quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Palácio de Queluz mostra ao mundo quarto onde nasceu e morreu D. Pedro IV

O Palácio Nacional de Queluz assinala os 180 anos sobre a morte de D. Pedro IV com a inauguração, na tarde de quinta-feira, do novo projeto museológico do quarto onde nasceu e morreu o primeiro imperador do Brasil.

Quarto de D. Pedro IV pode ser visto em Queluz. Foto: Antonio Cotrim/Lusa


“É um quarto que tem uma carga histórica muito grande”, disse à agência Lusa a diretora do palácio de Queluz, Inês Ferro, sublinhando que, à semelhança das 18 pinturas alusivas às aventuras da literatura de Cervantes, também D. Pedro IV teve “uma vida quixotesca”.

O projeto procura ir ao encontro do interesse que a figura do monarca português, que se tornou no primeiro imperador do Brasil, desperta, principalmente nos visitantes brasileiros, “que já representam 10% das visitas do palácio”, disse Inês Ferro.

O quarto D. Quixote foi objeto de um “aturado levantamento histórico e iconográfico” e de trabalhos de restauro da pintura decorativa que remonta à reconstrução do palácio após um incêndio em 1934, com a renovação de todo o equipamento museográfico.

Documentos, artigos de imprensa e literatura da época permitiram contextualizar o aposento onde D. Pedro d’Alcântara de Bragança nasceu, em 1798, e veio a morrer, 35 anos depois, ficando diretamente ligado à independência do Brasil e à consolidação do liberalismo em Portugal.

O novo projeto museológico assenta em meios digitais, como painéis informativos e um “tablet”, onde os visitantes podem aceder a informação sobre os objetos expostos e a uma imagem de 360º da sala.

No quarto e nos dois espaços adjacentes reuniram-se 48 peças, entre as quais 15 pinturas e miniaturas, nove peças de mobiliário e 15 objetos pessoais, incluindo o chapéu usado no desembarque no Mindelo ou o estojo de viagem e o óculo utilizados no cerco do Porto.

A escrivaninha de viagem de D. Pedro, pertencente ao acervo do Palácio Nacional da Ajuda, foi restaurada e permanecerá exposta alguns meses até ser devolvida à origem.

O mesmo acontecerá com objetos expostos que resultam de empréstimo temporário de outras instituições portuguesas, como o Museu Nacional de Arte Antiga, Museu Nacional dos Coches, Museu Militar de Lisboa e Museu Nacional Soares dos Reis.

A par da inauguração, hoje à tarde, ficará acessível num quiosque no local e online (www.dpedroiv.parquesdesintra.pt) um “micro site” com a biografia cronológica de D. Pedro IV, ilustrada com imagens e documentos da época, nomeadamente a sua árvore genealógica e artigos com relatos de episódios de relevo do seu tempo.

“Pela primeira vez numa intervenção museológica portuguesa vamos ter uma exposição virtual no Google Art Project”, destacou Inês Ferro.

A iniciativa, além da divulgação do projeto, “é mais um prolongamento da visita ao próprio palácio, que tem muito mais para oferecer do que o quarto” agora renovado, apontou a diretora.

A iconografia mais emblemática do projeto poderá ser consultada e visualizada, em alta definição, na exposição virtual, com destaque para a aguarela de Ferdinand le Feubure, que reproduz o quarto D. Quixote em 1850.

O projeto incluiu a renovação do sistema de segurança e a instalação de lâmpadas de tecnologia LED, prosseguindo com a política de redução de consumo energético no palácio, informou a sociedade Parques de Sintra-Monte da Lua, responsável pela gestão do monumento.

O Palácio Nacional de Queluz regista anualmente cerca de 140 mil visitantes e os seus jardins históricos ilustram a evolução do gosto da Corte nos séculos XVIII e XIX, período marcado pelo barroco, rococó e neoclassicismo.
Fonte: Agência Lusa/Observador, 25-9-2014

Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-