quarta-feira, 24 de junho de 2015

O ‘haraquiri’ de Alex Tsipras

Renato Santos
Eleito pelo povo grego para travar a austeridade que varre o país, pelo menos, há cinco anos, Alexis Tsipras acaba de rasgar a confiança que lhe foi dada.

Quase todas as promessas caíram por terra. Os gregos terão de suportar mais oito mil milhões de austeridade para receberem já 7,2 mil milhões de euros, mais 10,9 mil milhões destinados à recapitalização da banca e ainda 35 mil milhões de fundos do plano Juncker.

Este é o valor do sabre japonês oferecido pelos credores para que Tsipras convença o seu governo de que mais austeridade até é bom. Uma lição para a oposição em Portugal, em particular para o PS, que vende a ideia de que a austeridade vai terminar com a mudança de Governo. Já Passos Coelho nunca se deve esquecer que a Grécia faz parte do maravilhoso mundo do euro.

Bruxelas apoia acordo com a Grécia - até circula no corredores uma reestruturação de dívida no futuro -, mas o sonho do Syriza pára ao fim de cinco meses e o ‘haraquiri' (suicídio de honra) de Tsipras coloca-o como líder do governo a prazo. A confiança ficou na lâmina do sabre. 
Título e Texto: Renato Santos, Diário Económico, 24-6-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-