quinta-feira, 12 de setembro de 2024

[Viagens & Destinos] Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro

O Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro foi fundado em 1590 por dois monges vindos do Mosteiro da Bahia em 1589, vinte e quatro anos depois de fundada a cidade. Foi a segunda Ordem religiosa a estabelecer casa no Rio de Janeiro, sendo os beneditinos antecedidos apenas pelos jesuítas. Em 1596 já estava o Mosteiro consolidado, em local apropriado, onde ainda se encontra, sendo nessa ocasião erigido em Abadia. Tem como padroeira Nossa Senhora do Monserrate e integra a Congregação Beneditina do Brasil, que compreende hoje sete mosteiros masculinos e dezesseis femininos.

Dona Vitória de Sá:

No corredor principal da Igreja do Mosteiro de São Bento, em frente ao altar-mor, encontra-se o túmulo de Dona Vitória de Sá, e na lápide, lápide essa que esculpida pelo monge português Frei Domingos da Conceição, e que consta o brasão e os dizeres “Sepultura da doadora Da. Vitoria de Sá – Falleceo aos 26 de agosto de 1667”. 

Em troca de suas doações, Dona Vitória de Sá obriga os Beneditinos a rezarem missa … 
“Mando que todos os annos no dia de meu fallecimento me Cantem os Religiozos do dito mosteiro um officio e missa cantada por mim e meus defuntos de no princípio do anno que será de nove lições se Transladarão os ossos de meus Pais e de meu marido para a minha sepultura”. 

Dona Vitória de Sá era filha de Gonçalo Correia de Sá, irmão de Martim de Sá, ambos filhos de Salvador Correia de Sá, “O Velho”, um dos fundadores da cidade do Rio de Janeiro e dono de engenhos. Dona Vitória era ainda sobrinha de Estácio de Sá e prima de Salvador Correia de Sá e Benevides, governador do Rio de Janeiro e importante personagem nas tramas atlânticas.


Anteriores: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-