sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Actividade económica regista o maior aumento desde Agosto de 2010

Sara Antunes
O indicador coincidente da actividade económica registou o maior aumento desde Agosto de 2010. Já o do consumo teve o melhor comportamento desde Outubro do mesmo ano.
Os indicadores coincidentes da actividade económica e do consumo privado aceleraram o ritmo de crescimento, de acordo com os dados divulgados esta sexta-feira, 17 de Janeiro, pelo Banco de Portugal.


O indicador coincidente da actividade económica registou, em Dezembro, um aumento de 1,6%, o que corresponde a um acentuar da tendência de melhoria já que, em Novembro, a subida tinha sido de 1,2%. Esta é também a melhor leitura do indicador desde Agosto de 2010.

Já o indicador do consumo privado observou um aumento de 0,7%, no mesmo mês, quando em Novembro tinha crescido 0,2%. Este é o melhor comportamento do indicador desde Outubro de 2010.

Ambos os indicadores regressam assim a comportamentos positivos, indicando que a economia está a recuperar efectivamente, com a ajuda do consumo das famílias.

A contribuir para este comportamento do indicador terá estado um maior consumo das famílias que se reflecte, por exemplo, no aumento do índice de volume de negócios no comércio a retalho, que cresceu 0,9% em Novembro e na subida de vendas de carros.

Os últimos indicadores conhecidos apontam para que a economia portuguesa esteja a recuperar. Depois de um crescimento em cadeia de 1,1% no segundo trimestre, o produto interno bruto (PIB) cresceu 0,2% no terceiro trimestre do ano.
Título, Imagem e Texto: Sara Antunes, Jornal de Negócios, 17-01-2014

Primark vai abrir mega loja no Norte Shopping

Foto: Bruno Simão/Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-