sábado, 27 de junho de 2020

INSS: há 30 anos na vida dos brasileiros

Órgão completa três décadas de atuação com foco na excelência na prestação de serviços previdenciários e assistenciais


A virada da década de 1980 para a de 1990 foi marcante em muitos aspectos para os brasileiros. Desde a elaboração da nova Constituição Federal (1988) e ganharia também novo presidente da república que, por sua vez, criaria, por meio do Decreto n° 99.350, em 27 de junho de 1990, uma gigante autarquia federal tão importante para a vida de milhares de pessoas em todo o país. Nascia o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O INSS foi criado a partir da fusão do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS) com o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), como autarquia vinculada ao Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS), atual Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia.

Cabe ao INSS a operacionalização do reconhecimento dos direitos dos segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) que, segundo a Constituição Brasileira, tem caráter contributivo e de filiação obrigatória.

O INSS caracteriza-se, portanto, como uma organização pública prestadora de serviços previdenciários e assistenciais para a sociedade brasileira e pode ser visto como a maior seguradora da América Latina e uma das maiores do mundo.

Quando o trabalhador contribui para a Previdência Social passa a ter direito tanto à aposentadoria, quanto a uma série de outros benefícios que visam a assegurar o bem-estar dos trabalhadores e de suas famílias, nas horas em que mais precisam, como auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte.

Transformação digital

O ano de 2020, em que o INSS completa três décadas de intensa e importante atuação, é exatamente o momento de consolidar a maior mudança cultural e de gestão implementada pelo governo federal ao longo de 2019. No ano passado, o INSS fez a tão esperada virada de chave, deixando de ser analógico para ser completamente digital. E o INSS passou a oferecer todos os seus serviços através de canais remotos: o Meu INSS (site e aplicativo para celular) e o telefone 135.

Ao completar 30 anos, o INSS tem a importante missão de aperfeiçoar ainda mais a prestação de serviços ao cidadão, com mais agilidade, conforto e segurança. Para isso, o instituto conta com a dedicação e experiência de mais de 23 mil servidores, responsáveis por fazer deste instituto um dos órgãos públicos mais importantes para o cidadão.

O desafio do INSS é gigante. São cerca de 37 milhões de brasileiros que recebem algum benefício previdenciário ou assistencial. Por isso, o INSS, enquanto maior autarquia federal do país, e cuja missão é gerenciar os benefícios previdenciários e assistenciais dos milhares de brasileiros, trabalha contínua e diariamente com foco no cidadão a fim de alcançar a excelência na gestão e prestação de serviços.
Fonte: INSS, 27-6-2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-