sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

8 coisas que são a cara do carioca no verão

Pensando nas situações que se repetem a todo verão, o DIÁRIO selecionou 8 coisas que são a cara do carioca no verão do Rio

Larissa Ventura

O verão chegou no Rio de Janeiro, mas o famoso “Rio 40 graus” não agrada a todos os cariocas. Desde quem reclama das altas temperaturas, até quem gosta e aproveita o calor, algumas situações se repetem a todo verão.

Praia do Pepê, Barra da Tijuca, foto: Daniel Martins

Vale destacar que o calor extremo, quando a temperatura ultrapassa os 45ºC e a sensação térmica passa dos 50ºC, como aconteceu na cidade neste ano, demanda cuidados. Por isso, o DIÁRIO DO RIO conversou com especialistas, que explicaram o que pode ser feito para reduzir os danos do calor extremo no Rio de Janeiro.

E, pensando exatamente nas situações que se repetem a todo verão, o DIÁRIO selecionou 8 coisas que são a cara do carioca no verão da cidade. Confira:

Reclamar do calor

Clássico do verão carioca, afinal, realmente a cidade do Rio sofre com o calor intenso. Entre ano, sai ano e a reclamação do calor não muda…

Quem gosta X Quem odeia calor

E junto das reclamações, vêm as brigas de quem ama e de quem odeia o calor. Afinal, tem quem quer a volta do inverno e tem os fãs do verão carioca, né?!

Discutir onde é mais quente

Em paralelo às reclamações, começa a disputa pelo bairro mais quente… os moradores (que reclamam do calor) juram que o seu bairro é o mais quente do Rio. E assim, começa uma competição nas redes sociais.

Brigar pelo ar-condicionado

E conforme chega o calor, começam as brigas pela temperatura do ar. Enquanto uma parte quer a temperatura mínima, a outra prefere um meio termo, que “refresca, mas sem congelar”. E essa briga se repete com família, amigos, dentro de escritórios de trabalho, carros etc.

Reclamar da alergia

E além da temperatura, o ar-condicionado causa outro dilema: o das pessoas alérgicas, que ficam entre lidar com o calor ou lidar com a alergia atacada.

Desmentir (ou espalhar) a fake news de que todo carioca mora perto da praia

E basta chegar o calor que quem não conhece o Rio começa a acreditar na história de que todo carioca mora perto da praia… e aí, há quem explique que é mentira e quem aproveite para inventar história…

Esquecer de se hidratar

Esse aqui é um erro frequente, mas muito preocupante. Cerveja, refrigerante e afins podem até parecer refrescantes, mas o que realmente hidrata é água. Por isso, é sempre muito importante beber muita água (em qualquer tempo, mas especialmente no calor intenso do verão).

Só o carioca pode falar mal do Rio

E é claro que a gente fala mal, mas defende, né?! A gente reclama, critica, mas se vier alguém de fora para falar mal, a gente não deixa! Afinal, só carioca pode reclamar do Rio de Janeiro.

Título e Texto: Larissa Ventura, Diário do Rio, 28-12-2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-