terça-feira, 20 de janeiro de 2026

RJ segue com previsão de chuvas intensas e alerta de ressaca nesta terça-feira

A região da Baixada Fluminense foi a mais afetada, com destaque para Duque de Caxias, que registrou o maior volume de chuva: 212,4 mm

Altair Alves

O estado do Rio de Janeiro tem previsão de chuva a qualquer hora desta terça-feira (20/1), após a passagem de uma frente fria que provocou fortes temporais na noite desta segunda (19/1). A região da Baixada Fluminense foi a mais afetada, com destaque para Duque de Caxias, que registrou o maior volume de chuva: 212,4 mm. 

Linha Amarela, foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Diversas ruas ficaram inundadas, principalmente no centro de Caxias, onde veículos foram arrastados na Rua 25 de Agosto. O muro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Lafaiete desabou devido à chuva intensa. Bolsões de água se formaram em diferentes pontos da cidade, incluindo a Avenida Brasil, e permaneciam pela manhã. Ao todo, foram registrados 40 pontos de alagamento e dois casos de enchentes mais severas.

A queda de árvores também foi registrada em consequência do temporal. Na noite de segunda, uma árvore caiu no Grajaú, e na manhã desta terça uma nova queda foi registrada na Rua Dona Delfina, na Tijuca.

Resgate de jacaré em Duque de Caxias

Corpo de Bombeiros foi acionado duas vezes entre a noite de segunda e a madrugada desta terça para resgatar um jacaré que apareceu no Jardim Leal, em Duque de Caxias. No primeiro chamado, às 22h30 de segunda-feira, na Rua Venâncio Adres, os militares não localizaram o animal. Já no segundo acionamento, às 2h30 de terça, na Rua Luís Leal, o jacaré foi capturado e devolvido ao Rio Sarapuí.

Imagens circulando nas redes sociais mostram moradores amarrando o animal e o exibindo pela comunidade durante a noite, antes da chegada dos bombeiros.

Alerta de ressaca no litoral

Além da chuva, o Centro de Operações informou que a Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca para o litoral da cidade. O aviso começou às 15h de segunda-feira e segue até as 21h desta terça. As ondas podem chegar a 2,5 metros, e a população é orientada a evitar banho de mar, esportes aquáticos, permanência em mirantes e circulação de bicicletas na orla caso as ondas alcancem a ciclovia. Em emergências no mar, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193.

Previsão do tempo

Segundo o Climatempo, a terça-feira deve permanecer chuvosa durante todo o dia e à noite, com temperaturas entre 20 °C e 27 °C. Na quarta-feira (21/1), o tempo segue instável, com chuva durante o dia, possibilidade de chuvisco à noite e céu nublado, com termômetros entre 20 °C e 25 °C.

Já na quinta-feira (22/1) e sexta-feira (23/1), o sol deve aparecer entre nuvens, mas ainda há previsão de pancadas rápidas de chuva ao longo do dia e à noite, com temperaturas variando entre 20 °C e 27 °C.

Título e Texto: Altair Alves, Diário do Rio, 20-1-2026 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-