domingo, 25 de maio de 2014

Carreira 28 – Uma história com 100 anos



Foto: VIA Lx

Inaugurada em 1914, a Carreira 28 assume-se como a mais interessante de quantas constituem a rede de elétricos da CARRIS, não só pelas zonas da cidade por onde passa, mas também pela estreiteza da via em certos locais do percurso e pela relação de proximidade que os carros mantêm com os edifícios envolventes.

Viajar na Carreira 28 é atravessar momentos vários da história da cidade. O percurso tem início no Largo do Martim Moniz, que foi buscar o seu nome ao de um cavaleiro de Afonso Henriques e que foi figura proeminente na conquista do castelo de São Jorge aos mouros, no século XII, prosseguindo pela Rua da Palma em direção aos Anjos, depois a Sapadores e ao Largo da Graça.

Foto: AD
O percurso continua pela Rua Voz do Operário, Igreja de São Vicente de Fora, construída no século XVII e vizinha do Panteão Nacional, lugar de memória de diversas figuras nacionais.

Segue-se Alfama, com as suas ruas tão estreitas que quase parecem impedir a circulação do elétrico, ainda que em via única, a Rua das Escolas Gerais, lembrando os primórdios do Ensino Superior de Portugal e a Sé de Lisboa, construída após a conquista da cidade aos mouros.

Às ruas da Baixa segue-se o Chiado, com as estátuas do poeta daquele nome e de Fernando Pessoa. Continua a subida contornando a Praça Luís de Camões, com o monumento evocativo ao autor de Os Lusíadas, para logo descer a íngreme Calçada do Combro, rumar ao Palácio de São Bento, que alberga a Assembleia da República, e à Estrela, com o seu jardim e a sua Basílica, mandada construir por D. Maria I em finais do século XVIII.

Praça de Luís de Camões, 20-04-2013, foto: JP
A viagem chega ao fim no Largo dos Prazeres, com entrada para o cemitério do mesmo nome, construído na primeira metade do século XIX e com a estátua de São João Bosco.


Uma história de mudanças
 
Foto: Daniel Aleixo
Inaugurada em 1914, (1 de março), a Carreira 28 sofreu alterações e prolongamentos vários ao longo da sua existência.
À data da inauguração ligava a Praça de Camões à Estrela, tendo sido alongada do Camões ao Rossio em 1928, 19 de dezembro.
Em 1 de janeiro de 1936 foi prolongada da Estrela aos Prazeres.
Em 1973, 18 de fevereiro, chegou à Graça e em 1984, 5 de março, na sequência de alterações na rede, foi estendida ao Martim Moniz.


Títulos e Textos: Revista VIA Lx, Transportes de Lisboa, janeiro/fevereiro/março de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-