daí os salários sendo reduzidos em até 80% e… sabe-se até quando isto perdurará...

Vitórias através da justiça já obtivemos, muitas promessas foram feitas, até foi noticiado que o drama do aeronauta assistido pelo AERUS chegara ao fim... Este fim se alonga, se distancia, e maltrata, e causa sofrimento, e causa muita dor, e causa muitas mortes e culmina em suicídios...

Quantos aposentados pelo INSS já morreram por descaso deste desgoverno miserável? Quantos cometeram suicídio? O descaso é tão grande que nem existe uma estatística confiável. Quantas promessas deixaram de ser cumpridas? Durante esta campanha eleitoral, esta senhora que se encontra no comando da nação disse em alto e bom som que o “massacre” do fator previdenciário vai continuar...

A vez de Jocaffer chegou...
Não resistindo viver uma realidade sem horizonte, o escuro imperfeito, despediu-se dos próprios hábitos, deixou de pensar no café que estava quente no bule, as distrações foram postas de lado e decidiu-se por um voo rasante, temerário e fatal. “Está lá um corpo estendido no chão”...

Jocaffer encontrou uma boa razão para suicidar-se, procurou fugir do desespero. Foi através deste ato fatal que ele encontrou a paz, o sossego que tanto ansiara. Iludido, o pobre homem acreditara que a sua aposentadoria lhe proporcionaria a tão desejada paz de uma velhice feliz... Ambicionara, Jocaffer, o conforto de um lar onde o silêncio da paz somente seria quebrado com o riso das crianças que o procurassem... Nada disto!

O silêncio de seu ermitério foi quebrado pelos gritos e fantasmas dos colegas implorando por justiça, por respeito e misericórdia! Os mortos adquirem vida quando morrem desprezados por um governo cruel! Ele superou a dificuldade para suicidar-se: praticou o último ato de ambição em sua vida já que superadas foram todas as espécies de ambições. Antes, contrafeito com este triste destino, rasgara fotografias onde o sorriso estampava otimismo e confiança em um futuro feliz...

Ledo engano! Tudo isto “fugiu pelo ralo.” A sua vida deixou de viver por causa de uma dura conclusão lógica: Jocaffer tornou-se suicida porque perdeu tudo, perdeu o AERUS, a sua aposentadoria foi diminuindo, diminuindo, aumento abaixo da inflação, e haja massacre! Ele perdeu tudo, menos a vida! Ele não quis se matar, mas matar esta dor voraz que o consumia! Porque de resto, não havia grande coisa para matar...

Eis o drama do aposentado brasileiro que se mata ou morre sem se matar! Assim determinou este desgoverno que impera ao longo de doze anos fatais! 
Título e Texto: Carlos Lira, 11-10-2014

17 comentários:

  1. Ernest M. Hemingway
    Eu adoro seus livros.
    Ele terminava suas missivas com a frase:
    -Il faut d'abord durer
    (Transduzindo para o inglês: 'First, one must endure')
    Em Português, o último que apague a luz.
    Infelizmente a luz ficou acesa, e assim com o literato nosso colega suicidou.
    Não deixemos ninguém apagar a luz por nós, alguém tem que sobreviver para apagá-la.

    ResponderExcluir
  2. Não creio em suicídios por razões tão fúteis.
    O suicídio é um transtorno mental, enquanto uns lutam pela vida porque suicidar?
    Depressão, esquizofrenia, abuso de drogas lícitas e ilícitas podem levar a essa tentativa fracassada, espiem bem o texto, não estou à dizer que ele era um drogado.
    A filosofia administra essa questão, como uma decisão de merecer ou não viver, e isso é casuísmo. Viver é o ser da questão, não importa como.
    Enquanto a eutanásia é uma questão moral e ética, o samurais japoneses auto-sacrificavam suas vidas como forma da vergonha pelos atos falhos ou fracassos.
    Ainda hoje no oriente o suicídio é praticado por corruptos para não irem presos.
    Sinto muito pelas medidas desesperadoras do colega, não era o caminho mais difícil de trilhar.

    ResponderExcluir
  3. É complicado... ato de covardia, ato de coragem?!...
    Eu não conseguiria tirar a minha própria vida porque sou covarde para fazê-lo; eu conseguiria tirar a minha própria vida porque tenho coragem para fazê-lo?

    ResponderExcluir
  4. Foi uma atitude extrema. Faltou apoio para que ele pudesse tolerar um pouco mais essa tortura que a Dillma nos inflige. Gostaria de saber o nome completo do Jocafer para colocar em uma casa espírita para que o seu espírito seja confortado dessa sensação que perdura após a morte do corpo material. Não podemos nos destruir pois esse corpo não nos pertence; temos que cumprir a nossa missão mesmo que os algozes do PT nos ameacem! Alberto José

    ResponderExcluir
  5. Acredito que este texto deveria ser retirado em respeito a familia de nosso colega que esta vivemdo uma tragedia e usar o que aconteceu como bandeira da causa Aerus foi uma ideia muito infeliz

    ResponderExcluir
  6. Joca suicidou-se porque estava numa depressão muito grande, era ciclista e sofreu um acidente muito grave batendo com a cabeça. Estava ficando cego, ja enchergava muito pouco e entrou em depressão, infelizmente não procurou ajuda médica. Estava muito bem financeiramente pois possuia diversos imoveis, seus pais eram bem de vida. Só nos resta rezar por ele.

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que o texto, não é bandeira do AERUS, é uma bandeira auto crítica. A única coisa que reprovo que poderia ser corrigida, é a parte que está escrito "o suicida". Não há falta de respeito com a família e é um alarme para a nossa sociedade, deprimida, esquizofrênica, viciada em álcool e drogas lícitas e prescritas. Jamais entenderemos as mentes humanas, células iguais, corpos semelhantes, diferenças aparentes mas as mentes são completamente distintas. Não há pares iguais em todo o universo.
    Quando vemos duas pessoas pensando iguais, são petistas pensando o que fazer com suas badalhocas. Acho que o tópico distingue muito bem o que se passa na mente dos que atentam contra si mesmos. Não resistem a realidade sem horizontes, sejam esses horizontes pecuniários, saúde, velhice ou perdas.

    ResponderExcluir
  8. Graça Vissirini:

    Primeiro: não conheci Jocaffer pessoalmente.

    Segundo: tomei conhecimento desta tragédia através da FENTAC.

    Terceiro: jamais me propus utilizar um fato deste como bandeira.

    Soube posteriormente que Jocaffer não pertencia ao AERUS, que o mesmo tinha uma situação financeira estável e não dependia de qualquer instituição assistencial.

    Agora, senhora Graça, o fato ocorrido foi do CONHECIMENTO público em geral – existem as imprensas escrita e falada, além da internet. Caso a senhora olhasse com um pouco de compreensão constataria uma coisa simples mas verdadeira: o assunto desenvolvido em minha escrita não foi utilizado como “bandeira”, conforme a senhora acusa, foi uma denúncia a respeito desta situação desesperadora em que o aposentado brasileiro se encontra. Não me referi somente ao AERUS como também ao INSS no texto que a senhora critica com veemência. Só tenho a lamentar por esta sua visão severa e implacável. Caso observasse com espírito solidário, senhora Graça, a repercussão foi enorme, Jocaffer recebeu muitas vibrações de fé e amor. Foram incontáveis as orações ao mesmo direcionadas e muita manifestação de solidariedade à família enlutada. Isto a senhora não constatou, não é verdade? Com certeza, um ato extremo não leva a nada, não sensibiliza um coração empedernido, um coração frio e cruel como o coração deste desgoverno atual. Não é o caso deste fato aqui posto à mesa de discussão: a causa deste suicídio é desconhecida, Jocaffer levou ao túmulo o segredo deste seu ato extremo.

    Portanto, senhora Graça, o melhor a fazer, é orarmos pelo descanso eterno deste nosso irmão e deixarmos no esquecimento atitudes alheias a este momento de dor.

    Carlos Lira

    ResponderExcluir
  9. O texto é sensível e respeitoso, serve para todos nós.
    Oro por Jocaffer e familiares.
    Cláudio

    ResponderExcluir
  10. Eu não tinha lido a matéria da Fentac, porque nada do que vem dessa gente me interessa.
    Acabo de ler, aí concluo como injusto um comentário anterior sobre o "uso como bandeira do Aerus". My God!

    Carlos Lira leu, comoveu-se e escreveu. Com categoria e sensibilidade.
    Eu não teria conseguido.

    Eis o que noticiou a Fentac:
    A Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC/CUT) comunica com imenso pesar o falecimento do comissário de voo aposentado na Varig, Jocafer, morador de Santa Catarina.

    Ele se suicidou na noite de quinta-feira (9), após tomar conhecimento pela imprensa que o governo federal e o AERUS recorreram da decisão de antecipação de tutela, que beneficiaria todos os aposentados, pensionistas e ativos do Aerus (Fundo de Pensão dos trabalhadores da Varig, Vasp e Transbrasil, entre outras), com o pagamento integral das pensões e benefícios. A União e o AERUS entraram com recursos na noite de quarta-feira (8).

    “O companheiro Jocafer foi mais uma vítima da depressão e da angústia desta nossa luta árdua que dura 11 anos. Ganhamos as ações na Justiça e cabe ao governo cumpri-las. Pedimos a todos que se mantenham fortes, porque não vamos desistir. Temos que manter o coração tranquilo e seguir na luta”, frisa a porta voz da Federação, Graziella Baggio.

    O link é este:
    http://fentac.org.br/noticia/1280/fentac-lamenta-morte-de-comissario-de-voo-aposentado-da-varig#.VDseF_ldVqU

    ResponderExcluir
  11. #Gente...eu acho que estão quase todos #desenformados da atual situação de muitos #colegas que estão #morrendo. Vocês não sabem nem a metade da Missa do que o Jocaffer estava passando (sobre a mãe dele).
    #Segundo uma fonte que me ligou e era muito ligado ao Jocaffer, ele nem AERUS não tinha, não tinha problemas financeiros, o problema era #depressão #profunda e a #mãe muito #doente, que agora esta internada, pois ele era quem cuidava dela com a esposa. Então, antes de #Postarem algo sobre alguém procurem as informações mais verdadeiras. E não postem ( detalhes da morte, pois já é muito triste perder alguém, e principalmente lendo essas detalhes) poupem a família dessa dor maior. A verdadeira história não tem nada com AERUS! Não postem coisas sem #fundamentos...eu agradeço muito. Em respeito aos familiares e amigos. Obrigada Rosy D'Acre Cavalcante

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de deixar claro e em minha nota de repúdio eu afirmo exatamente o contrário do comentário ponderado e carinhoso do colega Carlos Lira, com a tragédia do nosso colega de voo Jocaffer. É contra o uso político da nossa tragédia, que temos que nos posicionar, pois certamente os próximos seremos nós.
    José manuel

    ResponderExcluir
  13. BEM MEUS CAROS, TENHO DE GRITAR, ANOTA FOI PUBLICADA PELA FENTAC, nosso colega aqui apenas a reproduziu, e tergiversou sobre a publicação.
    Se há reclamações sobre a postagem VÃO LÁ NO SITE DA FENTAC RECLAMAR.
    POIS, é lá que devem pedir o respeito devido.
    Eles que mentiram e fazem os outros acreditarem em suas mentiras.
    Acho que todos que reclamam devem grandes pedidos de desculpas ao Lyra e ao Jim.
    Quem conhece o missal , a missa toda deve ter a gentileza de ler todas as respostas, e ver que a desinformação é de um site oficial da categoria, ou seja, informações verídicas que deveriam ser confirmada por eles não por nós.
    Odeio hipocrisias.

    ResponderExcluir
  14. Motivado por uma notícia enganosa, má notícia, perversa e sem o menor sentimento de religiosidade e amor solidário por parte de quem a engendrou, fui induzido a escrever, utilizando um tom de lamento, apondo inverdades sobre o ocorrido com o inditoso JOCAFER. Peço encarecidamente a todos que me perdoem, a minha intenção foi a melhor possível, tentando unir o grupo em um só objetivo: recuperar o AERUS e alertar os políticos sobre o drama dos aposentados do INSS.

    Que Deus conceda o descanso eterno a Jocafer e nos abençoe a todos nós que militamos neste vale de lágrimas.

    Carlos Lira

    ResponderExcluir
  15. É triste ver, que pessoas tomem medidas extremas, por causa de uma "quadrilha" que faz o que bem entendem; mas isso vai terminar.
    Vasco

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-