segunda-feira, 24 de julho de 2023

Sócios do restaurante Kilograma, de Ipanema, destroem imóvel após serem despejados

Prejuízos devem passar de R$ 1 milhão; proprietária entrou na Justiça por danos patrimoniais contra a rede

Altair Alves

Os sócios do restaurante Kilograma destruíram o imóvel em que o empreendimento ficava localizado, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, antes de entregar suas chaves. O caso aconteceu após a empresa, que era inquilina do imóvel, receberem ordem de despejo. Eles deixaram o local após ficarem anos sem pagar o aluguel, segundo informações da proprietária. Os sinais de vandalismo foram encontrados por toda parte e os prejuízos ocasionados pela cadeia de restaurantes a quilo podem passar de R$ 1 milhão.

O imóvel de 420 metros quadrados ainda exibe as marcas de devastação. Nada escapou da fúria dos sócios. O teto foi destruído, o encanamento quebrado, o banheiro depredado e a fiação exposta, além de muito entulho espalhado. Um último pavimento do imóvel teria sido demolido às pressas, assim como escadas que dariam acesso a ele.

Proprietária do local, Karina Kfouri só tomou conhecimento do cenário de guerra depois que os inquilinos deixaram a loja, no último dia 17 de julho. O ponto comercial fica em um prédio de 16 andares, na Rua Visconde de Pirajá, uma das mais movimentadas da região.

“Eu fiquei chocada. Passo mal só de lembrar dessa situação. A gente não conseguia ver tudo porque eles desligaram a luz. Eles construíram uma parede para a gente não ver o ambiente insalubre da parte da cozinha. Eu não entendi porque eles não pagaram o aluguel e ainda destruíram tudo. Não faz o menor sentido“.

Pelo contrato de locação, os inquilinos deveriam arcar com todos os custos referentes a obras, reparos, pinturas e tudo que fosse necessário para manter a boa infraestrutura do imóvel, inclusive higiene e conservação. As benfeitorias realizadas no prédio deveriam também incorporar automaticamente a edificação.

“As locações de imóveis comerciais, principalmente, devem ser acompanhadas de garantias que possam servir para momentos como este, de profunda destruição, que são menos incomuns do que se imagina. Já alugamos um imóvel que teve todos os seus encanamentos enchidos com concreto“, diz Wilton Alves, diretor de administração de imóveis da imobiliária Sergio Castro, com sedes em Leblon, Copacabana, Laranjeiras e Centro. Segundo Alves, é preciso fazer um seguro fiança que garanta danos ao imóvel.

Segundo o serviço de perícia de engenharia contratado pela proprietária, uma parte da laje da construção teria sido comprometida, e corre o risco de desabar uma vez que os locatários utilizaram os serviços de forno e churrasqueira sem qualquer proteção térmica.

A proprietária ainda relata que no terceiro andar, os sócios construíram uma área coberta que também foi colocada abaixo.

Os donos fizeram um boletim de ocorrência e entraram na Justiça com um pedido de indenização por danos materiais e patrimoniais. A rede Kilograma tem diversos restaurantes espalhados pela cidade, e seu slogan no local de onde foi despejada era “O melhor Buffet de Ipanema“.

O DIÁRIO DO RIO tentou entrar em contato com os responsáveis pela gestão do restaurante, mas até o fechamento desta matéria, não obteve retorno.  Uma matéria foi ao ar no Balanço Geral, da TV Record.

Título e Texto: Altair Alves, Diário do Rio, 24-7-2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-