quarta-feira, 22 de novembro de 2023

[Língua Portuguesa] Remorso ou Arrependimento…

Qual a diferença?


Colunas anteriores: 
Demagogo ou Demagógico? 
Chamar a atenção ou à atenção 
Ovelha ranhosa ou ronhosa? 
Como usar os símbolos do Euro e do Real 
Militância DAS ou militância NAS redações? 
Chego ou chegado? 

2 comentários:

  1. No Houaiss:
    Remorso:
    substantivo masculino
    inquietação, abatimento da consciência que percebe ter cometido uma falta, um erro; arrependimento, remordimento

    Arrependimento:
    substantivo masculino
    ato ou efeito de arrepender-se
    1 pesar ou lamentação pelo mal cometido; compunção, contrição
    Ex.: foi grande o a. do assassino
    2 negação ou desistência de algo feito ou pensado em tempos passados
    Ex.: o a. de ter estudado medicina
    2.1 Rubrica: termo jurídico.
    faculdade concedida às partes de desfazer o contrato anteriormente celebrado
    3 Rubrica: religião.
    no judaísmo e no cristianismo, ato central da virtude religiosa que consiste em um sentimento de rejeição sincera, por parte do pecador, ao seu comportamento pregresso, e que resulta na intenção de um retorno contrito à lei moral.

    Na Wikipédia
    Remorso é um sentimento experimentado por aqueles que acreditam que cometeram uma ação que infringe um código moral (pessoal ou não) que obedecem.

    O remorso é mais intenso que a tristeza e implica um estado de longo prazo. Ao mesmo tempo sugere um grau de resignação o que atribui ao remorso um certo grau de dignidade. Em termos de atitude o remorso pode ser entendido como algo entre a tristeza que envolve uma aceitação e a angústia e que envolveria uma não aceitação.

    A palavra remorso tem origem latina, vem de remorsos, particípio passado de remordere, que significa tornar a morder. Liga-se, portanto, a dilacerar, atacar, satirizar, ferir, torturar, atormentar. A etimologia da palavra dá a ideia de que esse sentimento é doloroso, angustiante e provoca vergonha. Isso vem da consciência de termos agido mal. Geralmente vem acompanhado de arrependimento, culpa, lamentação.

    O remorso é um sentimento sobre os acontecimentos e atitudes do passado. É a sensação do que não era para ser dito, do que não era para ser feito ou do que deveria ter sido dito ou feito, porém não foi.

    Pode se tornar uma doença. Um grande desgaste como, por exemplo, as dores de cabeça que não sabemos a razão, ou mesmo a vesícula funcionar mal, as palpitações ou em casos mais extremos, pode desencadear ao indivíduo distúrbios emocionais tais como, depressão ou ansiedade.

    É o remorso a massacrar o corpo sem que percebamos. Está nas mãos de cada um curar o mal ou a dor que sentimos.

    (Continua abaixo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em algum momento da nossa vida sentimos remorso. Ele pode ser também um sinalizador de que nos preocupamos ou deveríamos nos preocupar com algo importante que temos a aprender. E assim servir de aprendizado para que possamos fazer melhores escolhas no futuro.

      Quando o remorso vira uma sensação de que fracassamos ou quando ficamos desapontados, esse sentimento traz muito sofrimento que pode afetar nossa vida de forma negativa. A tal ponto de nos impedir de vivermos o aqui e agora, o presente. Podemos ficar impotentes para usar nossos recursos internos, impedindo de realizarmos as mudanças positivas em nossa vida. Quando o remorso ultrapassa esses limites, ele deixa de ser produtivo e útil.

      As emoções, tanto negativas quanto positivas sempre servem como aprendizado importante. Porém, quando vão além desse limite e passam a trazer problemas e dificuldades que não conseguimos resolver, indica que está na hora de procurar ajuda profissional.

      Arrependimento é uma reação emocional para atos passados pessoais e comportamentais. Arrependimento é muitas das vezes expressado pelo termo "desculpa".

      A palavra arrependimento é de origem grega (μετάνοια , metanoia) e significa conversão (tanto espiritual, bem como intelectual), mudança de direção, mente, atitudes, temperamentos, caráter, trabalho, geralmente conotando uma evolução. Então arrependimento quer dizer mudança de atitude, ou seja, atitude contrária, ou oposta, àquela tomada anteriormente em determinado assunto específico.

      Diferentemente do remorso, em que a pessoa que o sofre não se sensibilizou verdadeiramente do mal que possa haver causado a outros, e que, pensando apenas no próprio bem, é capaz até de infligir a si mesmo algum tipo de castigo (como uma autoflagelação por exemplo) apenas para tentar se esquivar de sofrer uma punição ainda mais severa por causa do erro que cometeu (punição que pode realmente, ou não, vir a penar), o arrependido verdadeiramente percebe e se sensibiliza das consequências ruins que seus atos causaram para outras pessoas (ou o mal que acredite haver causado a algum ser/entidade sobrenatural em que creia).

      Essa sensibilização à dor alheia leva o arrependido a uma tristeza verdadeira pelo dano sofrido pelos que prejudicou. E, como consequência, sempre faz o arrependido tomar uma firme decisão de não mais cometer o mesmo erro, para não mais causar mal a outros. O arrependimento pode assim, também, ser considerado como a dor sentida por causa da dor causada.

      Excluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-