sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Proposta da APRUS/APVAR/AMVVAR ao Liquidante do AERUS

APRUS Associação dos Participantes e beneficiários do AERUS, juntamente com as Associações AMVVAR e ACVAR e, em atendimento a uma solicitação de solução harmônica que permita ao Liquidante o encerramento do Instituto AERUS como um todo, analisou a complexidade de todos os Planos de Benefícios Previdenciários administrados pelo Instituto, suas implicações, e aqui vem esclarecer algumas das condições para que esta solução possa ser adotada.

AERUS hoje tem todos os Planos de Benefícios Administrados em situação de déficit e, consequentemente, em processo de liquidação extrajudicial, ou seja, o processo de Liquidação Extrajudicial abrange desde os Planos de Benefícios Varig I e II até o menor deles e por consequência a própria entidade administradora.

O nosso entendimento depois de levantar e analisar os ativos financeiros hoje existentes de fato, e outros ativos oriundos de processos judiciais cujo encaminhamento é de conhecimento de todos e pela viabilidade de um acordo que seria benéfico para todas as partes envolvidas (Para os participantes assistidos (aposentados e Pensionistas) e ativos, União, Patrocinadoras e o próprio Instituto que poderia ser encerrado sem maiores atropelos).

Conforme é do conhecimento de todos, na forma da Legislação aplicável, o Instituto AERUS não poderá ter seu processo de liquidação extrajudicial encerrado, sob pena de crime de responsabilidade, enquanto houver qualquer evento relevante, especialmente aqueles que relativos aos direitos financeiros e legais que envolvam interesses dos seus participantes credores.

É de conhecimento das partes envolvidas, que as principais ações em andamento envolvem recursos da ordem de bilhões de reais, ordem essa, inclusive superior aos compromissos do Instituto AERUS, para com os participantes (assistidos e ativos) de seus principais planos de benefícios administrados.

Salientamos a Ação Judicial conhecida como “Ação da Defasagem Tarifária”, dada em garantia pela patrocinadora Varig aos Planos de Benefícios Varig I e II administrados pelo AERUS. Tal Ação possui garantia real e foi também reconhecida e homologada pela 1ª Vara Empresarial onde corre o Plano de Recuperação Judicial/Falência da Varig, até o limite da dívida da Varig para com os Planos Varig I e II.

Tão relevante como a Ação da Defasagem Tarifária, mesmo em que pese estar um pouco mais atrasada em seu desenvolvimento na Justiça, é a Ação Judicial da Terceira Fonte de Custeio que abrange todos os planos de benefícios administrados pelo AERUS/VARIG quando da sua criação.

Tal qual é considerado pela Justiça (vide a sentença da Tutela que hoje paga a grande parte dos Assistidos do AERUS/VARIG), acreditamos na consistência dessas ações judiciais acima salientadas, simplesmente porque não nos traz quaisquer privilégios, mas simplesmente nossos direitos usurpados pela omissão e conivência da UNIÃO ocorridas no passado.

Analisando os relatórios gerenciais por plano de benefícios e consolidado encaminhados pelo AERUS (números de participantes, ativos financeiros, idade média compromissos previdenciários, tributários, direitos financeiros em discussão, etc.), entendemos como viáveis a execução de um acordo que deverá envolver a União, os Participantes (Ativos) e os Assistidos (aposentados e pensionistas), o AERUS e as Entidades representativas dos Participantes, além de:

Relevante ressaltar que nesse acordo deverá ser observado:

A – Viabilização de um Órgão pagador aos participantes e assistidos (aposentados e pensionistas) que deverá receber mensalmente do tesouro o valor atualizado pela sua área administrativa em vista das alterações por morte, até a extinção de todas as obrigações;

B – Cuidar para que esse Órgão pagador, caso não seja o Tesouro Nacional, possua as garantias necessárias para tal, ou seja, que não possua Gestão capaz de receber influências Políticas e também que não tenha se envolvido nestes escândalos atualmente difundidos pela imprensa.

Há que ser salientado na solução que pretendemos ver adotada, fica mais fácil de ser consolidada ao ser constatado pela União, que a folha de pagamento de aposentadorias e pensões por razões naturais será decrescente, pois pelo menos quarenta e cinco por cento dos aposentados e pensionistas tem hoje uma idade superior a setenta e cinco anos.

Lembramos ainda que no modelo pretendido de acordo, a administração destes recursos mensais, não encontrarão o problema de investimentos, pois seriam mensalmente disponibilizados pela Previdência Social e/ou União aos cofres do Administrador escolhido, lembrando ainda, que tais valores não deverão representar nem meio por cento ao mês, se considerarmos somente os valores da ação já ganha chamada de “tarifária”.

A situação financeira caótica hoje apresentada pelo AERUS, nos permite visualizar que o principal problema está ligado aos participantes (ativos), Assistidos (Aposentados e Pensionistas) das patrocinadoras VARIG e TRANSBRASIL, pois envolvem cifras de aproximadamente dez bilhões e quinhentos milhões de reais para os quais existem uma garantia real de aproximadamente nove bilhões e quinhentos milhões de reais já atualizados aos tempos de hoje, sem esquecer os valores existentes da ação em andamento relativa a terceira fonte ainda em julgamento no STJ que ao analisar tal ação deveria verificar que o elemento ativador desta ação se esclarece em razão da lei 109 da previdência complementar privada, que permitia durante anos atrás, que o presidente de um fundo de previdência fosse indicado pela empresa patrocinadora, não se preocupando com os efeitos deste ato tão grave que é o conflito de interesses entre este presidente e seu cargo na patrocinadora que neste caso, que sempre viria a causar perdas para os participantes deste fundo.

Não preciso mas esclareço que foi exatamente o que ocorreu, com o Sr. Odilon Junqueira que como presidente do AERUS e ao mesmo tempo Diretor de Recursos Humanos da VARIG, preferiu calar quando da interrupção do custeio da terceira fonteem razão de conservar como Diretor de Recursos Humanos os valores para os cofres da VARIG, isto em razão da grave crise causada pela contenção de tarifas pela UNIÃO.   

Nossa expectativa é a de que os recursos hoje existentes no AERUS, sendo os passivos acima salientados assumidos pela União, poderiam dar um tratamento final a todos os outros demais Planos também em processo de liquidação judicial cujo pagamento dos créditos não alcançaram cem por cento dos valores devidos.

Todos os participantes (ATIVOS) e assistidos (aposentados e pensionistas) que aderissem ao acordo receberiam seus pagamentos mensais até a sua morte e/ou de sua pensionista, reajustados uma vez por ano pelo indexador acordado, observando-se que para os atuais participantes ativos, o valor de sua reserva matemática seria capaz de gerar um benefício mínimo adequado e caso contrário receberiam as mesmas em parcelas até sessenta meses reajustáveis pela Selic.

Não podemos nem devemos nos esquecer dos anos e anos de sofrimento, ameaças de descontinuidade de pagamentos, vendas de imóveis, carros e cancelamento de planos de saúde, perda de qualidade de vida  e exatamente por isto propomos que as diferenças entre os adiantamentos de rateio e os valores atualizados hoje pagos pela tutela antecipada sirvam de parâmetro para que os cento e quatro meses de diferença sejam pagos em trinta e seis meses para os aposentados ou pensionistas com mais de setenta anos e sessenta meses para o restante reajustados pela Selic da mesma forma.

Tendo em vista a solução previdenciária ter sido revitalizada e não existindo assim credores por herança na previdência social cessariam de imediato as reservas existentes nos quadros de credores e assim qualquer "pensão", estabelecida por juiz de vara de família.

Outras soluções podem ser adotadas pelo governo no sentido no sentido de promover um meio de pagamento final em um menor tempo, eliminando assim a administração a ser acordada que por ser um pagamento sobre o total, venha a eliminar também as pendências passadas de 2006 a setembro de 2014 (durante a Liquidação dos fundos), pois suas reservas seriam consideradas em fundo futuro ou para outros em sua rescisão.

Apreciaríamos assim que V. Senhoria venha a analisar a possibilidade de apoio a esta causa tão sofrida pelos participantes dos grupos VARIG e TRANSBRASIL junto as áreas do executivo para que de forma objetiva e final venhamos a ter um acordo final e promovendo com isto a eliminação de todas as ações existentes hoje na nossa justiça brasileira.
Título e Texto (Formatação Original): Thomaz Raposo de Almeida Filho Diretor Presidente APRUS, 11-11-2016

Relacionados:

49 comentários:

  1. Sim, parabéns ao Blog, por garimpar esta notícia e a quem lhe passou, podendo informar a todos beneficiários, leitores deste.
    Quanto à Proposta, creio ser viável! Mas também creio que muitas águas vão rolar até esta conclusão!
    Vamos em frente, mesmo carentes de notícias por parte da Aprus e entregues à nossa sorte!
    Abs,
    Heitor Volkart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Heitor Volkart, quando lemos nossos emails existe sempre a possibilidade de inadvertidamente clicarmos em determinado local que informa ao sistema que não desejamos mais receber estes emails e fyi isto realmente ocorre, pois a APRUS não elimina associados do seu cadastro.
      A carência de notícias não é causada propositalmente por parte da APRUS e sim por falha humana que neste caso foi minha ao não encaminhar da forma como sempre procuro fazer nossas mensagens diretamente para o Jim Pereira ao mesmo tempo que a encaminho para publicação na própria APRUS. Não vejo motivo assim para as palavras "garimpar" e a frase "ligada" a APRUS "entregues a própria sorte" que não considero realmente construtiva, pois estou trabalhando e nesta condição sempre posso errar, possibilitando a quem não trabalha a só criticar tks.

      Excluir
  2. Só assinarei acordos com a UNIÃO com garantias específicas, sem abatimento de dívidas, ou esperarei tranquilamente o final das decisões jurídicas.

    ResponderExcluir
  3. A tentativa desse acordo demandaria um tempo considerável, talvez mais do que esperarmos o fluir das ações judiciais em curso. Como o Aerus não pode ser encerrado se tiver pendencia "relativos aos direitos financeiros", nao me parece conveniente tal acordo. Outrossim, se há bilhões em jogo com as ações da defasagem e a 3ª fonte de custeio, e que vão ser, em grande parte, destinados ao Aerus, não vejo relevância um tal acordo, já que estamos amparados com a tutela antecipada até que o dinheiro dessas ações acima citadas entrem no cofre do Aerus. E temos que anuir também que a burocracia brasileira é tamanha, como todos sabemos, que seria difícil este acordo. É melhor ficar com esta burocracia atual, já a meio caminho andado, das ações em curso do que estarmos sujeitos a recomeçar um novo viés burocrático com esta proposta da Aprus...
    Valdemar Habitzreuter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta é uma posição confortável mas demasiadamente egoísta, eis que assistidos ativos até hoje foram sacrificados pela lei, para que pudéssemos sobreviver de certa forma.
      Além do que a antecipação de tutela pode vir a ser interrompida e o AERUS hoje não dispõe de mais recursos, a "tarifária" por ser governo pode demorar anos e anos para sua liberação e sendo assim preferimos enfrentar o problema para o benefício de "todos" e não só de alguns.

      Excluir
  4. Bom dia a todos , e bom final de semana.
    Cremos nada mais há a escrever/acrescentar . Os colegas acima escreveram tudo .
    À APRUS , entidade que cuida dos anseios e interesses dos assistidos do Aerus , cabe interceder a bem de todos os envolvidos . Aguardemos boas notícias. O Criador não abandona ninguém.
    Grande abraço.

    Sidnei Oliveira
    Assistido Aerus RJ
    Associado pagante da Aprus

    ResponderExcluir
  5. EU NUNCA MAIS SOUBE O RESULTADO DA AÇÃO NA CORTE INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS!
    Alberto José

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente embora solicitando informações mensalmente, ainda não nos dignaram a escrever uma resposta é sendo o assunto complexo, espero que ainda esteja e estudo para uma tomada de posição.

    ResponderExcluir
  7. Agradeço a participação, não vou dizer ‘democrática’, porque a PARTICIPAÇÃO, per se, é o próprio exercício de democracia.

    “garimpar” quis significar “provocar”. Tanto isso é verdade que o e-mail esperado (e provocado) veio com o título, vamos dizer, claro e objetivo, “Proposta da APRUS/APVAR/AMVVAR ao Liquidante do AERUS”

    Tem o atual Liquidante do Instituto AERUS de Seguridade Social estofo e legitimidade para ser alvo de uma proposta de Acordo? Se ele está como Liquidante, então representa o Governo Federal, certo? Ele está mandatado para receber propostas de Acordo?

    Escreveu Vander Roccha, no que estou plenamente de acordo: “Só assinarei acordos com a UNIÃO com garantias específicas, sem abatimento de dívidas, ou esperarei tranquilamente o final das decisões jurídicas.” Roccha lembrou, e muito bem, da realidade: os aposentados e pensionistas do AERUS estão recebendo, por ora, os seus proventos integrais GRAÇAS ao Judiciário do Brasil. Isto é, foram ações judiciais que estão garantindo, repito, por ora, o recebimento dos benefícios integrais de aposentados e pensionistas do Aerus.

    O Diretor Presidente da APRUS escreveu “pois estou trabalhando e nesta condição sempre posso errar, possibilitando a quem não trabalha a só criticar tks.” O que quis dizer o atual diretor-presidente da Aprus? Que quem critica, não trabalha, portanto, vagabundo, sem direitos? Que “trabalhar”, automaticamente isenta e blinda o “trabalhador” de críticas?

    Quem ‘trabalha’ em representação de um grupo de associados tem que ter alguns predicados a mais do que, justamente, de uma parte (grande ou pequena, não sei): paciência, saber ouvir, aplaudir a crítica construtiva, saber diferenciar a crítica política da agressão pessoal. (Pessoalmente, quero mais – mas muito mais mesmo – que Thomaz Raposo, atual presidente da Aprus, tenha muito êxito à frente da Aprus).

    E também deve saber reconhecer no serpentário político as características das serpentes que o povoam.

    Abraços./-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única associação que reconheço como legítima é a APRUS. As demais, em particular a APVAR e a ACVAR não mais existem. Têm associados? Quem representam, DE FATO? Sustentam-se com que renda? Vinda de onde? E, mais importante, quando se realizaram as últimas eleições nessas Associações?

      Excluir
  8. Muito bom comentário!
    Abs
    Heitor

    ResponderExcluir
  9. Prezados, enfim temos a Aprus, na pessoa do Presidente, se manifestando, isto é muito bom!
    Sr. Thomaz, quando digo "entregues à nossa sorte", é porque como o Sr mesmo diz, "nossa Tutela pode ser interrompida" e também quando diz "o governo pode levar anos e anos para liberar" esta é minha colocação, e não, dizendo que ninguém não faz nada!
    O que questiono é a falta de diálogo da Aprus com os Beneficiários, como por exemplo neste Post, agora está acontecendo, ou boletins poderiam ser enviados por e-mail, ok?

    Volto a falar sobre a Proposta, discordo com meus colegas, salvo o comentário de Rochinha, pois Idosos têm pressa, e um Acordo seria a melhor forma de definitivamente termos nossos direitos garantidos, e logo, eu não tenho mais tempo para esperas, quero o que é meu direito o quanto antes!
    As cerejas no meu Cesto estão acabando!!! Isto que sou um dos mais "jovens"!
    Abs,
    Heitor Volkart

    ResponderExcluir

  10. Gostaria de um melhor esclaqrecimento a re3speito do citado no0p texto da Aprus; "... em atendimento a uma solicitação de solução harmônica que permita ao Liquidante o encerramento do Instituto AERUS como um todo...'
    De onde é proveniente a "solicitação de solução harmônica" ?
    E o que seria exatamente uma "solução harmônica" ?
    Grato!
    Paaizote

    ResponderExcluir
  11. Olá!!
    Faz tempo que não escrevo, mas diante do e-mail recebido da Aprus, referente a uma idéia de acordo com o governo, não pude ficar calado e, o conteúdo do que escrevi, não foi feito sem fazer uma consulta com o colega cmte. Décio, que todos sabem é economista também.

    Depois de ler o e-mail e refletir sobre o mesmo, até certo ponto não acreditando no que li, liguei para o amigo e pedi para que acessasse o e-mail da Aprus e hoje, após a leitura, me ligou e conversamos; o resultado, foi o por mim esperado. Nunca o governo fará um acordo de bilhões!

    Todos nós sabemos da situação em que o nosso amado país está passando, em grande parte devido ao PT; todos estamos sabendo da situação caótica que os estados estão vivendo, principalmente o RIO, uma verdadeira vergonha, na qual os autores da "façanha", muito conhecidos, deveriam estar presos. Enfim, tudo isso é do conhecimento de todos, inclusive dos autores dessa idéia de tentar um acordo para promover a paz de espírito dos velhinhos, porque afinal de contas, o que são alguns bilhões de reais, para os cofres da União?

    Por outro lado, este ano, estamos recebendo o que deveríamos receber, porém, o ano está acabando e não temos, até onde sei, a total certeza de que em 2017, continuaremos a receber e assim sendo, com todo o respeito que devo aos colegas das associações e da Aprus, pergunto se não seria mais adequado na altura do campeonato, trabalharem ativamente junto ao Des. Dr. Daniel e junto à PREVIC, para que continuemos a receber o que nos é devido em 2017, 2018 e mais? Esperar que venhamos a receber o que nos foi tirado, é acreditar em papai-noel! Será que não seria oportuno cerrar fileiras com o SNA, para que tenhamos plena certeza referente a 2017, antes do final deste ano?

    Se isso acontecer, será uma vitória, isso porque há não muito tempo atrás, nada tinhamos; acreditem!!

    Podem dizer que temos em nosso favor o julgamento de dois processos, que até onde sei, devem estar nas gavetas de ministros, possivelmente, esperando as nossas mortes, isso porque, conhecendo ainda um pouco da história deste país, dificilmente veremos seus julgamentos finais, isso porque tem muita grana envolvida.

    De tudo que nos aconteceu, lamento que de toda sujeira contra nós imposta, acabe com impunidades, uma a do Dr. Odilon Junqueira e sua equipe, mas o que fazer? Eu mesmo estou vendo a impunidade acontecer na figura maléfica de um ad. Dr. João Ferrari??????!!!!!!

    O resultado para mim foi: devido ao estresse passado, tive um câncer na cabeça e quase o meu lar destruído.
    Sem mais,
    Waldo Deveza
    Enviado do meu smartphone Sony Xperia™

    ResponderExcluir
  12. "Cerrar fileiras com o SNA"? Que SNA??
    Pois, pois é, muito provavelmente, Waldo Deveza tenha querido dizer "cerrar fileiras com Baggio e Fentac/CUT".

    Se depender de mim, tudo farei para 'descerrar' essas fileiras!

    ResponderExcluir
  13. Prezado Jim
    Assino embaixo do teu comentário acima.
    Mas me preocupo com os demitidos ainda sem uma solução.
    Acrescento que os associados da Aprus não são vagabundos e merecem todo respeito e consideração por parte de que quem trabalha lá.
    Reconheço que a mão de obra lá é mínima e dedicada, qualquer pessoa pode errar , mas tem que ter a humildade de reconhecer suas falhas e tentar corrigi-las.
    Graças ao teu Blog finalmente recebemos umas poucas informações sobre o que acontece na Aprus.

    ResponderExcluir
  14. Esse editor só atrapalha, desde a Acavar

    ResponderExcluir
  15. ADORO Arthur Schopenhauer.
    A arte de debater.
    Vejamos a iniquidade do ser e seu niilismo idiota, sua soberba e arrogância.
    Eis, o anônimo se representando, é um ator medíocre.
    As táticas do debate de Arthur Schopenhauer está assentada no comentário.
    Achincalha o editor, apena porque colocou um e-mail da APRUS que produziu comentários, perfeitos ou não cada ser emitiu sua opinião, fisgaram o clima da proposta.
    Fala-se mal da Fentac, cut ou Sna, aparece o mau.
    Bom dia

    ResponderExcluir
  16. Quando escrevemos como pessoa física, transmitimos aquilo que pensamos e o comentário feito permite esclarecimento, reconhecimento de erros cometidos e além disto aquilo que tanto queremos.
    O que escrevemos sempre pode dar margem a interpretações diferentes pois, não sendo técnicos na área da informação nem sempre sabemos transmitir nossas idéias e assimm outros pensamentos surgem.
    No tratamento da informática a maioria somente se comunica de emails e no final de cada emais existe uma instrução que pode simplesmente solicitar a quem lhe encaminha algo, que não deseja mais receber emails encaminhados no caso pela APRUS, pois como já expliquei anteriormente a APRUS nãoelimina do seu cadastro nenhum associado.
    Para evitar desconhecimento do que ocorre refizemos nosso site que procura na medida do possível, colocar todas as informações e assuntos que tratamos sobre o AERUS, mas por uma falha que considero imperdoável deixamos de fazer "propaganda" do site e assim falhamos, é lamentável mas é verdade, vamos procurar corrigir o erro.
    Agora vamos lá amigo Jim garimpar não significa provocar e sim procurar e talves pela falha acima já descrita vocês deixaram de ler mensagens na qual ao procurar conhecer o novo liquidante, promovi uma reunião das associações com o Sr. Walter Parente novo liquidante encontro no qual transmitimos nossas preocupações e recebemos por parte dele a seguinte informação;
    Solicitou ele que fosse elaborada uma proposta de solução na qual todos fossem atendidos inclusive os fundos restantes existentes no AERUS e que somente isto permitiria o encerramento do AERUS como um todo.
    Lembrou ainda que ele faria o mesmo pedido a Sra Grazziela, Fentac e SNA e apresentaria a proposta a PREVIC, aos seus conhecimentos para dar uma solução final ao assunto.
    O compromisso assumido e proposto foi feito em sua maior parte pela pessoa da APRUS enquanto trabalhos e requisitos eram trabalhados pelas outras associações para o após acordo.
    Em uma administração nem tudo deve se divulgar como muito bem escreveu o Jim, mas após sua entrega sua divulgação sempre por prudência deve ser divulgada pois nunca sabemos o que o conhecimento de outros pode estar fazendo no momento e assim procuramos evitar desencontros.
    A divulgação da proposta com soluções até então inexistentes pode inclusive servir para a formação e concretização de outra até melhor, porque não?
    Caro Jim para você excelente escritos fica fácil a interpretação de crítica x vagabundo x sem direitos, no entanto com a convivência já poderias ter entendido que críticas construtivas sempre são aceitas pela APRUS e é isto a que pretendi me referir, pois após tantos anos de trabalho e sofrimento nenhum de nós é certamente vagabundo, peço que não penses mal de mim e não precisas escrever que sei que torves pela APRUS.
    Enfim meus amigos não posso nem devo deixar de pensar na realidade descrita pelo Deveza mas sei que ele também como eu não pode jamais deixar de ver tudo que fizeram a todos nós e muito mais aos nossos irmãos considerados Ativos que até o dia de hoje nada receberam nem das dívidas trabalhista tendo ainda suas reservas nos sustentado nos seus pequenos valores a todos os aposentados e pensionistas.
    Exatamente com o nosso Brasil na situação que está a minha proposta que abrange inclusive os ativos poderá causar um menor impacto nas contas brasileiras e meus caros não acredito em sorte e sim em DEUS e tenho como sempre escrevi FÉ.
    Bom dia a todos lembrando que não tenho o dom da informação e para isto passo sempre que a mente não a mensagem para você caro Jim Forte abraço.

    ResponderExcluir
  17. Quando eu estava frequentando a APRUS a fim de tentar agilizar ações que se faziam necessárias, também ouvi que a ação junto à Corte Internacional de Direitos Humanos não se limitava aos associados: nem poderia ser de outra maneira pois a ação buscava reparar o direito de todos os beneficiários do Aerus; foi o que entendi. Temos que pensar com otimismo para provocar um cenário positivo. Best regards,
    Alberto José

    ResponderExcluir
  18. Peço desculpas pelo texto escrito anteriormente, realmente não dá para entender o que queria transmitir;
    De forma objetiva e sem outros rodeios, esclareço fatos que ocorreram e deram origem a proposta já entregue ao Liquidante do AERUS.
    - Com a substituição do Liquidante Aubiérgio pelo Sr. Walter Parente após conversar com o mesmo para conhecer seus pensamentos, procurei montar uma estratégia e conseguindo fazer a junção das Associações APVAR, AMVVAR, ACVAR, APRUS e um grupo que estava em formação de ativos formalizei uma reunião na qual foram feitas as apresentações necessárias para que este visualizasse que estava conversando com um grupo que era representativo para decisões futuras.
    Durante a conversa o Sr. Walter transmitiu sua vontade, de que uma proposta deveria ser elaborada pelo grupo e que era necessário que fosse apresentada dando uma solução geral inclusive para ativos e outros fundos lá existentes, visto que seu objetivo era de conseguindo atender nossa proposta teria condições de encerrar de forma definitiva o AERUS.
    Lembrou ainda de que estaria solicitando uma proposta com os mesmos objetivos para a Sra. Graziela, FENTAC e outros.
    A APRUS procurou posicionar seus associados do trabalho que estaria sendo feito logo após a reunião através das mensagens que encaminho mês a mês e neste caso comento falhas que vem ocorrendo que volta e meia faz parecer que eliminemos associados do nosso cadastro e somente descobrimos isto por reclamações de alguns que informam que não recebem nossas mensagens.
    Aparentemente quando terminamos de ler alguma mensagem temos uma condição de solicitar que não nos sejam mais encaminhados quaisquer e-mails e isto elimina realmente por sistema o associado do nosso cadastro sem que sejamos notificados e causa a desagradável de que não nos lembramos deste associado.
    Para dar uma melhor atenção aos nossos associados ou a qualquer participante não associado foi recriado o site “ WWW.APRUS.COM.BR “ onde constarão todas as informações geradas pela APRUS bem como posicionamento sobre processos, site do AERUS e etc... , comunicações, perguntas poderão vir a serem feitas, esperando assim uma melhoria nos canais de informação, observo que pela pouca quantidade de funcionários alguma falha poderá vir a ocorrer exemplo é de até hoje não termos lá um posicionamento mensal sobre nosso processo da Corte Interamericana de direitos humanos, até hoje sem nenhuma resposta.
    Na minha mensagem de 25/10 no segundo parágrafo menciono a entrega da proposta e sempre foi uma postura de transparência total, a publicação na integra da proposta de forma que associados e não associados venham a tomar conhecimento das nossas pretensões e assim não venham tomar conhecimento por outros meios.
    Caro Jim entendo a palavra garimpo como a procura de alguma coisa e não a provocação de alguma resposta e por isto me coloquei, logicamente sem a eficiência da sua escrita que aliás é utilizada por mim quando encaminho minhas mensagens para você no mesmo tempo que as encaminho para a APRUS, assim como também tens a consciência que jamais pensaria que algum de nós fosse considerado por mim como vagabundo apenas por não participar de forma efetiva desta nossa batalha.
    Como poderá vir a ser observado nossa proposta atende a demanda solicitada ou seja a ativos e outros fundos, atendendo assim ao desejo do liquidante.
    Para informação de todos a mesma proposta estará sendo trabalhada em outras esferas pois realmente não podemos ficar parados e entre a sorte e DEUS prefiro ficar com ele com a fé que sempre está presente a nossa saga.
    Thomaz Raposo APRUS

    ResponderExcluir
  19. Este artigo foi postado na sexta-feira à noite. Normalmente, sábado e domingo são dias de menor afluência do que o comum.

    Até o momento o post registra 385 visualizações.

    ResponderExcluir
  20. Eu entendo realmente o seu ponto de vista THOMAZ.
    Não costumo JURAR pois não comungo muito com juras, isso me parece poesias de JG de Araújo Jorge ou Olavo Bilac.
    Os pensionistas do PLANO 1 sofreram muito mais do que o Plano 2 feito com a poupança do plano 1, que a falecida já não pagava.
    Os pensionistas do plano 2 sofreram mais que os ativos que não conseguiram se aposentar.
    Vou cometer o pecado original da justiça.
    Muitas vezes os juízes julgam pela presunção de culpa, ou pela presunção de quais foram os maiores prejudicados.
    A presunção é um dos argumentos mais usados juridicamente, inclui-se aqui a presunção de inocência.
    Agora, a justiça decidiu que os condenados em segunda instância, apesar de haver recursos, deverão cumprir pena, pela presunção de culpabilidade.
    Os ativos infelizmente tem que esperar o encerramento do processo, e nós para receber nossos atrasados , também na mesma situação.
    Na minha opinião a união só fará acordo caso nós percamos algum numerário.
    Veja essa posição dos filhos de ativos e pensionistas.
    Os ativos que não se aposentaram poderão repassar os seus créditos à família, pós mortem.
    Os pensionistas aposentados, já não podem fazê-lo, essa é uma regra da previdência, a poupança dos falecidos não favorece à família, faz parte do pecúlio de todos.

    Salvo erros de falta de saber jurídico eu sinceramente não quereria meter a mão na colmeia, com as abelhas voando em volta.
    Em outra opinião mais filosófica, quando o inimigo nos oferece a proposta de nós acordarmos a PAZ, sinto o cheiro de terra das PÁS que vão preencher nossos túmulos.
    Bom dia
    Grato por seus aconselhamentos.

    ResponderExcluir
  21. Grato pela resposta.
    Como recebi 3 mensagens com mesmo assunto, oriundas de grupos que postulam representação das categorias e fontes diferentes,achei por bem colocar a cada um destes minhas dúvidas.
    Assim como agradeço a resposta, aproveito para repassar a informação recebida de que em reuniões recentes ,logo após o novo liquidante assumir, teria o mesmo solicitado à todos os grupos que postulam junto ao Aerus a primazia da representação ,foi solicitado pelo mesmo ,que apresentassem propostas de "solução harmônica" abrangente ,para liquidação do Aerus.
    Infelizmente os verdadeiros interessados por direito, desconheciam estas movimentações , assim como desconhecem ainda, os termos das prováveis propostas apresentadas.
    Resta saber,o que seria uma proposta harmônica?
    Grato!
    Paizote

    ResponderExcluir
  22. Relendo e comentando o comunicado da APRUS
    "Em atendimento a uma solicitação de solução harmônica que permita ao liquidante o encerramento do Instituto Aerus a APRUS, juntamente com as associações AMVVAR e ACVAR analisou a complexidade de todos os Planos de Benefícios Previdenciários administrados pelo AERUS, suas implicações e aqui vem esclarecer algumas das condições para que essa solução possa ser adotada:

    (resultado harmônico, é mais adequado. Esse resultado seria obtido junto ao governo?)

    O AERUS hoje tem todos os Planos de Benefícios administrados em situação de "déficit" e, consequentemente, em processo de Liquidação Extrajudicial, ou seja, o referido processo abrange desde os Planos de Banefícios Varig I e II até o menor deles e, por consequência, a própria entidade administradora.

    Depois de levantar e analisar os ativos financeiros hoje existentes de fato e, outros ativos oriundos de processos judiciais cujo encaminhamento é do conhecimento de todos, é o nosso entendimento pela viabilidade de um acordo que seria benéfico para todas as partes envolvidas ( para os participantes assistidos - aposentados e pensionistas - e ativos, União, Patrocinadoras e o próprio AERUS que poderia ser encerrado sem atropelo).

    (a viabilidade de um acordo teria que ser baseada em uma concordância da União; isso já foi sinalizado pela União?)

    Conforme é do conhecimento de todos, na forma da legislação aplicável, enquanto houver qualquer evento relevante, especialmente aqueles relativos aos direitos financeiros e legais que envolvam interesses dos seus participantes, o AERUS não poderá ter o seu processo de Liquidação encerrado sob pena de crime de responsabilidade.

    É de conhecimento das partes envolvidas que, as principais ações em andamento, envolvem recursos da ordem de bilhões de reais, recursos esses, inclusive superiores aos compromissos do AERUS para com os participantes (assistidos e ativos) dos seus principais planos de benefícios administrados.

    Salientamos a ação judicial conhecida como Ação de Defasagem Tarifária, dada em garantia pela patrocinadora até o limite da dívida da Varig com os Planos de Beneficiários Varig I e II, administrados pelo AERUS. Tal ação possui garantia real e foi também reconhecida e homologada pela 1a. Vara Empresarial onde corre o Plano de Recuperação Judicial/Falência da Varig.

    Tão relevante quanto a Ação da Defasagem Tarifária, mesmo em que pese estar um pouco mais atrasada em seu andamento na justiça, é a Ação Judicial da Terceira Fonte de Custeio, que abrange todos os planos de benefícios administrados pelo AERUS/Varig quando da sua criação.

    Tal qual considerado pela justiça (vide a sentença da Tutela que hoje paga à grande parte dos assistidos ), acreditamos na consistência dessas ações judiciais acima salientadas simplesmente porque não nos traz quaisquer privilégios, mas simplesmente nossos direitos usurpados pela omissão e conivência da União ocorridas no passado.

    (já existe alguma definição sobre os benefícios (atrasados) que não foram pagos no passado?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Analisando os relatórios gerenciais por planos de benefícios consolidado encaminhados pelo AERUS (número de participantes, ativos financeiros, idade média, compromissos previdenciários, tributários, direitos financeiros em discussão, etc.) entendemos como viáveis a execução de um acordo, que deverá envolver a União, os participantes (ativos) e os assistidos (aposentados e pensionistas), o AERUS e as entidades representativas dos participantes, além de:

      (acima ficou faltando completar "além de"? Pessoa ou entidade? ...)

      É relevante ressaltar que, nesse acordo deverá ser observado :

      A - Viabilização de um orgão pagador aos participantes e assistidos (aposentados e pensionistas), o qual deverá receber do Tesouro, mensalmente, o valor atualizado pela sua área administrativa tendo em vista as alterações por óbito até a extinção de todas as obrigações;

      B - Cuidar para que o orgão pagador indicado, caso não seja o Tesouro Nacional, possua as garantias necessárias para tal feito ou seja, que não possua gestão sujeita a influências políticas e que também não tenha sido envolvido em inquérito ou investigação pelo Ministério Público;

      (qualquer orgão pagador com aval do governo estará, direta ou indiretamente, sob influência política de algum partido)

      Na solução que pretendemos ver adotada, há que se salientar que, ficará mais fácil de ser consolidada ( * ) ao ser constatado pela União que a folha de pagamento de aposentadorias e pensões, por razões naturais será decrescente pois, pelo menos 45% dos aposentados e pensionistas tem hoje uma idade superior a 75 anos.

      (* a conclusão acima é uma ilação, subjetiva, ao considerar que a União vai deduzir que tudo ficará mais fácil pois"todos terão pouco tempo de vida")

      Lembramos ainda que, no modelo do acordo pretendido, a administração desses recursos mensais não encontrará o problema de investimentos pois seriam mensalmente disponibilizados pela Previdência Social e/ou União ao Caixa do administrador ( orgão pagador ) escolhido, lembrando ainda, que tais valores não deverão representar nem 0,5 % ao mês, se considerarmos os valores da ação já ganha, chamada de Tarifária.

      (A Tarifária já está ganha ou é apenas uma suposição?)

      A situação financeira caótica hoje apresentada pelo AERUS nos permite vislumbrar que o principal problema está ligado aos participantes (ativos), assistidos (aposentados e pensionistas) das patrocinadoras Varig e Transbrasil, que envolvem cifras de aproximadamente R$ 10.500.000.000,00 para os quais existe uma garantia real de aproximadamente R$ 9.500.000.000,00 já atualizados, sem esquecer os valores existentes da ação em andamento, relativa a terceira fonte ainda em julgamento no STJ que, ao analisar tal ação deverá verificar que o elemento ativador desta ação se esclarece em razão da Lei 109 da Previdência Complementar Privada que permitia, durante alguns anos atrás, que o presidente de um fundo de previdência fosse indicado pela empresa patrocinadora, não se preocupando com os efeitos deste ato tão grave que é o conflito de interesses entre esse presidente e o seu cargo na patrocinadora que, neste caso, sempre viria a causar perdas para os participantes desse fundo de previdência.

      Excluir
    2. Não preciso, mas esclareço que foi exatamente o que ocorreu com o sr. Odilon Junqueira que, como presidente do AERUS e, ao mesmo tempo Diretor de Recursos Humanos da Varig, preferiu calar quando da interrupção do custeio da terceira fonte em razão de conservar como Diretor da Varig os valores para os cofres da Varig, isto em razão da grave crise causada pela contenção de tarifas pela União.

      (Na época, nenhuma associação teve conhecimento ou se preocupou em alertar sobre as irregularidades admitidas pelo ex-Diretor Odilon Junqueira quanto a retenção das contribuições da Varig para o AERUS o que gerou toda uma tragédia financeira para os ex-trabalhadores!)

      A nossa expectativa é a de que os recursos hoje existentes no AERUS, sendo os passivos acima salientados assumidos pela União, possam vir a dar uma solução final a todos os demais planos também em processo de liquidação judicial cujo pagamento dos créditos não alcançaram 100 % dos valores devido.

      Todos os participantes (ativos) e assistidos (aposentados e pensionistas) que ADERISSEM ao acordo receberiam seus pagamentos mensais até a sua morte e/ou da sua pensionista, reajustados uma vez por ano, pelo indexador acordado observando-se que, para os atuais participantes ativos, o valor da sua reserva matemática seria capaz de gerar um benefício mínimo adequado, caso contrário, receberiam os mesmos pagamentos mensais em parcelas até em sessenta meses, reajustáveis pela taxa Selic.

      Não podemos e nem devemos nos esquecer dos anos e anos de sofrimento, ameaças de descontinuidade de pagamentos, vendas de carros, imóveis, cancelamentos de planos de saúde, perda de qualidade de vida e, exatamente por isso, propomos que as diferenças entre os adiantamentos de rateio e os valores atualizados hoje pagos pela Tutela Antecipada sirvam de parâmetro para que os 104 meses de diferença sejam pagos em 36 para os aposentados ou pensionistas com mais de 70 anos e 60 meses para o restante, reajustados pela taxa Selic, da mesma forma.

      Tendo em vista a solução previdenciária ter sido revitalizada e não existindo assim, credores por herança na previdência social, cessariam de imediato as reservas existentes nos quadros de credores e, assim, qualquer pensão estabelecida por juiz de Vara de Família.

      Outras soluções podem ser adotadas pelo governo no sentido de promover um meio de pagamento final em um menor tempo, eliminando assim, a administração a ser acordada que, por ser um pagamento sobre o total, venha a eliminar também as pendências passadas de 2006 a setembro de 2014 (durante a liquidação dos fundos), pois suas reservas seriam consideradas em fundos futuros ou para outros ( * ) em sua rescisão.

      (* outros?)

      Apreciaríamos também que V. Sa. venha a analisar a possibilidade de apoio, junto às áreas do Executivo para esta causa tão sofrida pelos participantes do dos grupos Varig e Transbrasil para que, de forma objetiva venhamos a ter um acordo final promovendo com isto a eliminação de todas as ações existentes na justiça brasileira.

      Analisando o texto, acredito que, na MINHA OPINIÃO, fazer um acordo desses em momento de instabilidade política, econômica e com segurança jurídica duvidosa é uma atitude temerária . De qualquer modo, para tomar essa iniciativa penso que seria necessária a concordância de cada participante ou assistido, o que teria de ser obtido através de documento registrado.

      Abraço a todos,
      Alberto José

      Excluir
    3. Oi, Alberto.
      Julgo ser impraticável obter a "concordância de cada participante ou assistido".
      O grande problema é a falta de legitimidade das "entidades" e "pessoas" que se dizem (ou usurparam) representantes dos ex-trabalhadores da Varig.
      Veja, uma grande parte de ex-trabalhadores da Varig – curiosamente a grande maioria é de ex-aeroviários, que têm (ou tinham) muitos sindicatos para os representar, um deles, municipal do Rio, tão apoiado pela então TGV – já beatificaram uma senhora que, muito espertamente, sabe carregar essa "representação" mesmo que nada represente!
      Agora temos o presidente eleito da Aprus que se aliou a entidades sem representação e sem representatividade, a não ser terem sido entidades que representaram valorosos profissionais de uma carismática empresa QUE NÂO EXISTE MAIS!
      Assim como esta, aquelas não existem mais! Ponto!

      O único representante legítimo dos ex-trabalhadores da Varig prejudicados ou desgraçados pelo Aerus, isto é, o único referendado pelo voto dos seus associados, é o atual presidente da APRUS. Não interessa se você gosta ou não dele.
      Contudo, o atual presidente da Aprus, como ele mesmo faz questão de sublinhar "é só um trabalhador". E o que mais precisamos, não só de agora, é de um trabalhador político que saiba valorizar a sua legitimidade e se impor perante os oportunistas.
      Não tem essa de ir procurar representatividade em associações inexistentes. Pode até ficar bem numa correspondência...'assinada' por 'dezenas' de entidades/organizações. O outro lado, no mínimo, é tão informado e esperto mais do que imaginam, se liga!

      Excluir
    4. Aliás, o atual presidente da Aprus, se beneficia de uma conjectura maravilhosa: ele pode liderar, sem medo, porque ele não tem a oposição institucional do SNA, ou seja, não acredito que a máquina do SNA saia por aí desqualificando o senhor Raposo. Até porque este não lhes causa sequer uma sombrinha.
      E mais não direi, porque não sei dizer.

      Excluir
  23. Perfeito ! Resta saber como conseguir harmonia entre diferentes correntes e se (?) for conseguido(?) ,o liquidante pretende harmonizar nossos interesses com os do governo.(?)

    ResponderExcluir
  24. Mesmo achando que é melhor um mau acordo que uma boa briga, não aceito ninguém assinando por mim qualquer tipo de acordo.
    Aceito "sugestões" dos "representantes", mas a decisão final é minha.

    ResponderExcluir
  25. Antes de criticar acordo, é melhor ouvir a proposta da União e a contra-proposta dos assistidos. Como diz o velho ditado "Vale mais uma pomba na mão, que 10 voando " Wilson Schmeiske

    ResponderExcluir

  26. O DITADO É MAIS VALE DUAS POMBAS NA MÃO DO QUE APENAS UMA NO RABO.

    ResponderExcluir
  27. Próstata do Aerus
    Prezados, tem um Post "atravessando" este, “Eventual acordo do Aerus em face do ‘risco de um desastre nacional’”. Pois…

    Proposta de um órgão com representatividade legal é algo sério, alguns acham temerário, será? O que acho temerário é esperarmos mais "9 anos" para uma decisão judicial, será que sobreviveremos a isto novamente? Não temos mais idade para tal. Por que não termos alguma perda, por intermédio de um Acordo que nos garanta a Tutela, e que recebamos os Atrasados, e destes não abro mão, em vezes, esta seria a perda que admitiria.
    Agora, o precisamos saber, é o que diz a Previc! E se há interesse da parte do Governo em fazer Acordo.
    São estas informações que aguardo da Aprus! Então, sim, podemos dizer A ou B!
    Abs,
    Heitor Volkart

    ResponderExcluir
  28. ACORDO É INDIVIDUAL, QUEM REPRESENTA O AERUS SÃO SEUS ASSOCIADOS.
    O PLANO 2 COMEU A POUPANÇA DO PLANO 1, EU NÃO TROQUEI, FIQUEI NO 1.
    AGORA O PLANO 3, EU TAMBÉM NÃO APROVO.
    EU QUERO MEU PLANO 1 COMO ESTÁ NO MEU CONTRATO .
    THAT IS THE DEAL.

    ResponderExcluir
  29. Prezado Volkart: A fim de tentar esclarecer a sua dúvida, fui reler informes referentes a essa matéria e encontrei o seguinte:

    Mensagem do sr. Raposo em 11.11.16 "Proposta APRUS e AMMVAR e ACVAR, (http://www.caoquefuma.com/2016/11/proposta-da-aprusapvaramvvar-ao.html) em atendimento à solicitação de solução harmônica que permita ao liquidante o encerramento do AERUS, etc. ... "

    No dia 13.11.16 a mensagem traz outras informações importantes:

    "ao procurar conhecer o novo liquidante, promovi uma reunião das associações com o sr. Walter Parente novo liquidante encontro no qual transmitimos nossas preocupações e recebemos da parte dele a seguinte informação: Solicitou ele que fosse elaborada uma proposta de solução na que todos fossem atendidos, inclusive os fundos restantes existentes no AERUS e que, somente isto permitiria o encerramento do AERUS como um todo. Lembrou ainda que ele faria o mesmo pedido a sra. Grazziela, Fentac e SNA e apresentaria a proposta a PREVIC, aos seus conhecimentos para dar uma solução final ao assunto. O compromisso assumido e proposto foi feito em sua maior parte pela pessoa da APRUS enquanto trabalhos e requisitos eram trabalhados pelas outras associações para o após acordo."

    O QUE EU ENTENDI :

    O sr. Raposo tomou a iniciativa de promover uma reunião das associações ( são todas ativas? ) com o liquidante e transmitiu a ele "nossas preocupações" e recebeu da parte dele solicitação para "elaborar uma proposta de solução na qual todos fossem atendidos" e, somente isto permitiria o encerramento do AERUS com o "assentimento da sra. Grazziela ( quem ou o que ela representa ? ), da Fentac ( entidades político sindical ) e SNA ( entidade sindical ) ... enquanto trabalhos e requisitos eram trabalhados pelas outras associações ( quais associações ? ) para o após acordo ( quais serão as tratativas após acordo ? ) ".

    OU SEJA :

    O liquidante, que "precisa liquidar o AERUS" não trouxe nenhuma OFERTA DO GOVERNO ou da PREVIC para UM ACORDO. Ele foi "apenas" provocado pelo sr. Raposo que levou para ele uma "esperança de resolver o problema AERUS" já com uma proposta alinhavada quando ele, numa atitude de desprestigio para o presidente da APRUS ficou de levar o pedido para ser avaliado pela sra. Grazziela, pessoa que não representa APRUS, AMMVAR, ACVAR ou APVAR e que não tem a famosa chancela "CNPJ" da APRUS , bem como levar ainda para entidades político sindicais quando essa decisão é privativa dos beneficiados do AERUS!

    NO TEXTO ACIMA, NÃO SE VÊ QUALQUER SINALIZAÇÃO OU OFERTA DO GOVERNO PARA UM ACORDO. O QUE HOUVE FOI A TENTATIVA SR. RAPOSO EM SE ANTECIPAR OFERECENDO A CONFECÇÃO DESSE ACORDO GESTADO À REVELIA DE UMA ASSEMBLÉIA DE ASSOCIADOS !

    O panorama político e econômico está todo dia nos jornais e na TV. Fazer um acordo com "representantes" dos representantes do governo é dar um tiro no pé! Você não pode trocar o certo pelo duvidoso ou trocar ações na justiça por "papagaios" como muitos colegas receberam da administração da Varig. Se, após ter lido esta mensagem você ainda tiver dúvidas, consulte um advogado.

    Saudações, Alberto José

    ResponderExcluir
  30. Sr. Alberto, com certeza sua animosidade pela minha pessoa realmente é digna de cuidados, pois o que pensas de forma destrutiva somente ajuda aos interessados no caos de nossos interesses. Realmente o que transmitiste demonstra o estado lamentável que estás e fyi acabo de passar a rejeitar qualquer pensamento ou recebimento de emails doentios da sua parte e de outras bem conhecidas.
    O assunto em pauta que é o acordo estará sendo tratado não só pelo Sr. Liquidante como pela APRUS junto ao governo e com a ajuda de amigos e colegas que com seriedade procuram somar e ajudar. Procure tratamento e esqueça que existimos somente aproveite o resultado.

    Thomaz Raposo APRUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Thomaz Raposo: Tenho respeito pela sua pessoa mas isso não me impede de criticar uma gestão que poderá por em risco os nossos interesses; apenas acho - como sempre lhe disse - que o senhor conduz a APRUS à reboque de pessoas sem representatividade que, embora não tenham CNPJ exploram com sucesso, o "estrelismo" ! Se a estória acima, relatada pelo senhor, tivesse acontecido de modo inverso: ( ... o senhor liquidante foi procurar o presidente da APRUS para oferecer uma solução harmônica ... ) ainda assim, eu diria: muito cuidado! Até um trabalhador da antiga SATA sempre soube que é suicídio um piloto tentar atravessar um CB, uma turbulência (econômica e política) para cortar caminho! Na minha experiência na APRUS, o senhor sempre foi aberto à sugestões que, depois de aceitas, eram mudadas intempestivamente. Levei essa estória ao conhecimento de um amigo, advogado que trabalha em um famoso escritório do Rio. Ele achou que, nesse panorama de quase falência do Estado, trocar ações na justiça por "soluções harmônicas" é um grande risco e falta de previsibilidade, podendo resultar em perda de quaisquer garantias! Aí, sim, se isso acontecer eu e outros mais poderemos ficar em "um estado lamentável" como o sr. me qualifica em sua mensagem! Acho que o senhor, com a ajuda de amigos e colegas, deveria deixar o liquidante resolver os seus próprios problemas (pois, pelo visto ele não tem nada que possa oferecer) e cuidar da APRUS e dos interesses dos associados junto à justiça! Saudações do ex-associado
      Alberto José

      Excluir
  31. O título do comentário de Heitor Volkart é "Próstata do Aerus".

    ResponderExcluir
  32. De nada adianta ânimos exaltados ao emitir opiniões.
    Todos nós somos niilistas, e cada um sabe de suas necessidades.
    Tenho mais de 900.000 reais atrasados, e quero tudinho, se eu morrer, não importa, minha esposa pega e gasta com o que ela quiser, pode ser até sustentar vagabundo.
    Não me interessa nada que acontecer depois de minha morte.
    Hoje foi mais um o Cavegdane, grande colega.
    Não precisamos de batalha de Egos.
    Acordos coletivos é agradar gregos e troianos.
    Se depender de 100% para fazer um acordo que interessa a alguns e não a todos, não assino.
    Se forem acordos individuais que os façam.
    Como já escrevi anteriormente, diversas vezes, a ferida sangrou está cicatrizando, e talvez a recompensa do sofrimento venha, mas que venha justa e reparadora.
    Sou plano 1, minha esposa receberá atá seu último suspiro integralmente, já outras de outros planos não terão essa benesse.
    Então eu não me estresso, não rezo, não tenho lá muitas esperanças, mas não há mal que o tempo não cure.
    Apenas sejamos velhos respeitosos, a idade não permite queda de braços.
    Ninguém pode mensurar necessidades, nem os devaneios pessoais.
    Todo POST que permite-se opinar causa danos.
    Debates devem ser conscientes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Batalha de egos? De quem??

      Excluir
    2. O meu ego assinado e postado e o se u medíocre postado no anonimato da imbecilidade.

      Excluir
    3. Rochinha, tenho por 'norma editorial' aceitar os comentários anônimos que não contenham ofensas nem insultos, embora discorde e não os compreenda; não vejo nenhuma razão de ao opinar aqui neste blogue optar pelo anonimato.
      Portanto, não costumo responder a esses comentários. Recomendo a mesma atitude aos comentaristas que dão a cara ou deixam a bunda na janela...
      Abraços./-

      Excluir
    4. Somente respondi, porque o imbecil anônimo quis provocar animosidade, e realmente provocou uma batalha de egos, o meu contra o dele.

      Excluir
  33. E revoltante! Pessoas que so pensam em si! Esquecem que os Ativos, contribuiram desde o primeiro dia de AERUS e que hoje tambem estao idosos ou ficando idosos! Todos esquecem disso! Nao querem saber de mais nada porque estao recebendo! Esquecem dos Ativos que estao passando seus sufocos! Voces estao recebendo e nos so vendo o tempo passar e nada ser resolvido! A cada dia me decepciono mais com o ser humano. Principalmente ao egoista! Ja envelheci e gracas a Deus por ter comecado a trabalhar muito cedo consegui minha aposentadoria junto ao INSS. Porque quando a VARIG fechou as portas e apaguei a luz junto com ela. Faltando apenas dois meses para completar 50 anos. Faltavam apenas dois meses para eu dar entrada no AERUS e receber proporcional! E nem isso! Sai sem nada. Na epoca nem INSS. Acho que tem que ser resolvido o que for melhor para todos e nao somente para os que recebem do AERUS!

    ResponderExcluir
  34. SENHORA MARIA BERNADETE,
    Entendo sua revolta, apenas não entendo jogar suas mágoas nos aposentados.
    Eu saí no PDV, e fiz minha opção por 70% do AERUS aos 50 anos.
    Sai para eixar minha vaga aos mais novos, que não tinham idade para aposentarem-se.
    Teve gente que não quis aposentar e sair, foram opções pessoais.
    Fiz um projeto de vida , tal e qual o seu.
    Infelizmente, quando o AERUS sofreu a intervenção, não foram aceitas novas aposentadorias por falta de numerário, estava falido, e a culpa não foi de assistidos e ativos.
    A antecipação de tutela é somente para os assistidos.
    A devolução de poupança aos ativos faz parte da massa falida e da ação judicial ser concretizada no STF.
    Ninguém aqui é egoísta. Revoltante é colocar a culpa nos assistidos, e não compreender o trâmite jurídico.
    Você é vítima, e nós algozes no seu ponto de vista.
    O acordo proposto acima, não resolverá o problema dos atrasados nossos nem a devolução das poupanças dos ativos.
    Tudo está nas mãos do judiciário.
    Tenho cerca de 90000 reais na massa falida referente ao meu FGTS.
    Vai ser liberado 7000 quando o judiciário quiser.
    Tem gente com 800 mil reais ou mais na massa falida, vai receber 7000 reais.
    o Aerus sofreu intervenção em 12 de abril de 2006.
    A Varig fechou em 20 de julho de 2006.
    Você estaria na justiça tentando aposentar-se.
    Vou ser lógico, ninguém aqui ou acolá tem culpa.
    Mágoas a gente coloca em envelopes e joga-as na privada.
    Bom dia...

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-