terça-feira, 23 de junho de 2015

Comédia grega à portuguesa

Carlos Guimarães Pinto
Corria o ano de 2012. No parlamento preparava-se o Orçamento de Estado de 2013 (o pior que este governo fez). Nas ruas, nunca tinha havido tanto protesto. No parlamento, o Ministro das Finanças Vítor Gaspar era acusado de selvajaria social por João Galamba. Um conjunto de “personalidades” enviava uma carta ao governo, acusando-o de “fanatismo cego”. O termo “espiral recessiva” estava na moda. Havia manifestações a sério, com pedras a cair na polícia e cacetetes nos manifestantes. O motivo da contestação: um orçamento de estado que previa austeridade no valor de 5.338 milhões de euros, quase tudo pelo lado da receita.

Fast Forward para 2015. O Syriza é eleito. A esquerda portuguesa e a imprensa (passe a redundância) anunciam o fim da austeridade. No Partido Socialista constroem um altar a Varoufakis e companhia. Mas com o passar dos dias, os problemas vão-se avolumando. Os depósitos bancários começam a fugir. As promessas eleitorais ficam por cumprir. O PIB, que crescia quando o Syriza subiu ao poder, volta a cair. O desemprego aumenta a contra-ciclo com a Europa. A Grécia fica bastante próxima de sair da Zona Euro. Cinco meses de negociações depois, e com o país de joelhos, o Syriza apresenta uma proposta minimamente séria à Troika. As expectativas estão tão baixas, que o simples facto dessa proposta ser tomada como séria é vista como uma vitória do Syriza. A esquerda portuguesa pula de alegria. O mesmo deputado que tinha acusado o governo português de selvajaria social, diz que o acordo é uma derrota dos governos português e espanhol. O motivo da alegria: uma proposta do Syriza que prevê austeridade de 5.207 milhões de euros para 2016 e 2.692 para o que resta de 2015 (ou seja, cerca de 5.384 milhões de euros anualizado), quase tudo pelo lado da receita. 
Título e Texto: Carlos Guimarães Pinto, O Insurgente, 23-6-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-