sexta-feira, 7 de novembro de 2014

A cambada cria mais uma polêmica e anda animadíssima

Ruben Valle Santos
Este País está de tal modo habituado às polémicas estéreis e cretinas que não há meio de delas se livrar, a bem da sanidade mental da comunidade.

Claro que tais polémicas agradam sobremaneira à cambada e respectivos "compagnons de route". E conseguem a adesão dos habituais idiotas úteis que, não percebendo nada de coisa alguma, adoptam a postura pateta da "Maria vai com as outras raparigas"...

De momento, a polémica é a do déficit previsto para o ano de 2015.

O Governo estimou no Orçamento de Estado que será de 2,7% do PIB.


Ora, apareceram uns iluminados da UE a estimar que será de 3,3% e agora até o FMI aventa a certeza de que será de 3,4%. Mas já andou por aí a Moody's a profetizar 3,1% e outra ainda, salvo erro, a Fitch, que já nem lembro em quanto aposta. E falta ainda a previsão sempre falível do Eurostat.

Nenhum deles se entende, mas o que é preciso é "animar a malta". E, assim, a malta, entenda-se "cambada", anda animadíssima da vida, berrando por tudo quanto é sítio. Motivo para tamanha alegria e afobação: o governo vai falhar uma vez mais e escandalosamente!

Dizem mesmo que é um escândalo o Governo não admitir que está errado.

Ora, acontece que, mesmo que estivesse errado, o Governo seria uma agremiação de loucos furiosos a necessitar de internamento urgente se viesse dizer que o déficit que preconiza não é alcançável. Seria o mesmo que dizer "atirem-se todos a um poço que isto vai ser de mal a pior!"

Qual é o governo que, em seu juízo perfeito, faria uma coisa tal?

Claro que cabe ao Governo insuflar confiança nos Portugueses, de molde a facilitar a recuperação do País que está em curso, para desgosto irremediável das várias cambadas que por aí bolsam venenos vários em que se afogam. Os Portugueses necessitam de esperança, de acreditarem em que melhores dias estão a chegar. Para os deitar abaixo e à sua confiança no futuro comum, já aí há cambadistas a mais, insuflados de ódio e intenções malévolas, para tentarem fazer esquecer as patifarias que durante décadas por cá fizeram e querem voltar a fazer. Cambadistas de todos os partidos, entenda-se, para não haver dúvidas.

Portanto, mesmo que houvesse da parte do Governo e dos partidos que o integram algumas dúvidas acerca dos resultados finais, é sua estrita obrigação pugnar pela obtenção desses bons resultados e tal esperança incutir nos governados. Outra atitude seria monstruosamente inaceitável.

Para além disso, contudo, sucede que tanto as previsões pessimistas da cambada como as das entidades acima referidas têm vindo, ano após ano, desde 2011, a falhar rotunda e estrondosamente, pelo que tudo aponta no sentido de que, uma vez mais, vão falhar em toda a latitude. Pelo contrário, as previsões do Governo têm vindo sucessivamente a mostrar-se correctas.

Cá estaremos para ver. E para, depois, relembrar estas previsões que mais parecem desejos do que previsões realistas e eivadas de senso comum.
Imagem e Texto: Ruben Valle Santos, 6-11-2014

Relacionados:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-