sexta-feira, 6 de junho de 2014

Google homenageia Honinbo Shusaku

Honinbo Shusaku é hoje homenageado com um doodle, no dia em que se assinala o nascimento deste mestre do Go, a 6 de junho de 1829. Shusaku é a referência mundial deste jogo de estratégia, que nasceu no Japão há cerca de 4000 anos.


Shusaku era considerado o melhor de sempre a jogar Go, mesmo melhor do que o seu mestre (com quem não jogava porque era tradição o mestre não entrar nos campeonatos).
Honinbo Shusaku – que hoje é lembrado com um google doodle – dominou na época dourada do Go, em meados do século XIX.

Shusaku morreu muito jovem, com 33 anos, em 1862, vítima de uma epidemia que assolou o Japão. Honinbo Shusaku ajudou a cuidar de doentes e foi infetado, morrendo a 10 de agosto de 1862.

O Go é um jogo de tabuleiro nascido na China, há mais de 4000 anos. No entanto, só quando foi transportado para o Japão conquistou popularidade em todo o mundo, chamando milhares de apaixonados para o Campeonato Mundial Amador de Go.

O Go assenta na estratégia e coloca frente a frente dois jogadores e um tabuleiro vazio, retangular, com pedras pedras e brancas.

O objetivo é conquistar território, sendo que cada jogador coloca uma pedra, de forma alternada, num dos retângulos, de forma a cercar território.

Para se ter noção da dimensão deste fenómeno, saiba que existe a Associação Portuguesa de Go. Há também congressos europeus de Go. Há inúmeras homenagens a Honinbo Shusaku, como o doodle de hoje. Há ainda canais que se dedicam a este jogo, que cativa pessoas de todas as idades, do oriente ao ocidente.

Honinbo Shusaku era considerado o melhor de todos os tempos e não obstante nunca ter enfrentado o seu mestre, ninguém duvidada de que o venceria, caso ambos se sentassem em frente a um tabuleiro.
Hoje, Honinbo Shusaku é lembrado com um doodle, que realça o legado que deixou, tornando-se uma inspiração para os milhões de jogadores em todo o mundo.
Texto: António Henriques, PTJornal, 06-06-2014

4 comentários:

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-