quinta-feira, 11 de junho de 2020

Mais uma vacina contra a covid-19 avança no Brasil

Já são três trabalhos brasileiros que visam desenvolver antídotos contra o vírus chinês

Anderson Scardoelli

O Brasil conta com pesquisa que visa desenvolver mais uma vacina na luta contra o novo coronavírus. Nesta quarta-feira, 10, a equipe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) avisou que o seu protótipo de antídoto avançará. A partir de agora, animais vivos serão testados.


Dessa forma, a Fiocruz se torna responsável por anunciar que trabalha para o desenvolvimento de uma vacina na luta diante da pandemia da covid-19. Isso porque há outros dois estudos genuinamente brasileiros em ação. Nesse sentido, o país já conta com a pesquisa da USP em parceria com o InCor. Há, ainda, o projeto que visa criar um antídoto em formato de spray.

Assim como a pesquisa relacionada à mais nova vacina brasileira contra a covid-19, os outros dois projetos já haviam anunciado testes em animais. Conforme noticiou Oeste, os dois casos anteriores aplicarão testes em camundongos. Diferentemente dos outros estudos, o liderado pela Fiocruz não avisou em quais animais a testagem será realizada.

Vacina sintética
Por outro lado, a equipe da Fiocruz destaca que a mais nova vacina brasileira contra o novo coronavírus poderá ser desenvolvida rapidamente. Isso porque ela vem sendo trabalhada de forma sintética. O princípio, contudo, segue o mesmo: aplicar pequenas proteínas do vírus para que o corpo crie resistência.

“Rapidez no desenvolvimento em comparação às metodologias tradicionais”

“As vantagens da abordagem vacinal sintética são a rapidez no desenvolvimento em comparação às metodologias tradicionais e o não requerimento de instalações de biossegurança nível 3 para as primeiras etapas de desenvolvimento (sendo necessárias somente a partir dos estudos pré-clínicos)”, afirma a Fiocruz em nota. “Bem como o custo reduzido de produção e a estabilidade da vacina para armazenagem”, complementa a fundação.
Título e Texto: Anderson Scardoelli, revista Oeste, 10-6-2020, 20h25

Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-