domingo, 2 de setembro de 2012

Perth, a metrópole mais isolada do mundo

Otacílio Guimarães

Imaginem uma cidade onde você chega e começa a sentir aquela sensação de bem-estar, de segurança, de conforto e onde seus olhos não se cansam de procurar as mais agradáveis visões, sejam belos parques, avenidas monumentais, edifícios projetados observando as necessidades humanas de bem viver, belíssimas praias e um rio que divide a cidade em duas formando algumas ilhas e o por do sol mais espetacular do planeta. Esta é Perth, a metrópole mais isolada do mundo, com pouco mais de um milhão de habitantes, situada no extremo oeste da Austrália às margens do oceano Índico.
Sempre que preciso ir à Perth, já entro feliz no avião certo de que vou ter uma estadia maravilhosa numa cidade linda e acolhedora onde tudo funciona às mil maravilhas e onde as pessoas parecem ser as mais bem-educadas do mundo. As palavras que mais se ouvem em Perth são I’m sorry, excuse me, please, thank you e por ai vai. A qualquer lugar onde se vá o atendimento é primoroso, muito cortez e eficiente. O trânsito flui como as águas do rio que corta Perth, rapida e ordeiramente e o transporte coletivo, seja de ônibus ou trens, é excelente.
Perth está entre as quatro cidades australianas classificadas entre as vinte do mundo que oferecem melhor qualidade de vida. Isto não é pouco e é motivo de orgulho para os australianos.
Perth destaca-se das demais grandes cidades da Austrália devido a sua posição geográfica, pois é rota de passagem dos navios que entram ou saem do oceado Índico em direção ao ocidente e oriente, bem como rumo à Ásia e Sudeste da Ásia, além de toda a Oceania. É comum ver-se no grande porto de Perth navios com bandeiras de diversos países que ali aportam para se reabastecer ou faser reparos. Assim, a cidade está sempre cheia de marinheiros do mundo inteiro. É rota também dos grandes transatlânticos turísticos que estão sempre chegando e saindo, deixando a cidade com um aspecto cosmopolita.
É sempre um prazer passear pelas ruas de Perth, todas muito arborizadas e bem cuidades, pelos seus bairros residenciais com belíssimas residências e mansões que não se escondem atrás de muros como em alguns lugares que conheço e pelos seus aprazíveis parques sempre repletos de animais que ali vivem em harmonia com os humanos. As marinas são lugares para deliciosos passeios de barco. São várias e Perth deve ser a cidade com a maior concentração de barcos da Austrália. Chama a atenção também a quantidade de lojas de alto luxo da Europa e Estados Unidos, como a Louis Vuitton, a Gucci, a Prada e muitas outras.
A economia da cidade gira em torno do comércio, principalmente o marítimo e da mineração de pedras preciosas extraídas de várias minas da região. E do turismo, é claro.
Chama a atenção a arquitetura da cidade onde o tradicional estilo vitoriano se harmonisa com a beleza da arquitetura moderna.
Bem, deixo o blá-blá-blá prá lá e convido vocês para um passeio para conhecer um pouco desta belíssima cidade.



Prestem atenção nas mansões que aparecem no vídeo a seguir. Não têm nem uma cerquinha protegendo-as:


Agora vejam a opinião de um brasileiro de São Paulo que estuda comércio em Perth


É de Perth, onde cheguei ontem, que escrevo estas linhas.
Um abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-