sábado, 3 de janeiro de 2026

Condomínios da Barra reclamam de assaltos em balsas; moradores estão preocupados

Criminosos estariam cometendo assaltos nas balsas que transportam moradores de condomínios locais. Para ter acesso às embarcações é preciso ser residente e ter uma carteirinha de identificação

Patricia Lima

Balsas usadas como transporte exclusivo de moradores de condomínios da Barra da Tijuca, na Zona Sudoeste carioca, estariam sendo alvo de assaltos, noticiou O Globo nesta sexta-feira (2). Usuários, segundo o veículo, têm denunciado a ação dos criminosos em grupos de mensagens. Para acessar as balsas, a pessoa deve ser moradora de um condomínio e ter uma carteirinha de identificação que dá passe livre para o transporte.

Foto: Instagram da Ecobalsas

Na semana passada, o comando do 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes) teria registrado uma ocorrência envolvendo as, disse a Polícia Militar ao veículo. A PM destacou, no entanto, que notificações de assaltos não seriam frequentes nas embarcações. Por meio de nota, a corporação afirmou que “o comando da unidade mantém policiamento nos acessos”.

De acordo com O Globo, a síndica de um dos condomínios, Nátali Teixeira, teria compartilhado mensagens com relatos de assaltos no Mundo Novo, no Américas Park e no Novo Leblon, na semana passada e de novo nesta quinta-feira. Segundo relatos, bandidos teriam agido nas balsas que fazem a travessia entre os condomínios.

Para um grupo de mensagens de moradores locais, Nátali Teixeira afirmou que as ações dos criminosos seriam frequentes, o que exigiu do condomínio a cobrança de providências junto à Ecobalsas. Aos moradores, a síndica informou que o condomínio solicitou a instalação de câmeras de segurança e o reforço da vigilância – demandas ainda não atendidas pela empresa. Segundo O Globo, na próxima semana, Nátali e representantes da empresa teriam uma reunião marcada:

“Temos reiteradamente solicitado à Ecobalsas a implementação de câmeras de segurança e reforço na vigilância local, contudo, a situação permanece sem resolução”, informou a síndica em uma mensagem de texto.

Nátali Teixeira adiantou que, a partir desta sexta-feira, haveria um serviço de segurança – a informação não foi confirmada. Mas diante da situação, ela reconheceu que a situação exige a atuação da segurança pública. Ainda assim, Nátali ressaltou que, diante do valor pago pelo serviço, a EcoBalsas também deveria tomar providências.

Por meio de nota, divulgada em 30 dezembro, a Associação do Condomínio Mundo Novo informou que acompanha o problema há tempos e que tem tomado providências para reduzir assaltos e furtos no entorno. Como resultado, dentro do condomínio, as ocorrências são mínimas. A entidade reconheceu, no entanto, que o problema afeta áreas que extrapolam os seus limites.

Associação afirmou ainda que tentou ações conjuntas com condomínios vizinhos para instalação de iluminação e câmeras; realizou reuniões com o 31º BPM e cobrou ações à Ecobalsas. A empresa, por sua vez, teria proposto a contratação de um vigia para fins de semana e feriados, a um custo de R$ 400 mensais por condomínio. A proposta, entretanto, não contou com a adesão de todos os usuários do serviço.

No comunicado, a associação destacou que não pode atuar fora de sua área de competência. Além disso, o informativo lembrou que em locais públicos não é permitido o trabalho de seguranças armados. A contratação de vigilância privada, segundo a Associação, teria caráter apenas inibitório: “O problema de segurança é real e exige a atuação efetiva do poder público”, concluiu a nota.

Em nota encaminhado ao Globo, a Ecobalsas disse que entrou em contato com as autoridades policiais para falar sobre os assaltos: “Não nos cabe gerenciar ou controlar / fiscalizar áreas externas aos do domínio e responsabilidade de nossa empresa. Os problemas de gestão de segurança pública é função e dever do estado”, reproduziu o vespertino carioca.

Título e Texto: Patricia Lima, Diário do Rio, 3-1-2026 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-