quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Indicador da OCDE para a economia portuguesa sobe há 13 meses

Nuno Carregueiro
Indicador avançado continua a apontar para a recuperação da economia portuguesa, com a taxa de crescimento homóloga a aproximar-se já dos 4%.


Os indicadores avançados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) continuam a revelar que a economia portuguesa está a dar sinais de melhorias no médio prazo.

O indicador avançado para Junho, que foi publicado esta quinta-feira pela organização com sede em Paris, subiu para 101,52 pontos. Trata-se da 13ª subida mensal consecutiva e o sétimo mês em que o indicador regista subidas homólogas. 
Face à leitura de Maio, o indicador subiu 0,26%, o que representa o aumento mais brando desde Outubro do ano passado. Já em termos homólogos a subida é de 3,83%, no quarto mês consecutivo em que o indicador apresenta taxas de crescimento acima de 3%.

Este indicador da OCDE, que tenta antecipar os pontos de viragem na economia face à tendência histórica, já há vários meses que tem vindo a sinalizar a retoma da economia portuguesa. Desde Fevereiro deste ano que o indicador se situa acima dos 100 pontos. 
Os últimos indicadores económicos também apontam no sentido de recuperação da economia portuguesa, com vários economistas a anteciparem que o PIB tenha regressado do crescimento em cadeia no segundo trimestre, pela primeira vez desde finais de 2010.

Na quarta-feira o INE anunciou que a taxa de desemprego recuou para 16,4% no segundo trimestre, face ao recorde de 17,7% dos três meses anteriores, com o número de novos empregos criados a atingir um máximo desde, pelo menos, 1998. 
Quanto aos dados da OCDE para outros países, apontam também para uma recuperação da actividade económica em Espanha, Grécia e Itália e um abrandamento na Irlanda.

No que diz respeito às principais economias, os indicadores da OCDE apontam para uma melhoria moderada em países como Estados Unidos, Alemanha, França e Japão, e um abrandamento na China e outras economias emergentes.

Legenda: Linha azul refere-se ao indicador avançado da OCDE. Linha vermelha a tracejado refere-se ao valor médio da série.
Título, Imagens e Texto: Nuno Carregueiro, Jornal de Negócios, 08-8-2013

Relacionados:
Propaganda, o que ao governo tem faltado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-