sábado, 19 de novembro de 2016

Um grupo de ex-trabalhadores da Varig reuniu-se com o juiz da 1ª Vara Empresarial

E um dos participantes relatou o que aconteceu. Confira:

Resumo do encontro com o juiz Alexandre Mesquita, titular da 1ª Vara Empresarial, na manifestação do dia 16/11/2016.

1 - Ele recebeu quatro ex-funcionários, sendo o nosso porta-voz, o colega Orlando Torres. Houve uma intermediação do colega também, Jacques Vitório, para que o juiz abrisse essa excessão, pois da 1ª vez que estivemos lá, este não nos recebeu e afirmou não receber partes.

2 - O Juiz afirmou ser problema de TI, o motivo de ainda não ter autorizado/assinado os mandados de pagamento.

3 - De acordo com o Juiz, o BB queria pagar apenas os credores moradores do RJ. Em resposta ao banco argumentou que o BB é uma instituiçao nacional e que tem por obrigação pagar a todos em todo o território nacional. Fora as agências no exterior.

4 - No setor de Informática do TRJ (DEGETEC) há uma equipe de 5 pessoas, houve corte de pessoal. Eles só trabalham com 5 digitadores durante 7 meses, pois durante os outros 5, sempre tem um profissional em férias.

5 - Todo e qualquer processo contra à Varig vai parar lá, ele mostraram as pilhas e pilhas de processos contra a empresa. Foi bem claro que há pessoas que jamais receberão, tipo paxs que tenham processado a empresa por algum atraso que lhes tenha sido nocivo. Primeiro recebem os trabalhadores, depois os outros e não há dinheiro para todo mundo.

6 - Os 70 milhões estão no BB e já são quase 75!

7 - Daqui a pouco, a OI, que tem 80.000 credores, passará pelo mesmo problema que nós, pelo motivo de não existir o tal programa.

8 - O AJ (administrador judicial) estava presente e de vez em quando gaguejava!


9 - O juiz afirmou ter a intenção de acabar com o caso Varig e por isso gostaria de ter condições para pagar integralmente todos os valores devidos. Conversa fiada ou não, ele disse isso!

10 - Os dados de todos os credores estão num pendrive que foi pedido ao AJ e já foi entregue.

11 - O DEGETEC necessita de um profissional que possa criar um programa para que se possa assinar uma vez somente, eletrônicamente os 13.400 mandados de pagamento.

12 - Disse, se arrumarem o referido profissional, me liguem, marcamos um horário e me apresentem a pessoa, essa pessoa será inteirada de toda a situação e será levada ao setor de informática (DEGETEC). Sendo aceito, iniciam-se os trabalhos.

13 - O AJ disse que em fevereiro/2017, haverá uma "ASSEMBLÉIA DE CREDORES"!

14 - Quanto ao tal programa, ressalto que iremos precisar dele para outros rateios que venham pela frente. E da mesma forma a "OI" e outras empresas que possam estar na mesma situação.

15 - O Juiz informou que a VARIG tinha ilhas, não disse quantas e nem sua posição geográfica, mas que por serem pontos geográficos onde não tem nada, jamais serão leiloadas.
16 - Bem, ele empurrou a batata para os ex-funcionários!
----------------------------------------------------------------------------------------------
Hoje, recebi uma mensagem de um colega, o qual conhece uma pessoa que trabalha lá dentro do FÓRUM e é essa abaixo:

“Um amigo meu, que trabalha no FÓRUM, afirmou que realmente o calcanhar de Aquiles deles é o setor de TI, o quadro diminuiu e, a empresa que faz esse serviço para eles, é uma empresa do Rio Grande do Sul e que sempre apresenta problemas para pagar funcionários e outras coisas, inclusive para fazer ordem de pagamentos referentes a processos. Ele falou que o Juiz tem o poder de decidir e fazer com que o BB cumpra essa ordem de pagamentos. Para mexer na TI do TRJ, isto está acima dele, está fora da alçada dele, seria então obrigação do Governo do Estado (Pezão), porém, este está quebrado!

Já existe a possibilidade de que o grupo possa se cotizar para pagar um profissional de TI, já se sabe que criar um programa, não é coisa barata, porém, segundo o Alexandre Freyesleben, o Juiz lavou as mãos e colocou em nossas mãos a decisão de contratar ou não o tal profissional e remunerá-lo caso positivo… Ninguém fará isso de graça! Nessa "malandragem" ele usará este programa para o caso Varig, o caso OI e outros mais que existam, sem custo para o TRJ.

Diante disso, já está se procurando um dia para agendar uma reunião com o pessoal da FLEX, fazê-los arcar com essa despesa, pressionar o AJ para que faça isso (lembramos que toda despesa extra pode ser liberada pelo Juiz, vide o caso da internet que teve um aumento mensal absurdo), pressionar o Ministério Público para que este pressione o Juiz, temos a Ouvidoria e se ao final de tudo o resultado produzido não nos atenda, iremos ter que fazer uma "vaquinha" entre os credores para que possamos contratar o profissional de TI, mediante contrato, registrado em cartório, tendo como cláusula primordial, que o pagamento só será efetuado, depois do serviço finalizado e que o dinheiro esteja de fato na boca do caixa esperando pelos seus donos. Além disso, uma negociação sobre o valor dessa prestação de serviço deverá ser negociada, a fim de que possamos pagar!

Uma outra coisa, isso foi dito pelo meu advogado há alguns meses atrás, todos os processos do FÓRUM, estão sendo "DIGITALIZADOS)!

Até o momento é isso, não desanimem, ainda tem jogo para nós! A manifestação foi bem conduzida, cerca de 100 pessoas, 4 pessoas recebidas pelo Juiz, presença no leilão com o protesto de nosso porta-voz, Orlando Torres, tendo todos ouvido que os bens da Varig estão sendo leiloados, mas que o dinheiro não chega aos ex-funcionários! A proposta do Juiz é indecente, mas se for para recebermos o "NOSSO", vamos fazer a tal vaquinha e vamos em frente!

Nós vamos conseguir!
Recebido via e-mail por gentileza de Sidnei Oliveira, 18-11-2016

Um comentário:

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-