quarta-feira, 28 de maio de 2014

Propaganda subliminar

José Manuel
Assim são chamadas as mensagens de persuasão feitas para serem percebidas apenas no sub consciente. A primeira experiência do gênero foi realizada em 1956, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, pelo publicitário Jim Vicary. Durante a projeção de um filme, ele inseriu a frase "Beba Coca-Cola" numa velocidade tão rápida - aparecendo com apenas 0,003 segundo de duração - que ela passava desapercebida. O olho humano só capta imagens que duram no mínimo 0,02 segundo, mas, de acordo com Vicary, as mensagens ficavam gravadas na mente das pessoas - tanto que, no intervalo do filme, as vendas do refrigerante aumentaram 60%. Ele repetiu a experiência com a mensagem "coma pipoca" e obteve o mesmo resultado. Também é possível fazer propaganda subliminar com sons. "Uma técnica comum é usar batidas de coração como ruído de fundo para propaganda política.


O som fica quase imperceptível, principalmente se misturado à trilha sonora ou à fala do candidato, mas passa uma sensação de calma e segurança. O expediente já foi utilizado por políticos como Covas e Maluf, e nas propagandas de carro da Chevrolet", afirma o publicitário Flávio de Alcântara Calazans, professor da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. O caso mais famoso aconteceu no Japão, em 1997, quando mais de 700 crianças tiveram ataque epiléptico por causa do desenho Pokemón. A animação trazia um estímulo luminoso - flashes coloridos imperceptíveis - que deveria causar uma sensação agradável, mas que provocou curto-circuito no cérebro das crianças. "Propaganda subliminar é crime em países como Estados Unidos e França, mas aqui no Brasil não existe uma legislação específica sobre isso.


Isso é o que toda a população brasileira está fazendo, certamente revoltada com os rumos que o país está tomando, sem se dar conta de que cada vez que posta a imagem ou da presidenta, ou a do ex-presidente, ou dos políticos corruptos, nas redes sociais e em especial no facebook, está fazendo propaganda subliminar positiva dessas pessoas as quais estão exatamente denunciando.

Nós, do AERUS, fazemos pior, fazemos uma espécie de engenharia reversa ao achar que estamos desmontando um esquema corrupto e que vem nos prejudicando há oito anos. Ao fazê-lo estamos produzindo um mecanismo melhor, infinitamente melhor, pois produzimos um sistema sofisticado de propaganda subliminar para os nossos algozes.

E, é claro, eles agradecem a todo o momento pelas benesses que lhes oferecemos.
Tenho observado que a grande maioria dos prejudicados pelo AERUS não posta artigos no facebook, escrevendo sobre o seu problema e o de milhares, mas sistematicamente repete os erros, os nomes e as fotos daqueles que só nos prejudicam. Se tivéssemos a consciência do que estamos fazendo e trabalhássemos diariamente em prol da nossa causa AERUS, talvez já estivéssemos com o dinheiro na conta.
Título e Texto: José Manuel, ex-tripulante Varig, 28-05-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-