quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Com mais de 30 obras, Exposição de Presépios é inaugurada na Catedral de São Sebastião

Visitação é gratuita e aberta ao público. O Museu Arquidiocesano de Arte Sacra (MAAS) fica no subsolo da Catedral. Visitação vai até 11 de janeiro

Patricia Lima

Nesta quarta-feira (26), a Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro abre para visitação pública no Museu Arquidiocesano de Arte Sacra (MAAS): a Exposição Arquidiocesana de Presépios. A visitação vai até 11 de janeiro. 

Foto: ArqRio

Segundo o diretor artístico do MAAS, Padre Fernandes Elias Junior, a mostra é resultado de um pedido feito pelo Cardeal D. Orani Tempesta no ano passado, após a inauguração de outra exposição. A mostra conta com mais de 30 obras de artistas do Brasil e do exterior.

O acervo é composto por cerca de sete colecionadores (expositores), que são ligados à arte ou colecionam os trabalhos há anos. Entre os expositores está o frei Roger, do Convento de Santo Antônio, que cedeu 18 presépios. O produtor cultural João Prata, de São Paulo, também é outro destaque, com o empréstimo de 12 ou 13 obras da sua coleção, que tem trabalhos expostos no Museu de Arte Sacra de São Paulo.

Os presépios italianos expostos em vitrine, a peça de Caruaru (PE),  o presépio moderno da professora Beatriz, de Belo Horizonte, o presépio das irmãs Carmelitas do Morro de Santa Teresa – pela primeira em uma exposição – são trabalhos de grande destaque da mostra.

As peças expostas são feitas de materiais diversos, incluindo papel machê, barro cozido, borracha, resina. Há ainda um presépio feito com palito de fósforo. A mostra conta com presépio vindos da Bolívia, Polônia, Itália e de vários estados do Brasil, com destaque para a região Nordeste.

Com o evento, a Arquidiocese de São Sebastião visa ressaltar o caráter evangelizador do presépio, facilitado pela familiaridade do nascimento do Menino Jesus junto à população. Para o Padre Fernandes Elias Junior a arte dos presépios tem como característica a espiritualidade da união, da partilha e da esperança.

Padre Fernandes lembra que o presépio é importante para a fé e para a sociedade, uma vez que a representação do nascimento de Cristo ultrapassa a tradição, para lembrar da “fragilidade que é o nascimento do menino”, que “traz a questão da força, da esperança, de que tudo é possível”, disse o sacerdote, acrescentando que o papel da arte sacra contribui para aprofundar o sentido do Natal através do presépio.

Título e Texto: Patricia Lima, Diário do Rio, 26-11-2025 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-