terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Saiba como surgiu o escudo do Vasco e entenda confusão em torno da Cruz de Malta

Popularmente conhecido como Cruz de Malta, símbolo principal do Vasco da Gama, na verdade, se chama Cruz Pátea

Raphael Fernandes


”A Cruz de Malta é o meu pendão”. Este trecho, presente no hino do Vasco da Gama, também está representado no escudo do clube, mas com um equívoco inusitado. A história do símbolo é marcada por poucas alterações em seu emblema, com a manutenção de elementos como as letras CRVG e a presença da caravela com a cruz.

Origem

O primeiro símbolo da equipe é datado de 1898, ano de fundação do clube. Bem diferente do atual, ele era redondo, com um fundo negro e com a caravela na parte central. Nas bordas, as inscrições ”CR” (Clube de Regatas) e ”Vasco da Gama”. O escudo sofreu algumas alterações em 1903, mas se manteve circular, com uma nova borda.

A partir de 1920, o clube adotou um novo emblema, com um formato mais próximo do escudo conhecido atualmente. A caravela com a cruz foi mantida, com um novo brasão. A faixa diagonal branca foi sugestão do então técnico vascaíno Odino Vieira.

Cruz de Malta?

O primeiro escudo do Vasco continha a Cruz da Ordem de Cristo, um dos símbolos nacionais de Portugal. Contudo, após a mudança do símbolo em 1920, a cruz em questão foi alterada para a chamada Cruz de Malta, citada no hino e cantada pela torcida. No entanto, a insígnia se trata da Cruz Pátea (ou Cruz Templária), e não da Cruz de Malta.


A confusão aconteceu por conta de um estrangeirismo que ocorreu no Brasil. Em outros idiomas, como inglês e francês, todo tipo de cruz aberta era denominada como Cruz de Malta e o mesmo aconteceu na adaptação da nomenclatura em solo brasileiro.

Novas versões do escudo

A partir da década de 1980, o escudo do Vasco foi remodelado algumas vezes. O emblema atual foi atualizado em 2021, com pequenas alterações em relação à versão anterior. O Cruzmaltino realizou mudanças na fonte das letras presentes no símbolo, com a ideia de modernizar o escudo sem perder a essência.


Fonte: Globo Esporte

Título e Texto: Raphael Fernandes, Vasco Notícias, 12-12-2024, 7h34

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-