Presidente do colegiado quer realizar
audiências públicas até o fim de maio; relator deve apresentar parecer na
primeira quinzena de junho
A comissão especial da
reforma da Previdência (PEC 6/19) recebe nesta quarta-feira (8) o ministro da
Economia, Paulo Guedes [foto]. Segundo o presidente do colegiado, deputado
Marcelo Ramos (PR-AM), Guedes deve apresentar os números que embasam a proposta
do governo.
![]() |
Foto: Cleia Viana/Agência Câmara |
Ramos acredita que a vinda do ministro será tranquila, diferente da reunião
com Guedes na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania que
foi marcada por confusão e polêmicas. Segundo ele, a oposição fez um acordo
para não obstruir os debates. “É importante o diálogo para um ambiente sadio
para o País porque permite que todos opinem sobre a proposta.”
O presidente não quis marcar uma data final para a conclusão dos trabalhos na comissão. “Tem uma previsão do presidente Rodrigo Maia [de votar no final do primeiro semestre], mas há fatores que independem da comissão. Não dá para taxar uma data se não é papel da comissão constituir a maioria no Plenário”, disse.
Em relação ao número de audiências públicas previstas, Marcelo Ramos afirmou que vai definir isso na semana que vem. “O nosso prazo para audiências públicas é o final de maio, mas podemos fazer alguns ajustes, uma audiência em data diferenciada, queremos estimular o debate, mas ele precisa acabar”, destacou.
Parecer em junho
O relator, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), afirmou que o objetivo é apresentar o parecer na primeira quinzena de junho, mas disse que esse prazo pode ser alterado dependendo dos debates no colegiado.
Moreira afirmou que não tem se
sentido pressionado por ser o relator da proposta. “Vou apresentar o relatório
quando tiver a convicção que estiver preparado, a partir da apresentação das
emendas, mas temos que respeitar a dinâmica da comissão”, disse.
A proposta
A Proposta de Emenda à Constituição 6/19 pretende alterar o sistema de Previdência Social para os trabalhadores do setor privado e para os servidores públicos de todos os Poderes e de todos os entes federados (União, estados e municípios). A idade mínima para aposentar será de 65 anos para os homens e 62 para as mulheres. Há regras de transição para os atuais contribuintes.
A Proposta de Emenda à Constituição 6/19 pretende alterar o sistema de Previdência Social para os trabalhadores do setor privado e para os servidores públicos de todos os Poderes e de todos os entes federados (União, estados e municípios). A idade mínima para aposentar será de 65 anos para os homens e 62 para as mulheres. Há regras de transição para os atuais contribuintes.
O texto retira da Constituição
vários dispositivos que hoje regem a Previdência Social, transferindo a
regulamentação para lei complementar. O objetivo, segundo o governo, é conter a
diferença entre o que é arrecadado pelo sistema e o montante usado para pagar
os benefícios. Em 2018, o déficit previdenciário total – setores privado e
público mais militares – foi de R$ 266 bilhões.
Reportagem – Luiz
Gustavo Xavier
Edição – Natalia Doederlein
Agência Câmara Notícias, 7-5-2019
Edição – Natalia Doederlein
Espero que a Reforma da Providência, perdão, da Previdência saia até o ano 205000000001920. Quero estar vivo e com saúde para ver e gozar das tais reformas, digo, nas reformas.
ResponderExcluirAparecido Raimundo de Souza.