quinta-feira, 22 de agosto de 2013

A cor do... acordo


José Carlos Bolognese
Se as palavras tivessem cores, acho que a palavra ACORDO, um que significasse muito para muitas pessoas, seria... verde! verde da esperança, aquela que para muitos é a última que morre, mas... morre não, sô!

Acordo que chega quase lá, quase sai, mas... quase certo não sair... seria amarelo... amarelou!

Já um acordo que pode sair, mas que gera muita luta das partes, muitos embates, muita adrenalina (esta, tem cor?) seria... vermelho, rutilante... rubro, como diriam os fanáticos do futebol.

Quando se precisa muito de um acordo, mas um dos lados se nega obstinadamente a fazê-lo, acho que aí a cor é preto mesmo. Negação total.

Um acordo que leva anos, fica no... sai, não sai, bom... que acham de prata? Prata, porque se sair, quando sair, todo mundo já está grisalho… ou careca. Aí também pode ser cor da pele.

Bem, mas... e um acordo em andamento, cheio de intrigas, acusações e apontar de dedos pra todo lado? Ah, esse tem uma cor meio marrom, de uma coisa que todo mundo faz e que também começa com M!... quem chutou maracujá, magenta, errou feio! Alfredooo!!!



Mas tem acordo que dá certo, aquele que satisfaz a todos, o melhor dos acordos, bom pra todo mundo. Azul, sem dúvida, sem dívida... tudo azul, todo mundo feliz!

Só que pra chegar lá tem que passar pelo... cinza, Cummulus Nimbus na proa! O cinza que parece colorir todos os acordos enquanto não saem.

E aí, já escolheu a sua cor preferida para acordo?

Eu já escolhi as minhas. É… são mais de uma e vêm numa paleta de cores da Casa Da Moeda:


ACORDO DINHEIRO!!!

P.S.: Aceito em preto e branco de contracheque e/ou extrato da minha conta bancária.

P.S. 2: Mas, para sair ACORDO tem gente que precisa... tic... tac… tic... tac... trrimmm... trrriiimm…

ACORDAR!!!

Título e Texto: José Carlos Bolognese, 22-8-2013

Relacionados:

2 comentários:

  1. Fazer o quê??? Temos de esperar com fé de que não vai "amarelar", que o "verde" da esperança vença no final!!!!!
    Orar, torcer e ser positivo, até o último suspiro!!
    Bjs,
    Ilca.

    ResponderExcluir
  2. Está escrito no Dicionário: acordo = ajuste, combinação de vontade para determinado fim jurídico; os escassos informativos sobre o assunto dizem que o governo aconselha que nós temos que "ceder um pouco"! Ceder o que? . . . quanto? E os aposentados precisam saber qual será a "nossa" proposta!
    Alberto Cavalcanti

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-