sexta-feira, 20 de julho de 2018

Fórmula da amizade


Haroldo Barboza

Amigo não é apenas uma palavra que começa pela letra “A”. Este rótulo define um sentimento que cultivamos por outra pessoa no decorrer da vida e nem sempre é percebido ou reconhecido em algum tempo de nossa existência. Ele se aprofunda com o tempo e se solidifica nos momentos críticos, quando nossos espíritos estão frágeis. Como toda boa relação, em momentos de divergência de opiniões ele se coloca à prova, quando os envolvidos mostram o quanto são capazes de ceder para não estremecerem a amizade conquistada pela troca de virtudes e aprimoramento mútuo de características humanas defeituosas.

Não existe uma regra para definir o que é um amigo. Não existe um tempo mínimo para determinar que tal relação passe a existir. A amizade pode ser ilustrada pelo empréstimo de uma quantia num momento de aperto, pela divisão de um pão dormido na hora da fome comum ou numa caminhada pela acidentada trilha da vida. Nada impede que uma pessoa tenha diversos amigos fiéis. Devido às diversas situações de nosso cotidiano, é difícil definir com exatidão qual deles é o mais amigo de todos.

Mesmo depois de todas estas considerações, ainda não consegui definir o que seja um amigo de fato. Existem amigos em vários níveis. Alguns destemidos, capazes de correrem riscos da própria vida para ajudar o parceiro. Outros que recuam num momento de alto perigo. Será que nós também não recuaríamos? Se tivermos esta resposta certamente vamos compreender o momento de fraqueza pelo qual nosso estimado amigo foi envolvido. E saberemos perdoá-lo, superando o egoísmo.

Amigo não é aquele que dá “cola” nos dias de provas. Amigo é aquele que mesmo sabendo mais, ajuda o colega a estudar a tirar uma nota equivalente à sua. É aquele que em vez de rir de sua calça manchada, empresta seu lenço para limpa-la. É o que ao invés de esconder os cadernos do colega, ajuda carrega-los quando a mochila está mais pesada. É o que divide a capa de chuva quando a mesma chega sem aviso. 

Quando estiver frente a frente com seu amigo, não se preocupe em dizer-lhe que sua amizade por ele é fraterna e eterna. Deixe que o coração dele sinta isto e seu olhar reflita esta certeza.

Agora que me deparei com todas estas confusões espirituais e mentais, mesmo sem possuir a fórmula que todos procuram, cheguei à seguinte conclusão: quem não possui pelo menos um amigo, tem uma vida sem sentido, pois não poderá desenvolver o fator de solidariedade que cada um carrega em sua alma.

Olhe ao seu redor e observe as flores que brotam do pântano que nos cerca. Elas trazem dentro do caule o nome de cada amigo que você preza. Renove o adubo com regularidade para não perder o que enfeita sua vida!

Seja sempre gentil com qualquer pessoa. E mais ainda com seus possíveis futuros amigos. Mantenha sempre um diálogo regular e sincero com eles. Lembre-se que seus pais são os seus maiores amigos, pois eles sacrificaram grande parte de suas vidas para que você estivesse aqui agora lendo estas frágeis considerações.

Perdoe falhas sem má fé. Compreenda situações eventuais que furam um compromisso. Ajude a contornar situações que se tornaram complicadas ao seu colega. Não critique simplesmente quando ocorre um erro se você não estava junto no momento do fato e não conhece as circunstâncias.

Se você tem ou já teve um cão sabe do que falamos. Este pequeno peludo cria um enorme afeto por nós a ponto de correr riscos para nos defender. E possui uma enorme capacidade em nos perdoar. Se você sai de casa zangado pela manhã, ao retornar, encontrará o amigo balançando o rabinho pela alegria de revê-lo.


Faça o mesmo com seus amigos. Como não temos “rabinho” para balançar, abrimos os membros superiores para um abraço fraterno bem apertado. Sendo um familiar, ainda tem um beijo de brinde. Faça isto todo dia e sinta como cada vez mais seu coração vai inchar de tanta felicidade.
Título e Texto: Haroldo Barboza – Autor do livro: Brinque e cresça feliz – Rio de Janeiro, 20-7-2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-