quinta-feira, 25 de junho de 2015

TAP: A dinâmica dos novos donos da companhia

Hermínia Saraiva

Humberto Pedrosa e David Neeleman, foto: José Sena Goulão/Lusa

A liderança é de Humberto Pedrosa, mas o palco pertenceu ontem [quase] integralmente a David Neeleman. O empresário, dono da brasileira Azul, está no negócio da aviação desde 1995, um currículo que serve de argumento para que tenha tomado a dianteira na explicação da estratégia do Atlantic Gateway, o consórcio que ontem assinou com o Governo português a compra de 61% do capital da TAP. E até nas questões dirigidas directamente a Humberto Pedrosa, David Neeleman fazia questão de acrescentar um aparte, uma conclusão. A última palavra foi ontem sempre dele.

Apesar da dinâmica da conferência de imprensa que se seguiu à assinatura do contrato de compra e venda, David Neeleman voltou a sublinhar que quem controla a TAP é Humberto Pedrosa, o português dono da Barraqueiro e que, como o Económico avançou, controla 50,1% do consórcio, um número mágico na hora de Bruxelas decidir se a privatização cumpre todas as exigências de Bruxelas. "Eu estou falando mais porque tenho mais conhecimento da aviação", garantia ontem de manhã David Neeleman, sublinhando que "o Humberto é controlador, tem mais de 50% da empresa". E o norte-americano garante que vão "cumprir todas as regras" e que não vão pedir "para a Comissão Europeia dar um jeitinho".

A apresentação repetir-se-ia algumas horas mais tarde, numa reunião que juntou perto de 250 quadros da companhia aérea na sede da empresa. A diferença, diz fonte presente no encontro, foi a postura de Humberto Pedrosa, que terá mesmo chegado a emocionar-se enquanto falava do seu compromisso para com a companhia aérea. "Foi emotivo", conta a mesma fonte, e já a terminar terá dito que só lamenta não ter já 40 anos "para poder ter mais tempo para ver o resultado desta aposta". 
Título e Texto: Hermínia Silva, Diário Económico, 25-6-2015

Relacionado: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-