segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Ex-Blog (Cesar Maia) entrevista “cardeal” do PSDB sobre Aécio e eleitores nestas últimas 3 semanas

Cesar Maia      
O que aconteceu com a campanha de Aécio?
Dilma vinha estável, na faixa dos 35% e Aécio cresceu, mas também se estabilizou em pouco mais de 20%, podemos dizer em 22%. Eduardo Campos também estava estabilizado em 12% a 13%. Nas pesquisas de segundo turno, Aécio e Campos colavam em Dilma. Então, o que crescia, na verdade, era o voto contra Dilma, e nem Aécio nem Campos tinham desenvolvido um carisma de atração para eles ainda no primeiro turno. A sensação que se tinha é que quaisquer dos dois poderiam vencer no segundo turno.
       
E por que Marina cresceu tanto após a morte de Campos?
Bem, em primeiro lugar ela tem esse carisma. Mas sua entrada nada mudou em relação ao segundo turno em que qualquer dos três; ela, Aécio e Campos, seria muito forte no segundo turno. Agora vamos aos números. As últimas pesquisas dizem que Marina tem uns 33% e Aécio 15%. Dos 33% – digamos- 13% vieram de Campos. Aécio perdeu 7 pontos para Marina. Com isso, ela ficou com 20% somados. Os outros 13% vieram do Não Voto, que ela expressa melhor que os demais.
       
Neste momento, como devem se comportar os eleitores potenciais do Aécio?
Seria um erro eles migrarem para Marina como, em alguma medida, isso ocorreu. Se for possível deveriam remigrar. Marina viria para uns 26% e Aécio para uns 22%. Mas admitamos que isso seja difícil. Se os eleitores do PSDB tendem a votar em Marina no segundo turno, deveriam votar em Aécio no primeiro turno.
       
Não entendi. Explique mais essa última afirmação.
É simples. Marina exala um cheiro de antipolítica. Isso assusta os partidos e os políticos orgânicos. Quanto maior a abertura de Marina em relação a Aécio, antecipando a adesão compulsória no segundo turno, mais forte será aquele cheiro de antipolítica. Mas – na hipótese de que Marina estará no segundo turno- quanto maior for a votação de Aécio no primeiro turno maior será a necessidade de Marina estabelecer acordo com o PSDB no segundo turno. O cheiro de antipolítica se esvai.
       
Isso é importante para a competitividade de Marina?
Fundamental para a competitividade de Marina. Afinal, no segundo turno, como já explicou o boletim que vocês chamam de Ex-Blog, a base aliada se reaglutinará em torno a Dilma. Aécio conseguiu entrar na base aliada de Dilma. O Rio e a Bahia são alguns exemplos. Marina quixotescamente terá uma derrota “bonita”. Como ela fará para colocar o pé no chão e aglutinar políticos, especialmente do Interior? Ela, em si, não pode mudar seu discurso “higiênico” em relação à política. Só um aliado poderá fazê-lo.
      
Complete seu raciocínio.
Ou seja, só o PSDB poderá fazê-lo. Mas se Aécio definha, Marina perde força no segundo turno e Dilma se fortalece.
       
O que aconselha aos eleitores do Aécio?
Claro, ficar com Aécio até o final. Quanto maior for a sua votação no primeiro turno - independente de ir ao segundo turno, maior será a presença do PSDB no segundo turno e num hipotético governo Marina. Quem trocou ou trocar o Aécio por Marina no primeiro turno vai naufragar junto.
Título e Texto: Cesar Maia, 15-09-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-