sábado, 15 de julho de 2023

Cimeira da NATO marcada por divisões entre o Ocidente e Zelensky

Paulo Hasse Paixão 

A Bloomberg publicou na quarta-feira um relato devastador dos bastidores da cimeira da NATO em Vilnius: face à pública fúria de Zelensky, os líderes do Ocidente acusaram o líder ucraniano de ingratidão, dado o fluxo constante de milhares de milhões de dólares em armas e outros apoios a Kiev.

Aparentemente, até os meios de comunicação social mainstream concordam com a avaliação de que o líder ucraniano fez uma “birra” ao queixar-se da posição “fraca” e “absurda” da NATO em relação à adesão da Ucrânia à aliança. O tweet contundente que publicou em inglês, quando estava a caminho da Lituânia, expôs as divisões entre os aliados.

De facto, Volodymyr Zelenskiy estava furioso antes da sua reunião com os líderes da NATO, na terça-feira à noite. O Presidente ucraniano tinha-se irritado no início do dia com o que disse ser uma relutância “absurda” em dar ao seu país um prazo claro para a adesão. Esta reacção, por sua vez, incomodou os parceiros que canalizaram milhares de milhões de dólares em armamento e ajuda para a defesa da Ucrânia contra a invasão russa – Tanto mais que os EUA foram surpreendidos pelo agressivo post de Zelensky.

Durante todo o dia de quarta-feira, a fotografia acima (real) de um Zelensky isolado no meio de chefes de Estado da NATO de costas voltadas para ele circulou amplamente nas redes sociais.

Continue lendo no » ContraCultura

Relacionados: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-