sábado, 1 de fevereiro de 2020

Francisco Lula da Silva

Telmo Azevedo Fernandes

A Helena Matos tem ainda uma réstia de dúvida sobre se o Papa Francisco terá mesmo dito ao Presidente da Argentina que terá “todo o prazer” em receber Luiz Inácio Lula da Silva no Vaticano.

Mas só pode ser verdade e é, aliás, coerente com o teor e forma das anteriores cartas que foram propositadamente tornadas públicas entre Francisco e Lula.


comunicado oficial do Vaticano não o refere, mas também não houve nenhum desmentido, correção ou clarificação sobre o que se passou e conversou entre os dois argentinos, ao contrário do que aconteceu com outros aspectos, conforme se verifica aqui.

Temos, portanto, um líder religioso que faz statements políticos deste calibre e que não hesita em abrir portas à corrupção moral dentro da própria hierarquia da instituição.

Felizmente a Igreja e a Fé estão muito para além de enredos de novelas latino-americanas.

O problema

Telmo Azevedo Fernandes

O Gabriel pergunta qual o problema?, mas certamente não ignora que as atitudes e posições do Papa têm uma leitura política, mais não fosse porque também é um Chefe de Estado.

E seja a interpretação religiosa ou mundana, a meu ver a verdade é que Francisco, ao receber Lula e permitir que sejam tornadas públicas as missivas com ele trocadas assim como as calorosas palavras de amizade entre os dois, o sinal e incentivo que dá é o de valer a pena persistir na corrupção e ladroagem como que caucionando ou contemporizando moralmente tais comportamentos.

É que nem Lula nem Sócrates mostraram qualquer arrependimento, nem sequer assumiram qualquer falha ou menor consideração à verdade e a uma vida reta.

Pelo contrário, ambos cavalgam uma narrativa de complot montado contra as suas pessoas, apresentam-se como vítimas e ambos desafiam a legitimidade das instituições e dos representantes políticos dos seus países, democraticamente eleitos.
Títulos e Textos: Telmo Azevedo Fernandes, Blasfémias, 1-2-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-