sábado, 23 de dezembro de 2023

BarraShopping é eleito pela 14ª vez o preferido dos cariocas

O complexo comercial foi grande impulsionador para o crescimento da região da Barra da Tijuca, área antes afastada do núcleo urbano do Rio

Victor Serra

Segundo a pesquisa ‘Marcas dos Cariocas’, promovido pelo jornal O Globo, em parceria com a TroianoBranding, o BarraShopping, pela 14ª vez, é eleito o shopping preferido dos cariocas. A pesquisa, anualmente, tem o objetivo de identificar as marcas de produtos e serviços mais admiradas pelos cariocas em 39 categorias de negócios, considerando a qualidade, preço, respeito, identidade e evolução.

Juntamente com o BarraShopping, outros grandes centros de compras disputaram o ranking. Na sequência, o RioSul garantiu o segundo lugar, seguido pelo NorteShoppingNova América e Plaza Shopping.

História com os cariocas

Inaugurado em 26 de outubro de 1981, o BarraShopping viu o desenvolvimento da Baixada de Jacarepaguá. Como o pioneiro entre os shoppings do bairro, este empreendimento representou um marco significativo nesta parte da Zona Oeste carioca, que, em tempos anteriores, estava longe de ser o epicentro da diversão que se transformou ao longo dos anos. Através de suas lojas atrativas e diversas atividades de lazer, o local conquistou a atenção de moradores de várias localidades, emergindo como o favorito de milhares de famílias do Rio.

Outro aspecto que vive na memória afetiva dos cariocas é o famoso monotrilho, inaugurado em 1996, com o objetivo de facilitar a circulação pelo shopping. Cobrando uma tarifa de R$ 1,50, o monotrilho possuía três estações, duas localizadas nos extremos do centro comercial e uma no estacionamento. Após o sucesso inicial, em função da novidade, sua operação se revelou deficitária devido à alta tarifa, até sua desativação em 2000. 

Em 2003, foi inaugurada a integração entre o Barra Shopping, o New York City Center e o Centro Empresarial BarraShopping, dando origem a um dos maiores centros de compras, serviços e entretenimento da América Latina.

Atualmente, o complexo comercial conta com mais de 700 lojas, em uma área de 120 mil metros quadrados, margeando a Avenida das Américas, gerando mais de 11.900 empregos e, em 2016, movimentou mais de R$ 2 bilhões em vendas.

Há 42 anos conquistando o coração dos cariocas, o BarraShopping investiu em estratégias para consolidar sua marca, não apenas como um centro de compras, mas como um destino completo de gastronomia e entretenimento. Com a inauguração de sete novos restaurantes, e a perspectiva de adicionar mais nove até o final do ano, o complexo busca aprimorar ainda mais a experiência dos visitantes.

Título e Texto: Victor Serra, Diário do Rio, 22-12-2023  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-