domingo, 17 de dezembro de 2023

Festival da Desordem na Edgar Romero leva caos a Madureira

Famosa avenida que beira o Mercadão de Madureira é tomada por camelôs ilegais e a desordem é tamanha que até o comércio regular resolveu jogar as posturas municipais para o alto. Ordem Pública culpa a presença do crime organizado na região

Amanda Raiter

Os camelôs tomaram conta de vez da tradicional Avenida Ministro Edgar Romero, em Madureira, e mais que disputam espaço com os lojistas: passaram a ser os verdadeiros protagonistas do comércio do bairro, que vem decaindo e se acabando frente à desordem. A via é totalmente tomada por clandestinos vendendo itens que vão desde frutas a acessórios, sem sequer respeitar a proximidade com o concorrente direto, sem procedência, sem garantia e sem pagar impostos e gerar emprego.

É fruteiro em frente ao supermercado, venda de pão de forma, e até produtos que demandam refrigeração ficam ali sob o sol escaldante como pizzas e iogurtes. Não há nenhum controle sanitário. Tudo isso sem serem incomodados; é como se o poder público houvesse sido abolido na região.

Camelôs vendem itens sem refrigeração a preços desleais bem em frente ao supermercado, no meio da calçada, sem serem incomodados. Foto: Daniel Martins

Há lojista que aproveita até a estrutura do próprio camelô vizinho para apoiar a prateleira externa com itens domésticos: sim, já que os camelôs fazem o que querem, tem lojista que, pra não falir, vira uma espécie de quase-camelô. Os preços dos ilegais são – claro – sempre bem mais em conta do que no mercado oficial. “Tem itens que eu só compro no camelô e complemento com o que não encontro no mercado”, diz a dona de casa Maria Falcão, de 59 anos.

Ao passarmos em frente de alguns dos camelôs, há quem peça para o fotógrafo do DIÁRIO DO RIO fotografar o momento, como se estivesse tudo dentro da lei. Na passarela do trem, mais desordem – e os camelôs que tomam a estreita passagem são mais frequentes do que passageiros às 15h.

Questionada, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) declarou, em nota, que realiza operações de ordenamento frequentes em Madureira, inclusive na Edgard Romero, mas destaca que a região sofreria forte influência do crime organizado, o que serviria como uma espécie de licença para a desordem absoluta.

A Seop também declarou que, nas ações realizadas em 2023, foram apreendidos milhares de itens como bebidas, artigos de vestuário, botijões de gás, grandes estruturas, entre outros, inclusive mais de 100 mil itens falsificados em um depósito clandestino de ambulantes irregulares. O órgão da Prefeitura ainda garante que novas ações seguirão sendo realizadas na região.

Título e Texto: Amanda Raiter, Diário do Rio, 16-12-2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-