terça-feira, 5 de junho de 2018

[Para que servem as borboletas?] APRUS – Associação dos Participantes e Beneficiários do Aerus

Valdemar Habitzreuter

A sigla APRUS até que é bonita, assim como VARIG nos vangloria. APRUS representa o presente de lutas, VARIG é o passado de glórias. Mas, do bonito e de vanglória ninguém se alimenta, exceto o espírito que se rejubila no estético e de reminiscências.

Nós, velhinhos e velhinhas do Aerus, não podemos apenas ficar na contemplação do que é bonito e glorioso e alienar-nos do real, pois temos também necessidades aquém do espírito que se impõem no dia a dia da vida fática. Somos de carne e osso e faz-se necessário os subsídios materiais para sustentar nossa carcaça que já avança em idade e com dificuldade de deslizar confortavelmente pela vida. Assim, a Aprus não está aí só para bonito, ela tem um objetivo real: fazer com que os subsídios não nos faltem para o curto futuro que ainda nos resta.

Todos sabemos o que aconteceu à Varig e de carona ao Aerus. Há ameaças de o Aerus – nossa importante fonte de subsídios – virar uma bolsa sem fundos. Há oportunistas de todos lados (advogados, credores da falida Varig que se dizem preferenciais, etc.) que trabalham em conjunto para desviar os valores da indenização da DT preferencialmente para seus bolsos. Vamos simplesmente assistir dispersos a que isso aconteça? Se isso acontecer, o Aerus, que está em processo de liquidação, será declarado definitivamente liquidado e nós a ver navios, sem ver, talvez, a cor do nosso dinheiro que fazemos jus pelos longos anos de contribuição.

É sabido também que ao longo desses anos todos, o processo de liquidação do Aerus foi conduzido por liquidantes omissos sem muito interesse em defender o beneficiário do Aerus. E quem teve a iniciativa de ficar de olho no que acontecia no Aerus? A Aprus. Eu acho que devemos prestigiar essa associação. E quanto mais forte, mais poder de fiscalização e pressão ela terá para fazer valer o que é justo e correto no que diz respeito aos nossos direitos.

Associação, antes de tudo, significa união. Somos um grupo de aposentados sem que isso, forçosamente, represente uma união. Estamos um tanto dispersos, cada qual cuidando de suas vidas. Mas, se nós nos associarmos para conquistar nossos objetivos coletivamente, transparece aí uma união em forma de associação. A Aprus é isso: uma associação de aposentados para, unidos, defenderem seus interesses e direitos.

A união faz a força, e quanto mais membros essa associação tiver, mais representatividade ela terá para que o liquidante do Aerus desempenhe seu papel de conduzir o processo de liquidação dentro dos parâmetros delineados entre Varig e Aerus. Se por ora somos contemplados pela tutela antecipada através de longa batalha judicial, isso não significa que saímos de todo vitoriosos pela conquista de nossos direitos; precisamos ter a garantia de um salário vitalício a que fazemos jus. Através da Aprus, isso pode ser viável.

Pensem nisso: vale a pena associar-se. Há gente séria à frente dessa associação, trabalhando para que o nosso Aerus não seja deixado para as calendas.
Título e Texto: Valdemar Habitzreuter, 4-6-2018

Colunas anteriores:

5 comentários:

  1. Caro Habitz, excelente Texto. Faço das suas minhas palavras, “Reflitam”, Associem-se é um custo pequeno e uma Representatividade grande e necessária ! Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volkart, um abraço! Realmente, a Aprus pode ser nossa representante junto ao Aerus para que as coisas andem dentro dos trilhos... Portanto, é preciso fortalece-la, e quanto mais associados, mais forte será...
      Habitz

      Excluir
  2. Habitz, me associei ao grupo. Tudo pela causa que acho mais correta, nesse momento. Antes não podia por causa de receber muito pouco, depois porque não me grassa certas personalidades "non gratas" no grupo. Se por acaso um destes assumir o controle na diretoria, retiro o meu apoio.
    Fui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa, V. Rocha! Tenho o mesmo pensamento... Ademais, noto que vc sempre contribui com discernimentos criteriosos em relação a assuntos relevantes aqui postados por 'Cão que fuma'. É um belo exemplo sua adesão ao Aprus... Abraço!
      Habitz

      Excluir
  3. Boa Rochinha! Veja aí em seus Contatos quantos mais poderiam associar-se, para cada vez mais termos uma representatividade maior! Abs.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-