terça-feira, 2 de junho de 2020

OMS: China atrasou envio de informações sobre coronavírus

Documentos e gravações obtidos pela Associated Press comprovam que laboratórios chineses sequenciaram vírus uma semana antes do anunciado

Roberta Ramos

A China atrasou a entrega de informações importantes sobre o coronavírus durante os primeiros dias da pandemia, segundo documentos e gravações de reuniões da Organização Mundial da Saúde (OMS) obtidos pela agência de notícias Associated Press. O país asiático publicou o genoma do vírus em 11 de janeiro, uma semana após três laboratórios chineses já terem sequenciado o mapa genético do agente causador da covid-19, mostram os documentos vazados.

De acordo com a reportagem da AP, controles rígidos de segurança e a competição no sistema público de saúde da China foram as causas para o atraso. O governo chinês ainda teria retardado em duas semanas a divulgação do número de casos de infectados quando a pandemia teve início na cidade de Wuhan.

“Estamos recebendo uma quantidade mínima de informações, insuficiente para nos planejarmos adequadamente”, declarou a epidemiologista norte-americana e participante do grupo da OMS que lida com a pandemia, Maria Van Kerkhove [foto], em reunião interna do órgão em janeiro.

Foto: Divulgação/OMS
Após testar quase a totalidade de sua população, Wuhan reportou nesta terça-feira que 300 pessoas são portadoras assintomáticas do novo coronavírus no município, enquanto nenhum caso com os sintomas da covid-19 foi registrado. No total, a China somou 83.022 infectados e 4.634 óbitos causados pela covid-19. Hoje, foram adicionados cinco casos à contagem feita pelo governo chinês.
Título e Texto: Roberta Ramos, revista Oeste, 2-6-2020, 17h25

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-