segunda-feira, 7 de maio de 2012

A Autoridade que não sabe o que é dumping...

(…)
A ASAE diz ter encontrado “indícios do incumprimento de algumas disposições” do decreto-lei que rege a aplicação de preços e as condições de venda dos produtos a retalho, mas não especifica se recolheu provas de que a cadeia de supermercados incorreu na prática de dumping, como avançaram ontem a Antena 1 e a RTP.
(…)

O que é dumping? Respostas (em inglês) aqui e aqui. Em português.
Vou dar um exemplo de dumping:
Uma empresa norte-americana de aviação cobra, por exemplo, 500 dólares (que é um valor notoriamente abaixo da soma dos custos) de Nova Iorque ao Rio de Janeiro. A empresa, com 700 aviões, pode ter prejuízo durante um tempo nessa determinada rota, "concorrendo" com uma empresa brasileira com 40 aviões, que tem justamente nessa rota a fonte da maioria das suas receitas. Não tendo como cobrar menos, quer dizer, não tendo como se aguentar, sei lá, trinta dias, cobrando o preço da "concorrente" norte-americana, a empresa fecha, some do mapa. Por isso, a necessidade de regulação, senão viraria a casa da mãe Joana, com a Joana (a empresa norte-americana, com 700 aviões) voando sozinha para o Brasil. Aí, quando não tivesse mais concorrentes Joana cobraria o que bem entendesse, já que seria a única? Deu para entender?  
Agora, a Joana não está impedida de, por exemplo, no dia da mãe, cobrar 100 mil-réis no trecho Rio/Nova Iorque. Obviamente vai ser uma loucura comprar a passagem; se for online o site irá abaixo, se for presencial, a loja da Avenida Rio Branco já terá chamado a polícia para evitar a quebra da vitrina, quiçá da loja... A isso chama-se promoção agressiva, ponto final!
Em Portugal, no feriado de 1º de maio, uma rede de supermercados, Pingo Doce (a propaganda é merecida) realizou uma "promoção agressiva": quem comprasse mercadorias no valor igual ou superior a 100 euros pagaria metade, isto é, se o valor fosse, por exemplo, 174 euros, o cliente pagou só 87 euros!
Pois bem, aqui, em Portugal, o mundo veio abaixo!
As reações e os argumentos me envergonharam como cidadão português, e a má-fé de algumas reações e argumentos me irritou para cacildis! Ainda me irrita, por supuesto.


Se quiser rir ou chorar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-