quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Vitória da "senhora" Merkel

Justiça alemã rejeita veto a fundo de resgate europeu
Tribunal Constitucional da Alemanha liberou a ratificação do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), que enfim será transformado em lei

Foto: Uli Deck/AFP
O Tribunal Constitucional da Alemanha deu sinal verde nesta quarta-feira à ratificação do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), o fundo de resgate que previamente havia sido aprovado pelas duas câmaras parlamentares do país. A mais alta Corte germânica desprezou os recursos apresentados contra o MEE, o que na prática libera o presidente alemão, Joachim Gauck, para assinar a lei que cria o fundo.
O tribunal ressaltou que todas as ajudas derivadas desse fundo de ajuda financeira devem ser aprovadas também pelo Parlamento alemão. Conforme o esperado, contudo, os juízes insistiram que uma série de condições devem ser observadas para que o MEE fique dentro dos limites de compatibilidade com a Constituição da Alemanha.
A Corte rejeitou seis ações que procuravam uma injunção temporária contra a ratificação do MEE e do chamado "pacto fiscal". O tribunal deve dar o seu veredicto final sobre a legalidade de ambos os mecanismos apenas em dezembro, mas analistas apontaram que a rejeição das ações enviou um forte sinal sobre o assunto.
A decisão é uma vitória da primeira-ministra Angela Merkel contra os críticos do fundo, que alegam que o MEE representa um cheque em branco para infinitos resgates de economias europeias em crise. A decisão da Justiça alemã era vital para a sobrevivência do plano de resgate, uma vez que o país deve contribuir com 27% dos 500 bilhões de euros do fundo.
Fonte: Veja.com, 12-9-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-