quarta-feira, 11 de maio de 2011

Situação política

Foto: Antonio Cruz/ABr

Peter Wilm Rosenfeld
Comentarei alguns dos fatos que estão acontecendo no Pais, que me preocupam e aborrecem sobremaneira. Vamos lá:
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA – No âmbito da Presidência da República:
1 - Itaipu – Parece que a Sra. Rousseff pensa que o dinheiro que recolhemos aos cofres do Governo sob as mais variadas rubricas (IPI, Imp. de Renda, etc.) é por nós colhido em árvores, com colheitas podendo ser feitas durante os doze meses do ano! Que outra explicação temos para essa generosidade com que os valores repassados ao Paraguai a título de pagamento pelo fornecimento de energia elétrica por Itaipu aumentam a toda hora? O Sr. da Silva já fazia isso mas, afinal, ele era um “não sei de nada”, parcamente alfabetizado. Mas a Sra. Rousseff, que tem diploma de curso superior (até quis que acreditássemos que era Doutora pela Unicamp, mas foi desmascarada!), deveria saber melhor. Pois há poucas semanas resolveu triplicar o valor que pagamos ao Paraguai pela energia que nós produzimos por uma usina hidrelétrica que nós pagamos integralmente. Fazer cortesia com chapéu alheio não está na competência nem da Presidência da República. O povo tem o direito de ser respeitado, e a Presidente da República tem como seu primeiro e mais importante dever respeitar esse direito.
Nota: É claro que o povo também tem o dever de respeitar a figura da Presidência da República. Não é por outra razão que sempre me refiro à Presidente como Sra. Rousseff. Mas, na medida em que a Presidente não cumprir com seu dever, dá ao povo o direito de também desrespeitá-la.

2Condecoração outorgada ao Sr. José Genuino A responsabilidade por esse verdadeiro deboche está sendo atribuída ao Sr. Nelson Jobim. Não está de todo errado pois, afinal, dele deve ter sido a iniciativa de propor essa verdadeira barbaridade. Mas custar-me-ia acreditar que isso tenha sido feito sem a autorização da Presidência da República! Um guerrilheiro terrorista, além de, à época do mensalão, estar ocupando a presidência do PT (seu nome está entre os 38 que estão sendo julgados pelo STF), ser condecorado pelo Ministério da Defesa repito, é um escárnio para com nossas Forças Armadas e para com todos os que foram condecorados anteriormente.
3 – Comissão da VerdadeContinua todo o trabalho para aprovar o 3º PNDH e instalar a Comissão da Verdade. (Já referi várias vezes que essa comissão, se instalada, deveria ser designada por Comissão da Mentira). A serem levados em conta os absurdos já cometidos no cálculo das supostamente devidas compensações por pessoas que, também supostamente, perderam seus cargos e, por isso, passaram dificuldades, o Tesouro Nacional não terá como pagar o que é devido a essas pessoas. O caso mais recente, ou que mais recentemente veio à tona, é o do Sr. Rui Falcão, novo presidente do Partido dos Trabalhadores. Recebeu algo como R$ 1.400.000,00. Na época do movimento que nos livrou de ver aqui instalado um partido comunista (1964), ele trabalhava como jornalista. Trabalhou em jornais como A Gazeta, Folha de S. Paulo, Jornal da Tarde, Diário da Noite. Foi Diretor de Redação da revista Exame. A indenização foi paga sob a justificativa de que sua carreira de jornalista teria sido prejudicada e que poderia ter chegado ao mais alto cargo da carreira em qualquer jornal de S. Paulo. Além disso, foi também deputado estadual. E, com tudo isso, pleiteou e recebeu (já embolsou, pelo que sei) a quantia que mencionei. Pode? É assim que a proposta Comissão da Verdade vai funcionar?
NOTA: Usei as expressões “suposta” e “supostamente”, a exemplo do que todos os veículos de comunicação fazem nesses dias, pois não tenho provas materiais do que estou afirmando. Logo, “suponho” e transmito minhas “suposições”. É ou não é ridículo o que está acontecendo?
4 – Passaportes diplomáticos – A grande vergonheira do fim do governo do Sr. da Silva foi, sem dúvida, um fato que pareceria de somenos importância, mas não é: O Ministério de Relações Exteriores emitiu passaportes diplomáticos para alguns filhos e netos do Sr. da Silva (7 ao todo). Além de todas as bobagens e incompetências do Sr. Celso Amorim, essa foi um lindo apagar de luzes de sua posição como Ministro de Relações Exteriores. Realmente, Rio Branco não merece ter que ver, sei lá de onde está, uma vergonheira dessas. Mas foi cometida. E o que a Sra. Rousseff tem que ver com isso? Muito. Deveria ter determinado ao atual Ministro, Sr. Patriota, que cancelasse a validade desses passaportes. Não só não o fez como o MRE acaba de informar ao Ministério Público que não os cancelará, pois foram emitidos por serem de interesse nacional! E que esse interesse persiste!
5 – Sra. Erenice Guerra – Todos vimos, e penso que, como eu, ficaram estarrecidos com os carinhosos beijinhos trocados entre essa senhora e a Presidente da República no dia da posse da Sra. Rousseff. Afinal, a Sra. Guerra, que sucedeu a Sra. Rousseff como Ministra-Chefe da Casa Civil, teve que ser demitida ao ser comprovado que seu marido e filhos estavam agindo de forma flagrantemente ilícita ao intermediarem negócios escusos em assuntos de interesse do governo. Considerando que a Sra. Guerra, quando era Secretária Executiva da Casa Civil, já tinha agido de maneira absolutamente estranha preparando dossiês falsos sobre a Sra. Ruth Cardoso, sobre o Sr. José Serra e outros, inclusive turvando seriamente a imagem da atual Presidente da República, não mereceria esse carinho todo. Apesar disso, a Sra. Guerra foi convidada para a posse e, mais, cumprimentou a Presidente com beijinhos? Total e completamente estranha essa atitude da Sra. Rousseff.
Para finalizar, um alerta à Presidente da República. A eleição do Sr. Rui Falcão à presidência do PT foi uma manobra do Sr. José Dirceu, de quem o Sr. Falcão é aluno e seguidor, com vistas a infernizar ainda mais a vida da Presidente, de quem o Sr. Dirceu definitivamente não gosta. Ele está convencido de ter sido brutalmente injustiçado por ocasião do “mensalão” e que, mais, ele é que deveria estar na Presidência da República e não a Sra. Rousseff.
Peter Wilm Rosenfeld
Porto Alegre (RS), 11 de maio de 2011 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-