quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

“Palavras já não bastam mais”...

Valdemar Habitzreuter

Foto: Paulo Whitaker/Reuters/VEJA
Foi um longo discurso de posse da Dilma. Alguém de fora, que não conhecesse a realidade brasileira, diria que este é um país das mil maravilhas. Os feitos, que ela elencou terem sido realizados em seu primeiro mandato, dão a impressão que o Brasil deu um salto do inferno para o céu. Nitidamente notou-se um exagero, para não dizer mentira, em enfatizar realizações que ficaram aquém do prometido e esperado em seu primeiro mandato.

No geral, foi um belo e promissor discurso, cheio de promessas e compromissos, assim como foi seu discurso de posse do primeiro mandato em 2010. Mas, discursos são construídos de palavras. Geralmente discursos de políticos não se transformam em ações. Assim, a sociedade, ao invés de ver as melhorias prometidas, sofre com as promessas tonitruantes e irrealizáveis.

Neste sentido, Renan Calheiros tem razão quando disse, parafraseando o Padre Vieira: “Palavras já não bastam mais”. É isto aí. Se nossos governantes e políticos se imbuíssem desse espírito de não enganar o povo com discursos, mas transformar em ação aquilo que dizem, aí sim então, daríamos inteiro crédito a eles.

Por ora, aguardemos o que vai acontecer neste segundo mandato da ‘presidenta’.
Título e Texto: Valdemar Habitzreuter, 1-1-2015

A presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia do Compromisso Constitucional, leitura do Termo de Posse e o pronunciamento no Congresso Nacional. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer tomaram posse às 15h31, no plenário da Câmara dos Deputados, para o segundo mandato. Na presença dos presidentes do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, de autoridades estrangeiras, entre elas, os presidentes do Uruguai, José Mujica, e da Venezuela, Nicolás Maduro, além de ministros de seu governo e outros convidados, Dilma e Temer fizeram o juramento de “manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

14 comentários:

  1. A generosidade, a "boa imprensa" como se diz por aqui, ou, simplesmente, o ufanismo atávico como a imprensa narra a (re)posse da presidenta é, francamente, imbecilizador:
    o dia está lindo, não interessa se eram esperadas cento e cinquenta mil pessoas, mas só quarenta mil lá chegaram – com viagem paga –, etc.
    Em nenhum momento vi ou li qualquer menção à "qualidade" dos dignatários estrangeiros, um sinal claro de que o mundo está pouco ligando para o grande Brasil do Partido dos Trabalhadores...
    Agora mesmo, a senhora bonita da Record News que mora em Brasília, nos informa, serelepe, que o ministério continua com a "mesma cara"... porra! não lhe ocorreu investigar a causa dessa "mesma cara", qual seja, a dificuldade que brasileiros competentes, de fato, não construídos pela mídia (Mangabeira Unger, não sei porque me lembrei de tu), sintam em abraçar/assinar embaixo/aprovar o resultado ao que o PT levou o Brasil...

    ResponderExcluir
  2. GASTANÇA JÁ COMEÇA NO PRIMEIRO DIA
    Para quem já capou 50% nas pensões das viúvas e viúvos, para quem não vai conceder aumento real para os aposentados do RGPS que recebem acima do salário mínimo e com isso acelerando cada vez mais a chegada da miséria para esses tão sofridos aposentados, para quem vai vetar a correção de 6,5% do imposto de renda provocando com isso mais arrojo com aumento de impostos, para quem já dificultou a concessão do auxilio doença, seguro desemprego e diminuiu os seus valores, para quem liberou aumentos exorbitantes nas contas de energia e gasolina, enfim, para quem tomou todas essas medidas em tão pouco tempo com a finalidade exclusiva de frear os gastos do governo para ajustar a economia, mesmo correndo o risco de a vaca tossir, ela, a Presidente Dilma, já começou no primeiro dia do seu segundo mandato, a esbanjar e desperdiçar o nosso dinheiro pago através dos impostos, com futilidades para satisfazer a sua vaidade. Gastou na sua posse só em flores 345 mil. Aguenta Brasil.
    Valter Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente

      Estamos em um processo de mudança radical de 360º; a fim de que tudo permaneça como estava e na mesma direção.
      Claro que para gastar com festas eles terão que economizar em muitas áreas.
      E aí é que entra a colaboração e a "gestão participativa" e "voluntária" do povo.

      Quanto ao custo das flores, até que não seria absurdo se fossem gastos em um monumental enterro.

      Wilson J. de Mattos

      Excluir
  3. Foi uma vitória tremida, sim!
    Que só não foi uma derrota por tamanha e porca ter sido campanha “eleitoral” do PT!
    E a “Carta Capital” é uma espécie de ‘Diário Oficial’ do Partido dos Trabalhadores.
    Ainda bem que o Brasil é maior do que as jactâncias, arrotos e golpes baixos da malta lulo-petista, pois consegue manter uma “Veja”, ao contrário do desejo escancarado dos trambiqueiros que se apoderaram do governo do Brasil…
    Viva o Brasil!

    ResponderExcluir
  4. A grande questão que se coloca é: não estaria o Brasil melhor se não tivesse havido todo este reinado de 12 anos do PT? Ao meu ver sim, pois esqueceu-se ou deixou-se para o segundo plano canalizar o setor produtivo para o fortalecimento do parque industrial que garantiria uma posição de destaque no cenário mundial e bem mais preparado então para fomentar e corrigir as distorções sociais. Do jeito que o PT está concentrando suas ações políticas para corrigir a desigualdade social incorre no erro de enfraquecer e desanimar o empresariado, pois lhe é tirado muito em troca de poucos incentivos . De gastança o PT entende, mas prover para obter a arrecadação nos limites da força da economia é uma negação. Os 4 anos passados de Dilma já sinalizaram a rota de desastre para a nossa economia. Os 4 anos vindouros... Bem, presumo que entraremos numa espiral de agravamento da crise.
    Valdemar Habitzreuter

    ResponderExcluir
  5. O que deu para perceber em todos canais de TV que cobriram a cerimônia de posse é que os espaços públicos mais próximos da presidanta reeleita em apuração secreta de votos foi reservado para os “militantes contratados” que lotaram 400 ônibus fretados para levá-los de várias cidades a Brasília. Aos habitantes de Brasília, não militantes, sobraram espaços longe dos locais por onde ela passaria; sabendo de antemão da vinda dos ônibus com “militantes”, os habitantes de Brasília preferiram ficar em casa, mesmo porque a cidade transformou-se literalmente numa grande lixeira ao término da administração petista do corrupto Agnelo Queiróz.

    O discurso “ de improviso ” (será mesmo improviso ?) da presidanta foi uma peça meio a meio de ficção e mentirosa. Ressalta-se de sua fala a promessa de campanha no sentido de preservaria os direitos trabalhistas e previdenciários dos trabalhadores! Dois dias antes havia enviado para o Congresso uma MP reduzindo o valor das pensões e o prazo de vigência do benefícios (melhor diria, malefícios) da previdência, tanto privada (INSS) quanto pública, mudando regras que geravam expectativa de direito, agora frustradas. Ela sucedeu à presidanta (ela mesma!) que, 20 dias antes, em vez de usar sua base de sustentação no Congresso para obstar o iníquo reajuste de 36 % que seria (e foi) concedido aos magistrados e congressistas, aproveitou para incluir nesse trâmite 30 % apenas, para si e para os ocupantes de altos cargos da administração pública.

    Finalmente, para surpreender a todos, segredo que ela guardou com tanto cuidado que parece que nem mesmo sua antecessora conhecia: o lema Brasil, o país da Educação! O melhor seria que na prática vem ocorrendo: Brasil, o país da corrupção! Note-se que no orçamento para 2015 os gastos com Educação reduziram-se com relação a 2014, e, ainda, que o ministro que ela nomeou para o cargo é um anti educador e como governador foi alvo de reiteradas denúncias pela imprensa de uso pessoal de bens públicos, inclusive dinheiro.

    Batalha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Batalha, na segunda foto do post dá para ver os teleprompters, um de cada lado.

      Excluir
  6. Sei que vou ser pernóstico para alguns, e fútil para outros.
    Tudo que sabemos sobre Sócrates, são escritos por Platão.
    Sócrates tal e qual Jesus cristo nunca escreveram NADA, tudo que temos sobre seus ditos são contados por outras pessoas.
    O Epicurismo é chamado de sombrio lado da história.
    Platão citando Sócrates, ou copiando Epicuro diz:
    - Os deuses não estão preocupados conosco.
    Muitos dizem que Epicuro era ateu.
    Porem ele escreve que deuses existem, mas estão reocupados com as coisas divinas.
    Uma de suas frase, a minha, talvez preferida é:
    "Aquele que é plenamente feliz e IMORTAL não tem preocupações, nem perturba os outros; não é afetado pela cólera ou pelo favor, já que tudo isso é próprio à fraqueza."

    O PRAZER E O SOFRIMENTO É O PRÓPRIO RELACIONAMENTO DO CORPO COM A NATUREZA.
    O discurso da ANTA, fazendo um aforismo com as palavras de Epicuro resume-se assim:
    Os políticos não estão preocupados conosco.
    Julgam-se deuses, afora serem mortais.
    Possuem o poder da transferência, seus pupilos ou parentes dão continuidade às suas vontades e desejos.
    O petismo é uma religião de fieis hipócritas.
    São proscritos do éden.
    Julgam-se deuses, afora não possuírem poderes para milagres.
    Nessa luta, não podemos ficar orando, jejuando, ajoelhando e fazendo sacrifícios, pois somos os sacrificados.
    Não há como lutar contra a fé, vejam os "jihadistas".
    Finalizando, já que sou sempre prolixo, vou citar Saladino.
    - “Ninguém abomina mais a guerra do que o guerreiro”.
    - ”Os verdadeiros reis não se matam uns aos outros.”
    Em 1187, Salah al-Din Yusuf ibn Ayub, ou Saladino mostro que não era preciso matar seus adversários religiosos, desafiando o que Alcorão determinava.
    Nessa jihad contra o Aerus, o governo decepa nossas dignidades, evamos lutando nossas cruzadas na esperança de encontrar um Saladino no poder.
    Nessa luta de heróis e mártires, sem honra e sem glorias, somente psicopatas matam seus inimigos prostrados e vencidos.
    bom dia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro VSROCCHA, vejo seu interesse pela filosofia. Ademais, gosto de ler teus comentários com posições firmes e pessoais. Não me compete aqui aludir à filosofia de Platão que é vasta e rica em ensinamentos, pois é uma filosofia dialética donde saem as melhores teorias que influenciaram e ainda influenciam os modelos e sistemas filosóficos de todos os tempos. Podemos até afirmar que depois de Platão nada de novo foi dito, apenas repete-se e interpreta-se de maneiras diversas os problemas filosóficos levantados por Platão. A bem dizer, é Sócrates, seu mestre, o pano de fundo de toda a filosofia platônica.
      O interesse meu aqui é Epicuro a quem vc se refere. Epicuro foi um sábio e filósofo da antiguidade, A.C., também ele foi influenciado por Platão. Seu lema maior é: ter prazer na vida. Isto não significa que devemos esbaldar-nos em prazeres que nos levam ao cansaço do espírito. Para ter prazer na vida é preciso, inclusive, termos a dose apropriada de ascetismo criterioso para saber escolher entre o que me dá um prazer mais duradouro e o que é vã ilusão de prazer. Daí ele ter a saúde como o mais importante prazer do corpo e que, por sua vez, é a base para o bem-estar espiritual. Portanto, a renúncia e a dor fazem parte do prazer. Por que nós do Aerus batalhamos tanto para a conquista de nossos direitos? No fundo está o prazer pela vida. Queremos a grana que nos ajuda a preservar nossa saúde. É nesta vida que devemos procurar ser felizes, porque uma outra, se existir, é misteriosa. Os prazeres autênticos desta vida nos conduzem à felicidade... O resto é especulação... Os deuses, como vc diz, não estão preocupados conosco; quem deve se preocupar com nossa felicidade somos nós mesmos.
      Um abraço
      Valdemar

      Excluir
    2. Longe de mim, me comparar aos mestres, cursava filosofia quando pararam os pagamentos. O importante é que com maestria entendeste a mensagem. poucos procurariam saber sobre a vida de Epicuro e Saladino, um filósofo e um rei, mas como ser rei sem filosofias, enquanto o filósofo é eremita de seu próprio reino.
      A felicidade existe nas pequenas coisas, basta saber procurá-la, enquanto a dor só tem sentido para quem a sente, a felicidade pode ser dividida.
      Um século de distância entre Platão e Epicuro, e parecem companheiros de mesma época. Chamam Epicuro de obscuro, e poucos reconhecem as semelhanças de filosofias.
      Eu gosto de transferir as palavras, para concatenar no presente futuro, ideias de nossa época.
      Nós somos nossos próprios deuses, nossos próprios altares de imolação, sacrifícios e oferendas. Para entender esse raciocínio meu, devo colocar, que o aprendizado é sempre com os erros dos outros,e que colhemos rigorosamente o que plantamos.
      A felicidade depende do que imolamos, do que sacrificamos e do que oferecemos.
      De resto fico imensamente feliz que alguém tenha entendido o recado.
      Abraços

      Excluir
  7. Os cães ladram, e a carruagem passa. É o que mais ouvimos dos gabolas petistas, o que somos obrigados a engolir porque Dilma ganhou democraticamente duas eleições seguidas. Ganhou, mas não que tivesse a preferência dos eleitores. Ganhou porque tem um grande percentual de fieis fanáticos que lhe garantem os votos suficientes para superar seus adversários, enquanto os contrários à política petista não se unem para derrotá-la, somente para manter um capricho de não dar a oportunidade a qualquer tucano por ele pertencer ao PSDB (!?). Pensam que estão punindo a FHC, quando na realidade estão se punindo a si próprios, porque Lula e Dilma, embora fossem infinitamente superiores ao ex-presidente Henrique Cardoso na sanha de atingir e prejudicar aposentados, ainda assim, preferiram jogar seus votos na lixeira a dá-los a um oposicionista. Nas duas últimas eleições os números de votos nulos, brancos e abstenções davam para cobrir facilmente a diferença obtida por Dilma sobre seus rivais. Embora a necessidade premente era desbancar o PT a qualquer custo, preferiram cruzar os braços, deixando ficar tudo como está, obrigando-nos a contra gosto aguentar a destruição que os presidentes petistas vem causando ao país, notadamente a nos, aposentados, lembrando que estes que hoje mais gritam na cobrança dos seus direitos, estranhamente, abriram mão de um reajuste de 10% que Serra nos daria, preferindo os 5% que Dilma nos deu premiando, a nossa falta de coerência.
    Almir Papalardo.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-