sábado, 19 de novembro de 2016

Reviver o passado no Contraditório

JCD


Em 2009, após ouvir um Contraditório na Antena 1 escrevi este artigo, a que chamei Os Neoabistas. Íamos a caminho do abismo, mas naquele grupo de inconscientes celebrava-se o sucesso do governo de José Sócrates e a sua a mão firme que nos guiava a todos rumo a um futuro luminoso.

Da equipa de opinadores desses tempos apenas resta Ana Sá Lopes mas o programa de hoje fez lembrar-me o artigo de há 7 anos. As três alminhas opinantes estão em êxtase com o sucesso do governo.

Raul Vaz já antevê que António Costa pode ter uma maioria absoluta em 2019. O argumento é linear. O PS vai ter uma grande vitória nas autárquicas, Passos Coelho cai, Rui Rio liderará o PSD e fará todos os acordos de regime que o país necessita com o amém de Marcelo e, corolário da virtude política excepcional, o grande Costa voará para uma maioria absoluta.

Ana Sá Lopes fez a extrema-unção a Passos Coelho. O sucesso económico tremendo desta semana é o fim da estrada para o líder do PSD. Um crescimento ímpar – 1,6%, o maior da Europa – mostra que era este o caminho que devia ter sido percorrido antes.

António José Teixeira é igual ao que sempre foi e debitou as banalidades pró-PS do costume. Até o Moscovici já reconhece o sucesso da economia lusa.

Voltámos a 2009. Bastou um crescimento circunstancial num trimestre, ajudado pelo boom do turismo amplificado pela situação na Turquia, por uma venda não recursiva de aviões velhos à Roménia e por uma refinaria que tinha estado parada e agora arrancou para deixar os 3 opinantes em delírio.

Como é bom de ver, não aprendemos muito. Nem sei bem como qualificar esta gente. É que nem os burros tropeçam duas vezes na mesma pedra.
Título, Imagem e Texto: JCD, Blasfémias, 18-11-2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-