sábado, 10 de janeiro de 2026

Estado do Rio terá calor excessivo nos próximos dias, diz Secretaria de Saúde

Segundo o Centro de Inteligência da pasta, a partir do domingo (11) o Estado do Rio ficará sob a influência de calor excessivo. A população da capital deve tomar cuidados redobrados a partir de segunda-feira

Patricia Lima

Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que a partir do domingo (11) o Estado do Rio ficará sob a influência de calor excessivo. Segundo o Centro de Inteligência (CIS) da pasta, os municípios de Belford RoxoJaperiMaricáPiraíQueimadosSão GonçaloSeropédica, Nova Iguaçu, Guapimirim e Itaguaí entram em nível Laranja, de uma escala de quatro níveis.

Ainda segundo o CIS, a partir de segunda-feira (12), o calor se intensifica e a cidade do Rio de Janeiro entra na lista. Na terça-feira (13), Guapimirim atinge o nível Vermelho, o mais elevado da escala.

A Secretaria de Saúde tomou uma série de providências para enfrentar o calor extremo. Entre elas, a instalação de pontos de hidratação externa nas 27 UPAs estaduais para a população de rua; a adoção de protocolos específicos de classificação de risco e distribuição de sais de hidratação para idosos e crianças; e o reforço na atuação SAMU 192.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, a partir dos alertas emitidos pela pasta, baseados na temperatura fornecida pelo INMET, a população deve redobrar os cuidados com a hidratação durante o dia, vestir roupas claras e leves e evitar a exposição direta ao sol entre 10h e 16h, horários mais quentes. Além disso, é recomendável usar proteção solar, bonés, chapéus e óculos de sol.

Responsável pelo cálculo do índice de excesso de calor (EHF), o painel da SES mede o risco do calor tomando como base a temperatura dos próximos três dias com o histórico das três últimas décadas em uma determinada região. Os estágios de calor recebem as classificações Verde (Sem excesso), Amarelo (Leve), Laranja (Severo) e Vermelho (Extremo).

O monitoramento climático e de saúde é feito integralmente pelo Centro de Inteligência em Saúde por meio do painel Monitora RJ.

Título e Texto: Patricia Lima, Diário do Rio, 10-1-2026 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-