segunda-feira, 14 de julho de 2014

Últimas da guerra contra Israel a partir de Gaza

Francisco Vianna

CONSTA QUE UM FOGUETE LANÇADO DE GAZA ATINGIU NAHARIYA, perto da fronteira norte; vários foguetes foram interceptados sobre Tel Aviv.

Um adolescente judeu foi criticamente ferido em Ashkelon; Os moradores de Gaza fogem para o norte após aviso das FDI; dois palestinos morreram em ataques aéreos israelenses na manhã do domingo de hoje; Netanyahu diz que não sabe quando a guerra vai acabar; ataque de comando das FDI (Forças de Defesa de Israel) mata 3 membros do HAMAS, e quatro soldados israelenses saem feridos.

Especialistas em explosivos e mísseis judeus examinam os restos de um míssil disparado contra a cidade costeira de Ashkelon, no domingo, 13 de julho de 2014 (foto: Polícia de Israel/Twitter)
Famílias palestinas se abrigam numa escola da ONU na cidade de Gaza depois de abandonarem seus lares ao norte da Faixa, neste domingo cedo (foto: AFP)
Israelenses se abrigam sob viaduto após o toque de alarme das sirenes, avisando da aproximação de foguetes e, Tel Aviv, no quinto dia da Operação Proteção da Borda, no sábado de ontem (foto: Tomer Neuberg/Flash90)
Infantaria israelense se dirige aos seus tanques de guerra e blindados de transporte para assumir novas posições na fronteira entre Israel e Gaza, no sábado de ontem, em preparação para uma invasão terrestre visando a retomada da Faixa de Gaza (Foto: AP)
Palestinos passam pelas ruínas da mesquita de Al-Tawfeeq depois que o templo foi atingido por um míssil israelense na localidade do campo de refugiados de Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza, no sábado de ontem (Foto: AP)


Grupos de israelenses protestam após um alarme de sirene para ataque aéreo de um foguete em Tel Aviv, no sábado de anteontem, 12 de julho de 2014. (Foto: FLASH90)
Israelenses buscam abrigo em Jerusalém no sábado de anteontem, 12 de julho de 2014, durante um ataque de foguete perpetrado por militantes palestinos a partir da Faixa de Gaza (foto: AFP)
Bombeiros palestinos tentam extinguir o fogo num armazém da ONU após um ataque aéreo por caças a jato da Força Aérea de Israel a uma área a oeste da Cidade de Gaza City, no sábado de anteontem, 12 de julho de 2014 (foto: AFP)
Foto de anteontem, 12 de julho, de uma casa na vizinhança de Nahal Beka em Beer Sheva que foi diretamente atingida por um foguete do HAMAS no quarto dia da Operção Protetora da Borda, na noite de sexta-feira última, 11 de julho. (Foto: Flash90)
Palestinos se reúnem em torno das ruínas da mesquite de Al-Tawfeeq, após o templo ter sido atingido por um míssil israelense no campo de refugiados de Nuseirat, na área central da Faixa de Gaza, no sábado de anteontem. Ataques israelenses passaram a noite atingindo alvos do HAMAS em Gaza e um deles era essa mesquita que guardava e escondia grande quantidade de armas. (foto: AP)

FOGUETES CAEM EM ÁREA ABERTA PRÓXIMA À CIDADE PORTUÁRIA DE HAIFA, EM ISRAEL.
Após uma barragem de foguetes disparada contra áreas de Tel Aviv e Haifa, quase todos destruídos no ar, um foguete cai numa área aberta próxima a Haifa. Não houve feridos ou danos.
O HAMAS assume ter disparado um foguete R-160 rocket, uma versão local do M-302, no nordeste Israel. Em março, as forces navais israelenses interceptaram um carregamento de armas com destino a Gaza no navio Klos-C, que incluía diversos foguetes M-302 de fabricação chinesa.

Soldados das FDI inspecionam caixas de foguetes M-302 que foram descarregados do navio Klos-C, de bandeira panamenha, em 9 de março de 2014 so porto sulista israelense de Eilat. (foto: AFP)

FOGUETES QUE ATINGIRAM HADERA E NAHARIYA VIERAM DE GAZA
Os mísseis que caíram em Hadera e na cidade nordestina de Nahariya, a mais de 170 km da Faixa de Gaza, foram lançados desse território e possivelmente da cidade de Gaza, diz a mídia israelense. A TV do HAMAS assume ter disparado um foguete R-160 contra Nahariya, que está a 160 km de distância da Cidade de Gaza.
Analistas têm afirmado ao longo da última semana que o HAMAS e o Jihad Islâmico removeram suas ogivas explosivas dos foguetes para aumentar seu alcance.

FORÇAS DE DEFESA DE ISRAEL PERMITEM A ENTRADA DE 500 BOLSAS DE SANGUE PARA GAZA
Israel permitiu que 500 unidades de sangue doado entrassem na Faixa de Gaza nesta segunda-feira para serem usadas em possíveis ferimentos de civis, segundo um porta-voz das FDI. Milhares de habitantes de Gaza – tanto civis como combatentes — foram feridos no conflito. Na verdade, o HAMAS usa civís como escudos humanos, na presunção de que os judeus se sentem moralmente inibidos em atacá-los.

SIRENES TOCAM EM ASHKELON
Sirenes de aviso de foguetes são ouvidas em Ashkelon, pela septuagégima vez apenas ontem na cidade costeira, sob ataque do HAMAS. De manhã cedo, ontem, um adolescente ficou gravemente ferido na cidade ao ser atingido por fragmentos de um foguete.

HAMAS ASSUME A RESPONSABILIDADE SOBRE ATAQUES A MÍSSEIS A NAHARIYA, HAIFA E TEL AVIV
Por seu website em hebreu, as ‘Brigadas de Mártires Al-Aqsa’ do HAMAS assumiu a responsabilidade pela recente barragem de foguetes sobre Tel Aviv, Haifa, e Nahariya. Nahariya se situa a mais de 170 km de Gaza.
Segundo a Rádio Gal Berger de Israel, a TV do HAMAS disse que o grupo disparou um míssil R-160 em direção a Haifa, e três M-75 em direção a Tel Aviv. As FDI ainda estão checando se o fogo no nordeste de Israel veio do sul, como alega o Hamas, ou do sul do Líbano, do Hezbollah, como ocorreu há poucos dias. Os especialistas dizem que, caso Israel retome a Faixa de Gaza e elimine o HAMAS a guerra deverá continuar contra o sul do Líbano, para eliminar o Hezbollah.

Uma mulher senta para falar ao cellular numa area externa de um abrigo subterrâneo antibombas em Nahariya. (foto: Flash90)

SIRENES AVISAM ATAQUE POR MÍSSEIS EM NAHARIYA, A OESTE DA GALILEIA
Sirenes de aviso tocaram sem parar nas cidades nortistas litorâneas de Nahariya e na região ocidental da Galileia, e também em Haifa e Hadera. Ainda não há detalhes disponíveis de tais ataques.

SIRENES TAMBÉM TOCAM EM TEL AVIV, SHARON E RESPECTIVAS REGIÕES
Sirenes de aviso foram também ouvidas de forma intermitente em Tel Aviv e na região de Gush Dan, incluindo as de Givatayim, Holon, Bat Yam, Ramat Hasharon, Bnei Brak, Givat Shmuel, e Herzliya. Sirenes foram tambem ouvidas em Sharon e na região norte de Tel Aviv.

POLÍCIA ALEMÃ REFORÇA PASSEATA ANTI-ISRAEL EM FRANKFURT
A Polícia alemã disse ter permitido que, numa manifestação anti-Israel, seus carros usassem megafones durante uma passeata “de Gaza Livre” em Frankfurt através dos quais os manifestantes berrassem slogans incitatórios como “Israel assassino de crianças” e “Allahu akbar” (Alá seja louvado)... Uma porta-voz da polícia de Frankfurt, Virginie Wegner, disse, no sábado que a polícia deixou os manifestantes usarem seus megafones pelo fato da manifestação começava a se tornar violenta e o uso dos megafones tinham o poder de acalmar a situação.
Mas ao invés disso, serviram apenas para estimular o antissemitismo entre os manifestantes compostos basicamente de muçulmanos.
Enquanto isso, um foguete atingia uma área residencial em Ashkelon, esparramando fogo. A Polícia e o Corpo de Bombeiros estão trabalhando na área nos incêndios. Três outros misseis atingiram a região de Eshkol. Até agora não há relatos de danos ou de feridos.

FOGUETES CAUSAM DANOS MATERIAIS EM ASHKELON
Um foguete caiu nua área aberta em Ashkelon, depois que as sirens berraram em código vermelho desde a manhã do hoje, conta o Canal 2 da TV israelense. Outro projétil caiu entre duas residências, causando danos em uma delas e a um carro. Segundo a página da ‘Ynet news’, o sistema ‘Cúpula de Ferro’ interceptou mísseis sobre a cidade sulista.

FRANÇA APELA PARA UM Cessar-fogo NO ‘DESASTROSO’ CONFLITO
O Ministro das Relações Exteriores da França fez um apelo para um imediato cessar-fogo na Faixa de Gaza, onde um mortal conflito que jpa dura seis dias está escalando de uma forma que chamou de “absolutamente desastrosa”. “Tanto em Gaza como em Israel, a prioridade absoluta é um cessar-fogo”, disse Laurent Fabius à imprensa em Viena, onde está se reunindo com seus pares ocidentais para discutir o controverso programa nuclear do Irã numa reunião que deveria tratar da ofensiva de Gaza.
“Em tal context a escalada do conflito é absolutamente desastrosa, e a França – assim como o Conselho de Segurança da ONU – apela para um retorno ao armistício de 2012”, disse ele, referindo-se ao acordo de cessar-fogo que pôs fim o último ‘round’ de luta entre Israel e Hamas em novembro de 2012.

NÚMERO DE MORTOS EM GAZA SOBE PARA 167
A agência de notícias palestina MA’AM publicou que o número de mortos na Faixa de Gaza subiu para 167, com Samir Hamdan morrendo num ataque aéreo em Beit Hanoun e Hussein Muhesin, 19, sucumbindo a ferimentos sofridos num ataque mais cedo na Cidade de Gaza. Três crianças ficaram feridas nos ataques israelenses, com mais de 1.120 feridos no geral dentro do enclave costeiro.

A CONDIÇÃO DO ADOLESCENTE JUDEU, FERIDO POR UM MISSIL EM ASHKELON, PIORA...
A saúde do adolescente de Ashkelon, gravemente ferido hoje cedo, piorou esta tarde, com os médicos dizendo que sua condição é crítica e instável, segundo o Canal 10 da TV israelense. O rapaz, de 16 anos, que estava do lado de fora do abrigo, quando as sirenes soaram, se escondeu atrás de uma parede que foi derrubada sobre ele e, ferido, não conseguiu chegar ao socorro médico a tempo. Seriamente ferido, hoje pela manhã, Segundo os médicos, o rapaz corre sério perigo de morte.
Às 14:04 hs de ontem os ataques aéreos israelenses recomeçaram juntamente com ataques navais em Gaza. Enquanto isso, o exército israelense se posiciona ao longo da fronteira preparando-se para uma invasão por terra da Faixa de Gaza com a finalidade de extinguir o
HAMAS.
Horas depois de as FDI terem avisado aos residentes do norte da Faixa de Gaza para deixarem a região até o meio-dia de ontem, a agência palestina de notícias MA’AN relatou um ataque aéreo à cidade nortista de Beit Hanoun, que matou um militante e feriu mais três.

PAPA APELA PARA ORAÇÃO DE TODOS PELA PAZ
O Papa Francisco está apelando a todos pela paz em Gaza durante suas orações de ‘Angelus’, exortando as partes para que “adotem gestos e atitudes concretas para construir a paz” em face da mortal escalada de seis dias do conflito entre judeus e palestinos. “Insto a todas as partes interessadas e a todos os organismos locais e internacionais que não economizem esforços e orações para que cessem todas as hostilidades”, disse o sumo pontífice.
Francisco visitou o Oriente Mpedio em maio último e teve uma reunião conjunta no Vaticano com o Presidente israelense Shimon Peres e o Presidente da ‘Autoridade Palestina’ Mahmoud Abbas em junho.


O Papa Francisco observa enquanto Shimon Peres, à esquerda, e Mahmoud Abbas cumprimentam um ao outro durante uma noite de preces pela paz nos jardins do Vaticano, no domingo do dia 8 de junho de 2014. (foto: AP)

Referindo-se a esta reunião conjunta de oração, o papa disse: “Alguns acham que tal reunião foi em vão. Mas esta não foi o caso uma vez que a oração nos ajuda a não nos deixarmos conquistar pelo mal ou no resignarmos com a violência e o ódio”.

SHIMON PERES DIZ QUE OS PALESTINOS DE GAZA NÃO PODERÃO SER LIVRES SOB O DOMÍNIO DE ÓDIO DO HAMAS
O presidente israelense disse que Gaza somente conhecerá a paz e a liberdade quando se livrar do HMAS, que tem governado a Faixa desde o golpe sangrento de 2007, dois anos após Israel ter se retirado do território e obrigado aos judeus lá assentados a sair também, muitos deles à força.
“Saímos de Gaza por nossa vontade livre e soberana, acreditando que valeria a pena dar uma oportunidade aos palestinos do território de prosperarem por seu próprio esforço, com ou sem a nossa ajuda, para, quem sabe, num futuro, quando tivessem um PIB suficiente, pudessem se organizar num estado seu, palestino, e todos nós vivermos em paz duradoura”, disse ele. “Gaza só será verdadeiramente livre quando ela se libertar das algemas das organizações terroristas que usam a sua população como bucha de canhão contra Israel”.
Falando de sua residência oficial em Jerusalém, o presidente disse que, diferentemente do HAMAS, o exército israelense não deseja ferir ou matar civis inocentes.
“Os terroristas do HAMAS visam matar e ferir o máximo de judeus civis que puderem. Nós não queremos fazer mal a civis, mas a realidade pela qual cinco milhões de judeus, incluindo mulheres e crianças tenham que estar a toda hora correndo para abrigos antibombas, é intolerável e Israel está sendo empurrado a retomar o território de Gaza e a eliminar o HAMAS e o Jihad Islâmico de lá”. O exército de Israel luta contra o terror “com determinação e dedicação”, acrescentou Peres. “Não podemos permitir que o terrorismo force nossos cidadãos a viverem em abrigos antibombas. Não pode haver condescendência com o terror”…

CHANCELER ALEMÃO, QUE ESTÁ PARA CHEGAR, VAI APELAR PARA UMA ‘COALIZÃO PELA SANIDADE’
O Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, (foto abaixo) estará voando para Israel hoje e amanhã para conversações tanto com israelenses como com palestinos de Gaza e da Cisjordânia para ajudar a negociar um fim no conflito de seis dias que está em escalada sangrenta na região.


Steinmeier já avisou que “a violência está levando a mais vítimas inocentes de ambos os lados. O medo de ataques de foguetes é horrível; o número de mortos é isuportável, e o sofrimento dos civis feridos e mortos é (…) desanimador”.

NA ÁSIA, MILHARES FAZEM PASSEATAS PRÓ-PALESTINOS
Da Austrália à Índia, milhares de manifestantes saem em passeatas para anunciar seu apoio aos palestinos no domingo de ontem. Em Sydney cerca de três mil pessoas, a maioria de muçulmanos, se manifeestaram do lado de fora da Prefeitura para condenar a ofensiva militar israelense, gritando “Palestina Livre; libertem Gaza” e portando cartazes onde se lia “Vergonha para Israel. Vergonha”. “Israel está alvejando civís de Gaza com tais bombardeios, o que é vergonhoso e nós condenamos”, disse o Senador Lee Rhiannon, do Partido Verde, à multidão.
Na Indonésia – a nação de maior população muçulmana do mundo –, cerca de 500 pessoas marcharam na capital, Jacarta, a gritar “Allahu Akbar” (Alá é Grande) e carregando bandeiras palestinas e pôsteres de crianças mortas na ofensiva militar israelense. “Isto é para mostrar a nossa solidariedade pelos nossos irmãos e irmãs, muçulmanos, em Gaza, que estão sendo oprimidos pelos usurpadores israelenses. Nós, muçulmanos da Indonésia compartilhamos o seu sofrimento e dor”, disse o ativista Adityo Nugroho à AFP.
Em Hong Kong cerca de 300 muçulmanos fizeram o mesmo. Alguns carregavam cartazes com desenhos da bandeira de Israel onde a Cruz de Davi sendo substituído pela suástica nazista (o que não faz o menor sentido), com os manifestantes fazendo passeatas pelas ruas debaixo de um calor escaldante.
Em Nova Dehli, na Índia, eram 100 manifestantes muçulmanos, a maioria estudantes, que se juntaram em torno da Embaixada de Israel carregando cartazes onde se lia “Estamos com você, Gaza” e “Diga não ao genocídio sionista”.
Grupos menores protestaram em Tóquio e na Malásia na sexta-feira.

ESTRANGEIROS FOGEM DE GAZA LEVANDO QUASE TODO O DINHEIRO EM CIRCULAÇÃO. 
O embaixador australiano em Israel, Dave Sharma, ‘tuitou’ dizendo que cerca de 800 cidadãos estrangeiros estão a sair de Gaza hoje e com eles o grosso do dinheiro em circulação no território. Forte escassez de alimentos e de água é esperada no território.

JUDEUS NÃO SABEM QUANDO A GUERRA VAI ACABAR
A ‘Operação Proteção da Borda’ "pode levar um longo tempo", diz o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, acrescentando que "não sabemos quando isso vai acabar"... Netanyahu enfatiza que as FDI vão continuar a operar "de forma responsável e com força para restaurar a calma e, se possível, eliminar o HAMAS e o Jihad Islâmico". "Este é o nosso objetivo e o perseguiremos com intensidade crescente", disse ele.

EXÉRCITO PREPARA INVASÃO TERRESTRE E RETOMADA DA FAIXA DE GAZA
O porta-voz das FDI, Brig.-Gen. Moti Almoz, diz que as tropas estão se preparando para uma ofensiva terrestre que será lançada assim que receber a ordem do governo. "O Hamas está exibindo sinais claros de uma grande pressão", diz ele. "Os resultados dos últimos dias são claros. A situação, a partir de agora, indica que há um grande dano em Gaza, e os cidadãos de Gaza terão questões sérias para o HAMAS no futuro". "Vamos continuar a agir e atacar nas próximas horas com todos os meios à nossa disposição. Ao mesmo tempo, estamos preparando a incursão terrestre que será implantada no momento em que a liderança política decidir pô-la em marcha", diz Almoz.

GUERRA PODE SE ALASTRAR AO SUL DO LÍBANO SE HEZBOLLAH INTERVIR A FAVOR DO HAMAS
O Hamas não está por trás de lançamento de foguetes contra Israel a partir do Líbano, no sábado, diz um membro da ala política do Hamas no vizinho do norte de Israel diz que, de acordo com Ynet, acrescentando que o braço militar da organização respeite a soberania do Líbano e opera em apenas "territórios ocupados". Tel Aviv leva em conta a necessidade de continuar ofensiva no sul do Líbano até exterminar o Hezbollah.

AS FDI VÃO EMITIR INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA PARA A CISJORDÂNIA
Depois de dois foguetes terem atingido a Cisjordânia no sábado, as FDI pretendem administrar as orientações de segurança para os moradores palestinos da área. Um dos foguetes caiu na cidade de Hebron. Há também providências para estender a proteção antimíssil Redoma de Ferro para a região da margem ocidental do Rio Jordão (Cisjordânia) e para os territórios das Colinas de Golan.  
Moradores de Gaza são vistos deixando norte da Faixa na esteira da advertência das FDI, na medida em que essas forças se preparam para expandir seus ataques ao Hamas, mediante uma invasão terrestre e fulminante, para a reconquista da Faixa de Gaza e que está pedindo os moradores do norte de Gaza para deixarem a área. Um porta-voz do Hamas pediu aos moradores para permanecerem em suas casas, a fim de evitar dar a Israel o sinal verde para o ataque. Mas alguns moradores de Gaza, pelo menos, não estão acreditando no HAMAS e preferem ouvir as advertências das FDI.
Título e Texto: Francisco Vianna, (da mídia internacional), 14-07-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-