quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O "véio" M/V Gonçalves não fez o 810...

Nelson Pereira Ribeiro
Ontem recebi a notícia do falecimento de um velho companheiro de trabalho. Quando eu era controlador da Escala de Voos da VARIG, nos idos de 1962, assumindo o meu turno de serviço a partir das 18 horas, naquela tarde/noite de 27 de novembro, o colega que me antecedia ao serviço, informou-me sobre os voos internacionais da noite (854, 800, 810, etc). Naquela época ainda não voávamos para a Europa, já estavam fechados com as suas tripulações todas confirmadas, exceto o 810, B-707, GIG/LIM/LAX, isto porque o M/V escalado, NUNHOFER, base POA, não havia se apresentado no Rio de Janeiro para efetuar o voo. Ele estava previsto vir POA/RIO no voo 100 e segundo relato do colega não tinha vindo. Naquela época, falar-se ao telefone era muito difícil, mas assim mesmo consegui contato com a Escala de Voos POA e me informaram que ele havia vindo fazer o voo, mas não sabiam de que maneira, pois não tinha embarcado no voo 100 como era de praxe. Diante disto acionei o M/V de prontidão, que era o M/V GONÇALVES. Este era um dos mais antigos na senioridade de M/Vs da empresa, morava no Rio e um dos poucos que tinha telefone em casa. Diante da emergência liguei para ele e o coloquei "stand-by" para fazer o voo, e ele de pronto confirmou, ficando muito feliz por se tratar de fim do mês, e uma ida noturna a Los Angeles garantiria um bom somatório nas suas horas extras. O voo, se não me engano, decolava às 23 horas e isto já era por volta das 19 horas e o "véio" GONÇALVES insistia para que eu tomasse logo uma decisão pois tinha que se preparar para a jornada. Ao redor das 20 horas me telefonam do Galeão (DO dizendo-me que o M/V NUNHOFER já estava lá, cerca de 3 horas antes da decolagem, se apresentando para o voo, e ao falar comigo disse-me que havia vindo via São Paulo e tinha avisado à Escala POA, só quem estava lá em POA à tarde, não avisou-nos. Diante disso confirmei ele no seu voo de Escala Fixa e telefonei novamente para o GONÇALVES liberando-o da programação, sendo a reação dele de muito aborrecimento, alegando, principalmente, o prejuízo financeiro que ele teria, inclusive ameaçando-me de comunicar à chefia esta minha decisão, na ótica dele, errada. Tudo bem, à meia-noite encerrei o meu turno, com serviço 100%, voos previstos decolando e com os voos da manhã todos "checados", indo para casa, pois no dia seguinte assumiria na Escala o turno das 12 horas.

Ao chegar na VARIG no outro dia deparo no setor um tumulto muito grande, inclusive lá estava o M/V GONÇALVES que ao me ver, com os olhos cheios de lágrimas, agradecia de eu ter tomado a decisão de não colocá-lo no voo 810 e que seria eternamente grato a mim, como sempre foi durante estes quase 50 anos passados, isto porque o PP-VJB, avião do voo 810, havia se acidentado na chegada a Lima e não havia sobreviventes.
Ontem, recebo a notícia triste do falecimento do amigo "véio" GONÇALVES, acho eu que beirando os 90 anos (ou mais), mas feliz, porque, indiretamente, fui o responsável pela sobrevivência dele durante estes anos todos.
Descanse em paz, amigo "véio", porque nós continuaremos, enquanto pudermos, trabalhando pela nossa vitória jundo ao AERUS.
Texto: Nelson Pereira Ribeiro/APRUS

Boeing 707, PP-VJA, Varig, 1958, foto: DR. Colaboração: Rodolfo Waltemath

2 comentários:

  1. Prezado Sr. Nelson:

    Interessante esse "causo" acerca do M/V Gonçalves e de como o Sr. acabou, sem saber, salvando a vida do mesmo qdo do fatídico acidente com o PP-VJB.

    Aliás, interessante que o 'VJB voou de janeiro a junho de 1961 arrendado para a EL AL, voando com trip. técnica brasileira e sem títulos "Varig" na fuselagem e cauda.

    Estou escrevendo um livro sobre o 707 na Varig e no Brasil e gostaria de saber se poderíamos trocar msgs acerca do clássico avião e sua operação na saudosa Varig.

    Atenciosamente,

    Marcelo Magalhães
    (707ppvja@gmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Marcelo,
    Nelson Ribeiro já foi comunicado sobre este seu comentário.
    Obrigado./-

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-