segunda-feira, 27 de novembro de 2023

[Sétima Arte] Argo


Argo é um filme norte-americano de 2012, dos gêneros Drama histórico-biográfico e Suspense, dirigido por Ben Affleck, com roteiro de Chris Terrio, baseado no livro The Master of Disguise, de Tony Mendez (agente da CIA), e no artigo "The Great Escape", de Joshuah Bearman, publicado na revista Wired em 2007 e que trata da "Canadian Caper", na qual Mendez resgatou seis diplomatas americanos de Teerã durante a crise de reféns de 1979.

Argo recebeu muitos elogios da crítica e três das sete nomeações para os prémios da Academia em sua 85ª edição — melhor roteiro adaptado, melhor edição e melhor filme —, além de cinco indicações ao Globo de Ouro, vencendo duas: melhor filme dramático e melhor realização.

Sinopse

O filme se inicia em 4 de novembro de 1979, quando a embaixada norte-americana em Teerã é invadida por militantes iranianos que exigem a extradição do ex-governante do país, Mohammad Reza Pahlavi, então em tratamento de saúde nos Estados Unidos, gerando a crise de reféns no Irã. Entretanto, seis funcionários da embaixada conseguiram sair antes da invasão, escondendo-se na casa do embaixador do Canadá.

A CIA estuda meios de resgatá-los, e Tony Mendez engendra a ideia de simular a gravação de filme de ficção científica chamado Argo. Com o apoio de seu chefe, Jack O'Donnell, e a ajuda de John Chambers, especialista em maquiagem da indústria cinematográfica, e do ator Lester Siegel, Mendez monta uma equipe e viaja até Istambul, onde, antes de seguirem a Teerã, ensaiam as novas identidades de cidadãos canadenses membros da equipe de filmagem, que voltarão para casa num voo da Swissair. Wikipédia.

O voo da Swissair que tirou Mendez e o grupo de reféns de Teerã é mostrado operado com um Boeing 747-300, um tipo que entrou em serviço em 1983, e é pintado com uma pintura que a Swissair introduziu em 1980. Na vida real o grupo partiu de Irã num Douglas DC-8.

No IMDb: 7,7

Sim, o filme prende, do início ao final. Ben Affleck muito bem, como Produtor, Diretor e Ator.

Anteriores: 
Trem da Vida 
Minority Report 
Meu nome é Ninguém 
The French Connection

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-