sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

SpaceX tornou-se a empresa privada mais valiosa do mundo de um dia para o outro

Doloresz Katanich

Uma transação interna de ações levou o valor da empresa, que de outra forma não seria cotada na bolsa, para a estratosfera

Um foguetão SpaceX Falcon 9 com uma carga útil de satélite de rádio áudio digital SXM-9, descola da plataforma 39A no Centro Espacial Kennedy em Cabo Canaveral, quinta-feira, 5 de dezembro de 2024. Foto: © John Raoux/Copyright 2024 The AP. All rights reserved

A SpaceX foi avaliada pela última vez em cerca de 250 mil milhões de dólares (238 mil milhões de euros) e o preço das suas ações era de 112 dólares/ação em setembro. O novo acordo entre a empresa de exploração espacial e os seus investidores para a compra de até 1,25 mil milhões de dólares (1,19 mil milhões de euros) de ações ordinárias da empresa revela um aumento de 65% no preço das ações, a 185 dólares cada uma, colocando o valor da empresa em 350 mil milhões de dólares (332 mil milhões de euros), segundo a Bloomberg.

Só a SpaceX está a oferecer a compra de ações ordinárias no valor de 500 milhões de dólares (476 milhões de euros), segundo um documento interno, visto pela empresa de comunicação social.

A nova avaliação faz da SpaceX a empresa privada mais valiosa do mundo.

"O que é realmente louco nisto tudo é que quase nenhum investidor quis vender ações, mesmo com uma avaliação de 350 mil milhões de dólares!", escreveu Elon Musk no X, acrescentando que "a SpaceX reduziu a quantidade de ações que recomprou aos empregados para permitir a entrada de novos investidores".

A empresa aeroespacial americana, fundada por Elon Musk em 2002, é principalmente um fornecedor de foguetões, fornecendo serviços à NASA, ao Pentágono e a parceiros comerciais. Está também a operar a Starlink, "a maior constelação de satélites do mundo a utilizar uma órbita terrestre baixa para fornecer Internet de banda larga capaz de suportar streaming, jogos online, videochamadas e muito mais", diz o site oficial.

A visão de Musk para a empresa é preparar o caminho para a colonização de Marte por seres humanos e proporcionar um acesso mais alargado às viagens espaciais comerciais. 

Os investimentos de Elon Musk beneficiaram recentemente dos laços estreitos do controverso empresário com o presidente eleito dos EUA, um fenómeno designado por "Trump bump". 

As suas empresas estão a atrair investidores, o preço das ações da Tesla aumentou mais de 60% desde as eleições nos EUA e a empresa de IA de Musk, chamada xAI, angariou recentemente 6 mil milhões de dólares em novos investimentos.

Título e Texto: Doloresz Katanich, Euronews, 12-12-2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-